Inclusão de autoria

Olá
Tivemos a inclusão de um autor nos metadados do artigo com o DOI já depositado. Como devemos proceder para corrigir os metadados do DOI junto a Crossref.
Obrigada, Tatyane

Basta corrigir o arquivo xml e depositar novamente mantendo o mesmo DOI e URL. Será necessário atualizar o timestamp. Não contará como novo DOI pois o sistema da crossref identificará a duplicidade e irá sobrescrever a informação.

Oi Tatyane,
Tudo bem?

Basta fazer o depósito novamente, diretamente pelo OJS, que os dados serão atualizados.
Não há custos nesta operação, a Crossref só cobra por DOIs novos, e não pela atualização de metadados.

obs.: Um novo depósito deve ser feito quando houver qualquer atualização de metadados do artigo, como mudança de endereço da revista, correção de palavras-chave, título, resumo, etc.

Abraços,
Diego Abadan
Lepidus Tecnologia / Periódicos em Nuvens
Crossref Sponsoring Members

Olá Diego

tudo joia e com vc? Obrigada pela ajuda de sempre.
abraços, Tatyane

Para qualquer atualização ou depósito, devem utilizar o Ceossref Metadata Manager. A nova ferramenta.

Fazer login e atualizar.

Existe o Webinar que explica a atualização de metadados e como utilizar o Metadata Manager em português.

Utilizem e disseminem

Edilson Damasio
Embaixador do Crossref

1 curtida

Olá @Damasio!
Tudo bem?

Parabéns pela apresentação!

Quanto a esta afirmação:

Permita-me discordar, pelo menos em partes :relaxed:

A nova ferramenta da Crossref é ótimo para quem utilizava o Web Deposit e não dispõem de um sistema que automatize este depósito, ou precisa ir além do que o seu sistema automatizado oferece.

Para quem utiliza um OJS (atualizado), me parece que não deveria ser a primeira opção para depósito, e utilizada para atualização em casos especiais.

Explico:

  1. O depósito pelo OJS (registrar) é muito mais rápido e evita duplicação de esforços. Fazer o depósito por outra ferramenta irá forçar a digitação ou o copiar e colar manual de todos metadados que hoje o OJS envia automaticamente. São metadados que já estão presentes na revista.

  2. Enviar a atualização dos metadados pelo OJS geralmente é igualmente simples e rápido.

  3. Entrar manualmente com os dados pré-existentes no OJS deixa o processo mais sujeito a erros, pelo trabalho manual adicional. Este risco ocorrerá a cada atualização.

Para quem utiliza OJS, o Metadata Manager acaba sendo vantajoso quando o editor deseja adicionar metadados que o OJS não envia hoje, como as referências. A partir daí, provavelmente precisará manter a atualização destes metadados manualmente, apenas por esta ferramenta.

Agora para complementar ou atualizar apenas metadados que o OJS faz depósito, como título, resumo, palavras-chave, URL do artigo e do texto completo, ORCID, entre diversos outros, não me parece haver vantagem.

Abraços,
Diego

Olá Diego

O plugin do OJS e bem fácil para depósitos de fascículos. E tbem atualizações.

Qd falo do MM e com o objetivo de iniciar os membros a nova ferramenta mais completa, para metadados mais robustos, q se interage com outros sistemas. Q no futuro vai substituir o Web Deposit Form.

O MM é mais prático no quesito atualizações, ou clicar no OJS no botão update.

Legal pq temos essas várias opções.

Abs

Olá pessoal,

Alguém pode me ajudar por favor?!

Eu fazia todos os registros do DOI de forma manual pelos site da Crossref, e nuca tive problemas, no entanto, passei a usar o OJS, desde então todos os registro têm sido emitido pelo plugin da Crossref pelo OJS. Aparentemente os depósitos estão ativos e ao buscar o DOI no site da Crossref está tudo ok, mas quando o autor colocar o DOI na plataforma Lattes a sequencia de autores muda, ou seja, a ordem de autores está correta no OJS e na Crossref, entretanto fica errada no Lattes.

Resumindo, tenho 200 DOIs emitidos assim com esse problema e os autores foram detectar isso agora, o engraçado é que quando eu faço a re-emissão do mesmo código tanto pelos OJS como pelos site da Crossref o problema ainda continua no Lattes, agora se eu emitir um registro novo pela site Crossref não tenho esse problemas no Lattes.

Por fim o problema parece ser na forma de interpretação do Lattes com os depósitos enviados pelos OJS.

Se alguém puder me ajudar por favor, pois nem o meu TI não sabe resolver! Estou arrependido de estar usado esse OJS!

Att,

Diego A. Duarte

Natascha.
Para corrigir somente um nome ou para uma atualização você pode fazer de 2 maneiras.

  1. Acessar o OJS / metadados / atualizar a grafia errada / enviar o DOI novamente (somente do artigo) / atualizará somente o que você alterou
  2. Acessar o Crossref Metadata Manager com seu usuário e senha do Crossref / acessar a revista / buscar pelo título do artigo / fazer alterações / salvar e depositar

Veja tópico relacionado

Olá. preciso inserir o ORCID via XML,mas este campo não aparece no arquivo. É possível inserir esta informação dos autores desta forma?

Fiz todos estes procedimentos, entretanto um dos autores, que foi corrigido após a criação do DOI no OJS, não consegue incluir a publicação no Lattes porque não identifica ele como um dos autores.

Você conseguiu resolver pelo OJS?

@talibat, outra forma é você depositar o artigo novamente pelo webDeposit, fazendo a correção dos metadados necessários.

Boa tarde.
Eu quando preciso realizar qualquer alteração, utilizo o crossref datamanager, muito mais facil. Experimente!