Acessar com o nome da instancia

Instalei o Koha no meu servidor (VPS), mais somente consigo acessar as interfaces com o nome do meu domínio e a porta www.meudominio.com:8080

Não estou conseguindo acessar com o nome da instancia “instancia.meudomínio.com” e “instancia-intra.meudominio.com

Já pesquise todas as informações nos manuais mais ainda não obtive sucesso.

Poderiam me ajudar?

Obrigado,

Bom dia Victor,

O primeiro passo é descobrir o IP do seu servidor. O comando varia dependendo do sistema operacional, mas você pode tentar o comando ip addr show.
Com o endereço ip do servidor você deve acessar o arquivo /etc/hosts. Após a linha de localhost você deve adicionar as seguintes linhas:
endereço IP libraryname.domain
endereço IP libraryname-intra.domain

E salvar o arquivo. Depois disso, é bom reiniciar o Apache com o comando sudo service apache2 restart.
Toda essa explicação está detalhada na página da wiki do Koha: How to set up a domain name for Koha - Koha Wiki

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

1 curtida

Olá Camila,

Veja no arquivo anexo como está editado o meu arquivo no /etc/hosts
Existe algum erro? Salvei, restaurei o apache2 mais ainda não consigo acessar com o nome da instancia. Devo inserir o número da porta depois do IP? 173.249.24.144:8082 ?
Não sei se é uma confidencia ou faz parte do problema, mais na interface administrativo no módulo administrativa “Sobre o Koha” aparece uma mensagem de erro no “Mencached”
Memcached: Servers: undefined | Namespace: undefined | Status: unknown | Config read from: Nowhere Note that the right place to define the memcached config is in your $KOHA_CONF file. Currently you do not have a valid memcached configuration defined. | Effective caching method: Cache::Memory

Boa tarde Victor,

Você poderia dar um print no arquivo /etc/koha/koha-sites.conf? Assim poderemos saber se a configuração feita no /etc/hosts está igual ao do koha-sites.conf.

Quanto ao memcached, pelo que eu sei, é relacionado ao cache e serve para melhorar a performance do Koha. Não vejo como teria relação com o seu problema.

Att,

Camila F. Bezerra

Segue print do arquivo solicitado

Boa tarde Victor,

Relendo o link How to set up a domain name for Koha - Koha Wiki, eu percebi que você teria que fazer a configuração em todos os computadores que precisam acessar o Koha e não apenas no servidor do Koha. Se você quer que o seu servidor Koha seja acessível pela Internet, essa solução não é viável.

Pelo que eu estou vendo a configuração no Koha está correta, verifique se o DNS está configurado para apontar o subdominio libraryname e libraryname-intra para o endereço de IP e porta do seu servidor.

Att.

Camila F. Bezerra

Terei que efetuar este processo onde registrei o domínio? Registro.br

Se sim, como posso efetuar este processo no Registro.br

Boa tarde Victor,

Você pode disponibilizar o arquivo /etc/apache2/sites-enable/libraryname.conf?
Parece que isso pode ser resolvido com VirtualHosts dentro do próprio apache.

Att,

Camila F. Bezerra

Segue
Lembro que tenho mais de uma instância com portas distintas.

Olá Victor,

Sei que configurando corretamente o VirtualHost no apache deveria funcionar. Entretanto, não achei modelos na internet de como fazer isso. Outra solução seria tentar criar os subdomínios no registro.br.

Tente conversar com o pessoal da sua infra, eles devem conseguir te informar um pouco melhor. Desculpe não conseguir ajudar mais.

Att.,

Camila F. Bezerra