Erro de DOI no preenchimento do Lattes

Olá!

Alguns autores do nosso último número da revista Vértices de 2016 reclamaram que o ano da publicação tinha ficado com o ano de 2017. Refizemos o depósito no CrossRef com a data alterada para 2016. Apesar disso, não houve alteração nos currículos. A alteração só pode ser feita pelo CNPq? Qual seria o contato do suporte deles?

Desde já, obrigado.

Edson.

Essentia Editora

oi @Essentia,

eh possivel que eles utilizem uma especie de copia local dos metadados, e por isso que os dados dos artigos de sua revista nao estao atualizados.

desconheço contato de suporte, mas segue uma pagina que acho que pode te ajudar :

se puder envie os nomes DOI que estao com problemas. Vc ja consultou se os metadados estao mesmo atualizados?

abs

Ola, @ronniebrito

Segue aí o início do depósito atualizado no CrossRef. Todas as datas de publicação foram corrigidas para 2016.

Vou tentar contato com o CNPq no link que você sugeriu.

Obrigado.

Edson
@Essentia

<doi_batch version="4.3.6" xsi:schemaLocation="http://www.crossref.org/schema/4.3.6 http://www.crossref.org/schema/deposit/crossref4.3.6.xsd"><head><doi_batch_id>Vértices_1485424283</doi_batch_id><timestamp>1485424283</timestamp><depositor><depositor_name>essed</depositor_name><email_address>essentia@iff.edu.br</email_address></depositor><registrant>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense</registrant></head><body><journal><journal_metadata><full_title>Revista Vértices</full_title><abbrev_title>Revista Vértices</abbrev_title><issn media_type="electronic">1809-2667</issn><issn media_type="print">1415-2843</issn></journal_metadata><journal_issue><publication_date media_type="online"><month>12</month><day>30</day><year>2016</year></publication_date><journal_volume><volume>18</volume></journal_volume><issue>3</issue></journal_issue><journal_article publication_type="full_text" metadata_distribution_opts="any"><titles><title>Que currículo escolar favorece uma educação inclusiva?</title></titles><contributors><person_name contributor_role="author" sequence="first"><given_name>Sandra Alves da Silva</given_name><surname>Santiago</surname></person_name></contributors><jats:abstract><jats:p>O presente artigo discute os significados do currículo escolar frente à proposta inclusiva. A partir de um estudo bibliográfico analisou as diferentes perspectivas de currículo, e fundamentado na análise documental, estudou os diferentes dispositivos legais que sustentam a perspectiva inclusiva. Com base nestas análises, os resultados apontam para a tendência de currículo Pós-Crítica como a que melhor atende as necessidades de construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. E considera que a tendência pós-crítica do currículo rompe com o jeito de ser e fazer a escola e questiona as verdades absolutas de que os alunos com deficiência necessitam de uma escola diferente ou segregadora.  </jats:p></jats:abstract><publication_date media_type="online"><month>12</month><day>30</day><year>2016</year></publication_date><pages><first_page>73</first_page><other_pages>79</other_pages></pages><doi_data><doi>10.19180/1809-2667.v18n32016p73-79</doi><resource>http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6947</resource><collection property="crawler-based"><item crawler="iParadigms"><resource>http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/viewFile/6947/6577</resource></item></collection><collection property="text-mining"><item><resource mime_type="application/pdf">http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/viewFile/6947/6577</resource></item></collection></doi_data></journal_article>

a data na CrossRef esta atualizada:
http://api.crossref.org/works/10.19180/1809-2667.v18n32016p73-79

Carxs
Como vocês modificaram as datas junto a Crossref? Basta enviar novamente o arquivo XML?
Tentamos fazer isso, modificando as datas do arquivo XML, mas diz que é um erro de “código no prólogo do arquivo”.
Abri com bloco de notas o arquivo XML, modifiquei as datas, e depois salvei como XML novamente, mas deu esse erro. Tem m ais alguma coisa que deva ser feita?

Grata!

Bom dia
Acredito não ser possível editar o arquivo XML.
Aqui nós geramos um novo arquivo com o plug-in de exportação de DOI do OJS/SEER e fizemos outro depósito no CrossREF.

@Essentia Obrigada pela resposta! O que vocês fizeram de diferente neste novo arquivo? Apenas geraram o novo arquivo no ano certo?

@ronniebrito E vocês, como fizeram? Agradeço quaisquer novas informações!

@Natascha,

Editar o arquivo XML é um pouco mais avançado. Não é possível apenas modificar a data, há um número único crescente que também precisa ser alterado. Além disso, se não alterar no SEER/OJS a data do artigo, lá continuará indicando uma data diferente da enviada para Crossref.

Sugiro que altere a data no SEER/OJS e depois faça o depósito pelo mesmo processo que fez na primeira vez. Assim você mantém uma única forma de depositar os DOIs, sejam novos, seja para uma atualização de metadados.

Fizemos a modificação necessário no SEER e geramos novo arquivo XML.

sugerimos chamar de OJS :wink:

Obrigada pela resposta, @Diego_Abadan Diego! Em qual local do OJS mudas a data dos artigos?
Usuário > Editor > Edições anteriores > Selecionar edição que quero > Dados da edição ?
Se sim, qual destes campos é o que “vale” para o DOI?

Entendemos aqui que uma coisa é a data de publicação e outra é a data da edição. Por isso preenchemos o ano da edição como 2018 (é necessário estar com a caixinha do ano selecionada? não selecionamos pra poder incluir, através de “título”, os meses da publicação), mas deixamos o restante com a data que o sistema preenche, que é sempre a data atual.

Por acaso é a data embaixo? Em “situação”?

Olá! Você conseguiu resolver esta questão? Pra nós, aconteceu a mesma coisa :frowning:

Olá, Vocês conseguiram resposta para esta questão? Estou com a mesma dúvida.

Att,

Givaldo Ramos

Estes campos valem para o DOI, sim.

Dependendo da versão do OJS o comportamento muda, mas os dois campos podem ser utilizados para definir a data de publicação que vai para Crossref.

Na sua imagem, a primeira data é da publicação da edição e clicando na caixinha será a data de publicação dos artigos desta edição. Alternativamente, você pode alterar individualmente a data dos artigos via os metadados.

Abraços,
Diego Abadan
Periódicos em Nuvens

Saudações,
Estou com o mesmo problema. Foi obtida uma solução? O problema é com o CNPq?
Agradecido.
Att,

Olá, @Lucas_Bond!
Conferi os currículos de alguns autores e já está com a data correta. Mas o meu contato com o CNPq não teve retorno, então não sei como foi resolvido o problema.