Fragilidades do sistema

Bom dia!!!
Os colegas poderiam compartilhar se encontraram fragilidades no sistema Koha? Problemas que aguardam nova versão para serem solucionados?

Grata.

Bom dia colegas!!!
Alguém poderia me ajudar com essa questão? Preciso finalizar um levantamento sobre o Koha e conto com a ajuda de vocês.

Desde já agradeço à todos!

Bom dia,
Tenho utilizado o sistema há pouco mais de 1 ano e tenho as seguintes impressões sobre:

  1. O objetivo com o nosso sistema é integrar cerca de 600 bibliotecas escolares e públicas. Até então, estamos com 15 bibliotecas e acho que já está muito difícil o gerenciamento de bibliotecas em rede. Cada biblioteca tem suas especificidade e é difícil gerenciar essas especifidades.

  2. Por causa das especificidades, nós temos muita dificuldade com a classificação e impressão de etiquetas. Optamos por não preencher os campos de classificação na planilha MARC, pois cada biblioteca pode ter uma classificação e não seria viável duplicar esses campos várias vezes. Dessa forma, o preenchimento da classificação ficou apenas no número de chamada. O maior problema com isso é que a ferramenta de etiqueta do sistema é muito limitada. Quando a etiqueta puxa os dados do campo “número de chamada” não há como reorganizar os elementos (Classificação, Cutter e Edição) ficando todas essas informações em uma só linha. Esteticamente não fica agradavel e a usabilidade também não.

  3. Os erros que aparecem no sistema, em sua maioria, só podem ser corrigidos acionando a equipe de TI. O que, para nós, é muito complicado esse contato com o setor de TI.

  4. A parte de circulação é muito confusa e qualquer usuário com acesso a área administrativa pode alterar as regras de circulação de qualquer outra biblioteca. Acho uma falha complicada do sistema. Isso remete novamente ao item 1, onde o gerenciamento em rede é complicado no Koha.

De mais urgente nessa nova versão, o que esperamos seria uma nova “versão” da ferramenta de etiquetas e uma possibilidade de customização da tabela de regras de circulação.

Obrigada Karin! Suas impressões serão de grande ajuda para compor o levantamento que estamos fazendo para uma futura tomada de decisão.
Acredito que ter uma equipe de TI com disponibilidade seja imprescindível para adequar o KOHA as necessidades de cada instituição e resolver parte desses problemas.

Essa questão levantada sobre a circulação é realmente um ponto complicado.

Fico grata!

Se algum colega tiver mais algum ponto a acrescentar pode ficar à vontade.

Abs,

Conseguimos aqui no IFPB resolver isso fazendo uma alteração no arquivo Label.pm . Então a etiqueta está no “padrão normal”

Aqui no IFPB apenas a equipe do comitê gestor, composta por bibliotecários do sistema, possuem perfil “super librarian”, o qual faz alterações nas políticas de circulação. Não seria o caso de rever as permissões dadas a todos que usam a área administrativa? Auxiliar com permissões que sejam pertinentes. Bibliotecários catalogadores também? Deixando “super librarian” apenas para quem for ajudar a gerir o sistema ou as unidades? somos em mais de 20 bibliotecários, apenas 7 são super + uma pessoa da TI.

Gustavo, será que você me passar mais detalhadamente como vocês fizeram?!
Seria ótimo para nós conseguir essa modificação na etiqueta.

Uma questão que enfrentamos é que as políticas de circulação são individuais para cada escola, cada unidade escolar tem a autonomia para essas questões aqui na Secretaria do DF. Então, das configurações, temos que liberar o acesso a essa parte. O sistema já identifica a biblioteca, mas nada impede que a pessoa selecione outra e altere as regras

Creio que essa parte poderia ser igual as outras permissões do acervo, por exemplo, onde os perfis não podem alterar exemplares de outras bibliotecas.

Obrigada Gustavo por sua contribuição!

De nada! Eu acho importante ressaltar as experiências positivas também:

  1. O primeiro ponto creio que seja o software ser livre! Para nós, era um ponto chave ter um software que oferece essas funcionalidades e ser gratuito.
  2. A importação/exportação facilitada dos dados enriqueceu muito nossa base. Fizemos uma parceria com a Biblioteca Nacional de Brasília e importamos para nossa base 28 mil registros com facilidade. O que ajuda muito o professor que está atuando na biblioteca e não possui o curso de biblioteconomia.
  3. A possibilidade de um catálogo consultado via internet foi muito bem recebido.
  4. A possibilidade de customizar algumas ações por meio de plugins.
  5. A customização do sistema em relação ao layout, funcionalidades, planilhas marc é feita sem acionar a TI. O que pra gente é o ponto muito positivo.

Ótimo Karin! Grata pela contribuição.

Para o caso das permissões de alteração de regras de circulação de todas as bibliotecas, provavelmente nas permissões do operador estar marcado em parameters a opção “manage_circ_rules_from_any_libraries Edit circulation rules from any libraries…”
Recomendo testar desmarcar ela e marcar apenas manage_circ_rules gerenciar regras de circulação. Que vai dar para o operador permissões de gerenciar APENAS os da biblioteca ao qual está vinculado. Testa e da um feedback se serviu.

Olá Gustavo,
Procurei na parte de permissões e não há essa permissão no meu sistema. Em relação às regras de circulação só existe o “manage_circ_rules”.
Qual a versão do Koha de vocês? Aqui foi instalada a versão 18.05

Obrigada!

Desculpa a demora para responder. Estava viajando a trabalho, instalando o Koha para lá em Amapá.
A versão que estamos usando é a 18.11.02.000

Muito obrigada, Guatavo! Vou verificar com a TI a atualização do nosso Koha.