Campo de data do OJS/SEER utilizado para o DOI

Caras e caros
Sabem informar qual dos campos de data do OJS (versão 2.4.8.0) é utilizado para a DATA DE PUBLICAÇÃO nos metadados do DOI?

Abaixo segue imagem dos dados da edição, onde há alguns campos de data que poderiam ser os utilizados para o DOI “puxar” metadados para data de publicação…

Alguém sabe dizer quais são os realmente usados?

Agradeço desde já qualquer informação!

Bom dia.

A data de publicação do artigo e a da edição. A data de publicação da edição é esta última que você marcou. A dos artigos, você pode tanto redefinir para que seja a mesma da edição (caixinha que você destacou no final) como pode editar artigo por artigo nos metadados.

1 curtida

Tenho a impressão de que fiz a troca com essa data e não houve alteração na Crossref. Pode ser que talvez demore um pouco pra atualizar?

Vou verificar novamente.
Muito obrigada pelo auxílio!

Depois de atualizar, você fez um novo depósito deste DOI para que ele seja atualizado na Crossref?

Normalmente é rápido, mas pode demorar um pouco. A não ser que você esteja visualizando a data pela plataforma Lattes, que é um caso a parte: normalmente só atualiza depois de entrar em contato com o suporte técnico deles.

Olá Diego

Estou com uma situação parecida, exceto que não utilizamos OJS, mas sim depósito manual direto no webdeposit. O formulário pede uma data de publicação e colocamos a data de 2018, embora a edição fosse de 2017. Agora o lattes reconhece os artigos como de 2018, embora sejam de 2017.

Nesse caso, vc entende que o correto seria colocar como data de publicação o ano de 2017? E não a data real, de 2018?

Oi @LucianeKK.

Pessoalmente, penso que deve-se informar a data real de publicação.

Por outro lado, vejo que é comum os editores ajustarem a data de publicação registrada no OJS/Crossref para bater com o ano da edição (que é quando esperavam publicá-la), quando as duas coisas não estão batendo. Ou seja, a edição atrasou. Não sei dizer se há algo que respalde esta mudança.

O que tende a melhorar tudo isto, ao meu ver, é ser cada vez mais comum as revistas publicarem os artigos assim que aprovados ou diagramado. Sem mais esperar pelo fechamento de uma edição, como era necessário no formato impresso.

Diego

E é possível corrigir a situação com o lattes? Ele está considerando uma edição de 2017 como sendo de 2018.

Luciane, acredito que tens que corrigir no Crossref e só depois ir checando se o Lattes atualiza. Creio que não façam correção sem haver a informação no DOI.

Aqui atualizamos com um novo depósito na Crossref, mas demorou para atualizar tanto na Crossref como no Lattes!

Natascha, mas então vc não usa a data de publicação real?
Pois é essa a questão. Como a publicação está atrasada, se eu colocar a data real, o lattes não entende que a publicação é de 2017.

No nosso caso a publicação estava adiantada
(publicamos em dezembro de 2017 a edição de janeiro de 2018). Pra corrigir, refizemos os metadados em janeiro de 2018, assim ficaram atualizados para aquele momento e com o ano certo da publicação: 2018. Mas nós fazemos via OJS tb!

No teu caso, sugiro tentar colocar a data online com a data real (2018), e a data da versão impressa com a data que deveria ter sido (2017). Depois nos avisa se deu certo.

O Lattes ou outros sistemas, incorporam o DOI e suas informações do que foi registrado, não existe problema no Lattes e sim na atribuição de datas no depósito do DOI. Porisso da atenção a todos os metadados antes do depósito (datas, autores, sobrenome, título, resumo, referências), e tudo mais que serão incorporados ao DOI.

  • Via OJS: Uma forma mais fácil e alterar a data (nos dados do fascículo) e os metadados de publicação terão as datas corretas, fazer o depósito do DOI que terá a data certa de publicação. Se necessário por questões de estatística, altere novamente para a data real de publicação, para não gerar informações no Lattes de datas erradas. Ou seja, faça o depósito do DOI com a data correta de publicação do Fascículo e após altere para a data de publicação no sistema.

  • Via Web deposit form, ele solicita a data de publicação Type (tipo), ou seja, a data real da publicação do fascículo em seu formato e não a data de publicação de hoje por exemplo para uma publicação do próximo ano ou semestre: se é o primeiro fascículo de 2018 01 01, segundo fascículo 2018 07 01, primeiro fascículo de (2019) 2019 01 01. Assim o DOI ficará com a data correta de Tipo de publicação.

Espero ter ajudado!

Olá Diego

para fazer a correção da data devo primeiro limpar os números em:

e depois alterar a data para então refazer o depósito.
Está ocorrendo o mesmo comigo… o lattes está puxando a data da publicação. Tive uma edição do final do ano de 2019 publicada no início de 2020.

Obrigada, Tatyane

Oi @Tatyane.

Desaconselho limpar os DOIs da edição (essa opção que marcou na imagem).
Você atualizou a data de publicação da edição e dos artigos?

Olá @Diego_Abadan

ainda não e também não limpei. Preciso primeiro alterar a data e depois fazer um novo depósito?
Tatyane

Isso mesmo.

A regra básica é: mudou um metadado? Faz novo depósito do DOI. O metadado em questão pode ser o título, o resumo, o nome de um autor, a data de publicação

No novo depósito, o OJS irá enviar os metadados de novo para Crossref, que atualizará o que mudou em relação ao depósito original.