Como deve lançar resumos de artigos de um Congresso no OJS/SERR

Prezados, boa tarde,

A próxima edição de nossa revista será um suplemento que pretendemos publicar resumo de todos os trabalhos/poster aprovados em nosso congresso.

Nossa dúvida é devo inserir somente um arquivo com todos os resumos ou tenho que inserir um a um os aproximados 1000 resumos.

E como faço para também para colocar o DOI e registrar.

Daniel

1 curtida

Prezado,

Colocar o volume unico implicaria em ter apenas um doi, caso você o forme pelo OJS, o ideial é colocar cada resumo como submissão única e gerar um doi para cada. Mesmo assim, publicar anais de evento como edição suplementar de uma edição desvirtua o periódico. A melhor maneira de fazer isso é publicar apenas os melhores trabalhos via fasttrack.

Att,

Thayse C.

Thayse, boa tarde!
Faremos o mesmo na minha instituição, de publicar os resumos. Você, quando menciona que isso desvirtua o periódico, quer dizer em termos de validação pela comunidade científica? Isso prejudica o periódico na indexação em bases de dados? Grata! Fernanda

Caso o depósito dos DOIs seja feito via OJS, os mesmos serão depositados como artigos de periódico, e não como trabalhos de Anais de evento.

Uma alternativa é depositar via Web Deposit Form:

1 curtida

Então…não é uma boa prática editorial. Primeiro, por que o número de resumos em anais de eventos é substancialmente maior do que o número de artigos publicados em um número regular do periódico. A estrutura de um artigo científico genérico é: título conciso e descritivo, palavras-chave, resumo, introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, conclusão, tabelas e figuras e citações e referências. Todos as entradas dos anais seguem esse estrutura? Nem sempre. Padrão regular e qualidade dos metadados são importantes em um periódico.

Tampouco se sabe qual o processo de avaliação que esses trabalhos passaram, mas em eventos, o processo de avaliação quase nunca é o sistema de avaliação por pares cega. Se fores atribuir o doi, o custo também é consideravelmente maior…

Aqui no portal da UnB, ainda que não proibamos a publicação de resumos expandidos, desencorajamos fortemente essa prática.

Att,

1 curtida

Tem como inserir o DOI diretamente no Web Deposit, sem que o mesmo seja feito pelo OJS.