Erro metadados - DOI - Lattes

Olá Ronaldo

Estou tendo o mesmo problema com um artigo. Não há problemas com o Crossref, parece ser com a equipe do Lattes.
Peço por gentileza que conte como conseguiu resolver essa situação.

Obrigada,
Luciane

Prezada Luciane:

Postei acima a resposta da equipe técnica do Lattes. Segundo eles, o erro decorre em algum dado que esta faltando, pois o Lattes recupera os metadados via API da CrossReg.

Estou revisando os XMLs que gerei e enviei à CrossRef para tentar identificar o que pode ser.
Mas não descarto que possa ser um bug do Lattes.

Logo que eu tiver mais informações, posto aqui.

Abraço.

Ronaldo Machado
Letra1 Serviços Editoriais

seria interessante que o pessoal do Lattes informasse quais os dados que estão faltando,
acredito também que plataforma deva ser mais resiliente a essas situações, usando os dados disponiveis e deixando os outros campos em branco, para o pesquisador preencher, visto que os dados que estao faltando não são obrigatórios para o registro do nome DOI.

Exato. É algum campo que esta “bloqueando” a recuperação dos metadados.
Vou continuar buscando a solução.
Este aqui esta ok:
http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800206

Estes dois aqui, não recuperam os metadados, embora valide os nomes e os atribua corretamente:

http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800244

http://api.crossref.org/works/10.21826/9788563800220

Pode ser a acentuação dos nomes e as “ç”, mas no exemplo 1, que funciona, tem acentuação.

Comparei os DOIs e notei que o primeiro é apenas impresso. Será que eles espera mais informações no caso dos que são impressos e online?

Por exemplo, o fato de não ter o ISBN tanto para o impresso quanto para online no caso destes dois últimos?

1 curtida

Enviei uma mensagem ao suporte do Crossref e informaram que o registro está correto. Mas, embora na página do Crossref conste tudo certo, se eu utilizar a página www.doi.org e tentar localizar o código, ele não consegue. `
A mesma situação repete com vcs?

@LucianeKK
No meu caso, o problema é somente no Lattes que não recupera os metadados.

Ainda não descobri o erro.

Olá @Ronaldo_Machado! Estamos com um problema parecido em nossa Editora. Qual é o contato do suporte técnico do CNPQ? Tentamos alguns contatos, mas não tivemos resposta.

Antecipadamente obrigado.

Edson.
Essentia Editora

@Essentia
Prezado Edson: abri um chamado pelo link de atendimento. A resposta foi genérica, como transcrevi acima;
o problema continua.

@Ronaldo_Machado
Obrigado pela atenção. Já enviei solicitação por esse mesmo caminho e não obtive resposta alguma.

@Essentia
Edson: recebeste a resposta??

@Ronaldo_Machado
Creio que enviei duas mensagens, mas não recebi nada. Se encontrar alguma solução, te aviso.

Boa tarde Ronaldo,

Queria saber se conseguiu resolver esta questão e como foi.

Creio que o problema é outro, vou explicar com exemplo desse livro com o DOI: 10.21826/9788563800220

  1. o livro está com o número de ISBN para impresso (físico);
  2. não é necessário outro número e sim o depósito via Web Deposit Form (books);
  3. o Web Deposit Form gera o XML já limpo, independente de caracteres. Se precisar fazer atualizações e somente enviar novamente;
  4. ele já transforma o depósito DOI para livro no formato certo;
  5. o Lattes (url DOI) está apontando para uma página web do editor. Não é obrigatória, mas para o Similarity Check (identificador de plágio) é necessário apontar para o PDF ou outro conteúdo em texto completo;
  6. nesse caso a editora atribuiu DOI somente para os organizadores da obra, e somente eles conseguem atribuir DOI no Lattes;

Se houve uma atualização dessas informações ou update

No caso do livro da mesma editora com o DOI 10.21826/9788563800244
foi descrito um DOI para cada capítulo da coletânea e isso é o correto, pois, os autores dos capítulos também terão DOI para apontar sua produção;

  1. Cliquei no DOI do capítulo 1 e ele me envia para o texto da introdução que está depositado no repositório da UFRGS via handle system;
  2. Mesmo assim ainda pode ter erro no depósito dos metadados, pois, para o Crossref está apontando para outro local e para outro capítulo;
  3. sugiro fazer uma conferência e update.

Nesses casos de depósito de qualquer conteúdo (artigos, livros, capítulos, conferencias, e outros), é chamado Content Registration, os depositantes devem ter um controle e conferência de metadados, criando metadados concisos e corretos, evitando a falha na interpretação pelos sistemas.
O Crossref incorpora o que os usuários depositam e o Lattes responde ao que foi depositado via API. Quando da não recuperação do DOI os depositantes devem primeiramente fazer uma verificação dos metadados que foram depositados.

Espero poder ter ajudado!

1 curtida

Pessoal, também estou com problema para cadastro da seguinte publicação:

10.1109/SMC.2017.8122597

Caro Luiz, esse registro DOI é de uma conferência. (Proceedings)

No Lattes use como Produção / Produção bibliográfica / Trabalhos publicados em anais de eventos.

Amigxs. Não consigo atribuir DOI aos artigos do novo número da minha revista. Conseguem me ajudar. O DOI que aparece é esse, mas não dá link, aparece erro.
https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/issue/view/354

Esse é o link do DOI da edição. Mas, como disse antes, todos os estilos estão sem DOI.
http://dx.doi.org/10.35499/tl.v13i1

Prezados.

A plataforma Lattes apresenta como DOI inválido, os registros de DOI dos artigos de nossa revista.

Segue abaixo um exemplo de DOI de um artigo.

OBS: Notem que o sistema gerou um %2F no meio do DOI.

OBS: Mesmo se excluímos este %2F e digitamos o DOI sem estes caracteres, o Lattes continua informando que o DOI é inválido.

Utilizamos uma versão do OJS 2.4.2.0

Gostaria de contar com a colaboração de vocês mediante análise e se possível, orientações/sugestões para possível solução do problema.

Desde já, agradeço.

Isso está incorreto, sugiro conversar com a sua equipe de TI para atualizar o OJS.

Experiemente trocar por %2F pela / , que é o caracterer esperado neste local.