Idioma: problemas com caracteres especiais

Bom dia! Já fiz a instalação do idioma e as configurações na parte Administrativa do sistema. Mas quando fiz a importação do catálogo precisei retirar todos os acentos e Çs. Imaginei que ao catalogar direto no sistema não teria problemas, mas quando crio uma nova autoridade, o sistema continua sem reconhecer acentos e Ç. Por exemplo: termo cadastrado = LEGISLAÇÃO. termo salvo pelo sistema = LEGISLAß©O.

Como faço para corrigir?

Daiane,
essa perda de formatação acontece apenas com os registros importados?
Passei por algo parecido, e o problema estava sendo causado pela presença do caractere # no campo leader e no campo 008.
Sugiro que vc tente alterar o # pelo espaço em branco nos campos leader e 008, para ver se os caracteres especiais passam a ser reconhecidos.

Olá, estou passando pelo mesmo, ou seja problema com os caracteres, mas não estou importando, estou mesmo catalogando um por um.

Ítalo,
Aconteceu com a importação e está acontecendo com cadastro de autoridades. Quando faço catalogação de novo item, não acontece. Acabei de verificar e o “#” não aparece no leader nem no 008. Você tem outra sugestão?

Talvez não seja isso , mas tente ver a tem a tag HTML meta char set ut8.
Abre uma página onde não aparece esses caracteres e abre o modo desenvolvedor (no Windows é só apertar F12) e vê se tem a TAG, geralmente fica em baixo da tv title, bem no início do código HTML da página.

Oi Eduardo! Sim, tem sim! Está assim:

Desculpa, a tag nao foi

meta http-equiv=“Content-Type” content=“text/html; charset=utf-8”

Daiane, vc consegue ver diretamente na edição do marc dos registros, se lá também estão com esse problema de caracteres?

Ítalo, não sei se entendi sua pergunta. Você está falando do título dos campos ou do texto que eu preencho? Porque ambos estão ok. Mas quando fiz a importação do dados, o sistema não reconheceu os caracteres, e para novos cadastros, por enquanto só tive problemas com a base de autoridades, que quando eu salvo a nova autoridade eu troca esses caracteres por outros símbolos. Respondi sua pergunta?

Corrigindo:

Ítalo, não sei se entendi sua pergunta. Você está falando do título dos campos ou do texto que eu preencho? Porque ambos estão ok. Mas quando fiz a importação dos dados, o sistema não reconheceu os caracteres e colocou símbolos. Para novos cadastros/registros, por enquanto só tive problemas com a base de autoridades, que quando eu salvo a nova autoridade ele troca esses caracteres por outros símbolos. Respondi sua pergunta?

Daiane,

nesses registro com problemas quando você vai na edição de planilhas (como se fosse catalogar o registro) aparece o erro de caractere? Ou se é só na visualização do OPAC e interface administrativa?

Ingrid,
Quando insiro a informação pela primeira vez e salvo, o sistema faz a troca de caracteres. Então, quando entro na edição aparecem esses caracteres/símbolos diferentes.

Oi @daianeyung consegui resolver o seu problema?