Migração de registros e dados do Biblivre para o Koha

Boa tarde,
Sou bibliotecário de uma biblioteca escolar, e tenho tido problemas tentando colocar o sistema da biblioteca (atualmente Biblivre) na internet para que os alunos tenham acesso. Tenho pensado em mudar para o Koha, já que ele possui uma interface web melhor, porém estou com receio de perder ou ter alterações nos registros (tanto de usuários e circulação, como configuração do número de tombo) já que a biblioteca foi automatizada com o Biblivre apenas há uns 2 meses.

Há possibilidades de ter alteração na configuração dos números de tombo (eles ficam como “Xp.2019.numero”) e uma perda dos meus dados de empréstimo e usuários? Como funciona o processo de importação de registros no Koha?

Bom dia.
Em relação à migração de dados no Koha, é possível sim manter as configurações dos registros, se você consegue exportar os dados no formato marc.

Para fazer a migração do catálogo, a melhor forma é exportar os registros utilizando o formato marc (.mrc, .mrk ou .xml) e importar no Koha. Nesse processo, você precisa verificar se vai ser preciso alterar algum número de campo e subcampo dos registros, pois os sistemas podem usar os campos e subcampos para finalidades diferentes.

Para a migração de usuários, o Koha importa em formato .csv. É preciso importar uma planilha do Biblivre, e organizar de acordo com o padrão de exportação do Koha. O padrão está detalhado na página de importação de usuários no Koha (Mais > Ferramentas > Importar Usuários).

A importação do histórico de circulação é um pouco mais complicada. O Koha não apresenta um método direto de importação da circulação. Fizemos essa migração por meio do arquivo de circulação offline do Koha. Essa opção está na página de “Circulação” do Koha. Criamos um relatório contendo o histórico de circulação do sistema antigo, modificamos o conteúdo e transformamos em um arquivo .koc, seguindo o formato apresentado no link abaixo:

https://wiki.koha-community.org/wiki/Koha_offline_circulation_file_format

Wérleson, você prosseguiu com a migração do Biblivre para o Koha? Como foi? Estou com uma rede de bibliotecas em processo de migração para o Koha, mas há algumas unidades que usam o Biblivre…Gostaria de saber se foi tranquila a migração.

Grata!

Boa noite.

Tenho um acervo grande no biblivre e estamos migrando pro Koha. Mas, o Biblivre V só exporta em b5bz (eu troquei pra zip e dentro tem alguns arquivos b5b).

Fiz um processo pra converter esses B5b pra marc mas eles vem vazios. (Usei o Marcedit). Alguém conseguiu com algum sucesso migrar do biblivre pro Koha?

Obrigada.

Acredito que sua dúvida foi respondida nesse post: Migração do Biblivre para Koha - #2 por trmurakami

2 curtidas