Erro metadados - DOI - Lattes

Caros:

Em primeiro lugar gostaria de me apresentar, pois estou ingressando agora no Fórum.
Me chamo Ronaldo Machado e trabalho na produção de revistas científicas na Letra1 Serviços Editoriais,
aqui em Porto Alegre, tanto para a plataforma OJS como para a SciELO.
Obrigado por poder participar do Fórum.

Estou com o seguinte erro ao registrar no Lattes alguns documentos, cujo DOI foi registrado sob o prefixo da Letra1. O erro ocorre somente em alguns documentos (livros e capítulos de livro):

Alguém tem conhecimento de onde pode estar o erro?

Grato,

RONALDO MACHADO
LETRA1

oi @Ronaldo_Machado, seja bem vindo e obrigado por compatilhar seu problema.

consultei o registro do DOI que vc esta usando e aparentemente não ha problema com os metadados: http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800053

parece que a plataforma Lattes não está interpretanto esses metadados adequadamente,

ou então ela está buscando um campo de metadado que não foi registrado junto ao DOI que vc esta usando.

acredito que possa entrar em contato com o suporte da plataforma Lattes para resolver o problema.

att.,

Obrigado, Ronnie.

De fato, esta tudo correto na CrossRef (eu que cuido dos registros e atualizações).

Já pedi sim para o suporte do Lattes verificar. Logo que responderem, posto a resposta aqui.

Novamente agradeço pela oportunidade de participar do Fórum.

Ronaldo Machado
Letra1

1 curtida

Resposta da equipe Lattes:

Em atenção ao seu e-mail informamos a V.Sª que os dados são recuperados do CROSSREF. Em análise foi identificado que não existem dados suficientes cadastrado junto ao CROSSREF que permita a inclusão dos dados no currículo.
Nesse caso, será necessário atualizar os dados junto ao CROSSREF.

Vou rever o registro na CrossRef e depois posto o resultado.

Obrigado.

RONALDO MACHADO
LETRA1

Olá Ronaldo

Estou tendo o mesmo problema com um artigo. Não há problemas com o Crossref, parece ser com a equipe do Lattes.
Peço por gentileza que conte como conseguiu resolver essa situação.

Obrigada,
Luciane

Prezada Luciane:

Postei acima a resposta da equipe técnica do Lattes. Segundo eles, o erro decorre em algum dado que esta faltando, pois o Lattes recupera os metadados via API da CrossReg.

Estou revisando os XMLs que gerei e enviei à CrossRef para tentar identificar o que pode ser.
Mas não descarto que possa ser um bug do Lattes.

Logo que eu tiver mais informações, posto aqui.

Abraço.

Ronaldo Machado
Letra1 Serviços Editoriais

seria interessante que o pessoal do Lattes informasse quais os dados que estão faltando,
acredito também que plataforma deva ser mais resiliente a essas situações, usando os dados disponiveis e deixando os outros campos em branco, para o pesquisador preencher, visto que os dados que estao faltando não são obrigatórios para o registro do nome DOI.

Exato. É algum campo que esta “bloqueando” a recuperação dos metadados.
Vou continuar buscando a solução.
Este aqui esta ok:
http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800206

Estes dois aqui, não recuperam os metadados, embora valide os nomes e os atribua corretamente:

http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800244

http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800220

Pode ser a acentuação dos nomes e as “ç”, mas no exemplo 1, que funciona, tem acentuação.

Comparei os DOIs e notei que o primeiro é apenas impresso. Será que eles espera mais informações no caso dos que são impressos e online?

Por exemplo, o fato de não ter o ISBN tanto para o impresso quanto para online no caso destes dois últimos?

1 curtida

Enviei uma mensagem ao suporte do Crossref e informaram que o registro está correto. Mas, embora na página do Crossref conste tudo certo, se eu utilizar a página www.doi.org e tentar localizar o código, ele não consegue. `
A mesma situação repete com vcs?

@LucianeKK
No meu caso, o problema é somente no Lattes que não recupera os metadados.

Ainda não descobri o erro.

Olá @Ronaldo_Machado! Estamos com um problema parecido em nossa Editora. Qual é o contato do suporte técnico do CNPQ? Tentamos alguns contatos, mas não tivemos resposta.

Antecipadamente obrigado.

Edson.
Essentia Editora

@Essentia
Prezado Edson: abri um chamado pelo link de atendimento. A resposta foi genérica, como transcrevi acima;
o problema continua.

@Ronaldo_Machado
Obrigado pela atenção. Já enviei solicitação por esse mesmo caminho e não obtive resposta alguma.

@Essentia
Edson: recebeste a resposta??

@Ronaldo_Machado
Creio que enviei duas mensagens, mas não recebi nada. Se encontrar alguma solução, te aviso.

Boa tarde Ronaldo,

Queria saber se conseguiu resolver esta questão e como foi.

Creio que o problema é outro, vou explicar com exemplo desse livro com o DOI: 10.21826/9788563800220

  1. o livro está com o número de ISBN para impresso (físico);
  2. não é necessário outro número e sim o depósito via Web Deposit Form (books);
  3. o Web Deposit Form gera o XML já limpo, independente de caracteres. Se precisar fazer atualizações e somente enviar novamente;
  4. ele já transforma o depósito DOI para livro no formato certo;
  5. o Lattes (url DOI) está apontando para uma página web do editor. Não é obrigatória, mas para o Similarity Check (identificador de plágio) é necessário apontar para o PDF ou outro conteúdo em texto completo;
  6. nesse caso a editora atribuiu DOI somente para os organizadores da obra, e somente eles conseguem atribuir DOI no Lattes;

Se houve uma atualização dessas informações ou update

No caso do livro da mesma editora com o DOI 10.21826/9788563800244
foi descrito um DOI para cada capítulo da coletânea e isso é o correto, pois, os autores dos capítulos também terão DOI para apontar sua produção;

  1. Cliquei no DOI do capítulo 1 e ele me envia para o texto da introdução que está depositado no repositório da UFRGS via handle system;
  2. Mesmo assim ainda pode ter erro no depósito dos metadados, pois, para o Crossref está apontando para outro local e para outro capítulo;
  3. sugiro fazer uma conferência e update.

Nesses casos de depósito de qualquer conteúdo (artigos, livros, capítulos, conferencias, e outros), é chamado Content Registration, os depositantes devem ter um controle e conferência de metadados, criando metadados concisos e corretos, evitando a falha na interpretação pelos sistemas.
O Crossref incorpora o que os usuários depositam e o Lattes responde ao que foi depositado via API. Quando da não recuperação do DOI os depositantes devem primeiramente fazer uma verificação dos metadados que foram depositados.

Espero poder ter ajudado!

1 curtida

Pessoal, também estou com problema para cadastro da seguinte publicação:

10.1109/SMC.2017.8122597

Caro Luiz, esse registro DOI é de uma conferência. (Proceedings)

No Lattes use como Produção / Produção bibliográfica / Trabalhos publicados em anais de eventos.