Lentidão - OJS 3.0

Boa tarde Pessoal!
Disponibilizamos, na semana passada, para nossos usuários a nova versão do OJS 3… Porém estamos notando uma grande lentidão no serviço e, analisando o servidor, percebemos que as conexões a esse banco não estão sendo finalizadas…
Vcs tiveram algum problema de lentidão? Saberiam nos dizer se temos que fazer alguma configuração especifica para esse banco?
Nosso servidor está na nuvem da universidade. Teriamos que fazer alguma configuração a mais?

oi @Daniela_Feijo_Simoes,

acho que vários fatores podem gerar esse comportamento:

pouco memoria no servidor
pouco espaço fisico em disco
banco de dados com problemas na configuração (se ele estiver em outra maquina pode ser problema na conexao entre elas)

enfim, precisaria habilitar o debug do sistema e analisar os logs que são registrados no servidor web, e ir buscando uma possivel causa

no caso de vcs, qual eh a mensagem que indica que as conexões no banco nao estao sendo finalizadas?

vcs usam o banco Mysql? quem sabe alguma consulta especifica esta com lentidão… talvez algum indice de tabela que precise ser reconstruido…

1 curtida

Boa tarde Ronnie.

Sou o adm de redes aqui da BC/Unicamp. O servidor de aplicação está com 8GB de RAM dedicada. O de banco de dados fica na mesma rede em outro servidor e é centralizado, ou seja, mais aplicações o acessam Ele estava com 1GB de RAM e 1vCPU. Com esses recursos ele estava trabalhando tranquilamente, mas após a migração do servidor OJS o desempenho dele caiu vertiginosamente. Agora há pouco, fiz upgrade passando para 2GB de RAM e 2vCPU, já que em termos de processamento ele estava bem sobrecarregado. Ao que tudo indica, o desempenho da aplicação melhorou muito. Eu não conheço o OJS, mas me parece que de alguma forma ele consome muito recurso da maquina de banco de dados não. É isso mesmo? Obrigado.

@msamogin,

o OJS em si não demanda muito, mas depende de como estao os dados.
Pode ser que haja algum indice que nao tenha sido atualizado da forma correta. As vezes tb a tabela de usuarios pode estar sobrecarregada (isso eh sinal de um tipo de ataque usado pra envio de SPAM).

vc conseguiria identificar a consulta que esta demandando os recursos de processamento?
qual o tipo de engine que as tabelas estao usando?

Bom dia Ronnie. Aproveitando esse tópico, veja se consegue nos ajudar, a nossa tabela de usuários estava sobrecarregada após a atualização para a versão 3 do OJS e já eliminamos mais de 70.000 usuários spam, hoje estamos com mais ou menos 34.000 e ainda estamos com problemas para abrir a tela de usuários de algumas revistas. Sabe nos informar o que pode ser isso e como resolver? Sinceramente não acredito que agora seja por sobrecarga de usuários. Nosso portal: http://periodicos.pucminas.br. Aguardo seu retorno.

@Alda, respondido em:

Nossa Diego. Uma coisa tão simples e não sabemos. Deu certo. Que ótimo. Muito obrigada! Abraços.

1 curtida