Perda de Dados no Sistema

Boa Tarde!

Houve uma perda de dados dos artigos que se encontravam em avaliação.
Explicando de uma maneira melhor:
Havia 05 artigos (em especifico) em avaliação, com datas de submissão distintas, de um dia para o outro as avaliações feitas pelos revisores desapareceram, e o artigo reapareceu para mim como se tivesse sido submetido no dia em questão.

No resumo os 05 artigos que tive problema se subdividem assim:
02 perderam totalmente os dados;
03 foram excluidos do sistema completamente(lembrando que não fizemos essa manobra).

Desde ja agradeço

2 curtidas

É realmente um comportamento muito estranho @ldasilva. Só tivemos perdas de dados neste nível quando fizemos migrações de portais de grande porte. E mesmo assim é possível recuperar essas dados através do banco de dados e da pasta files mais atuais.

Uma teoria:
O servidor de vocês executa backups automaticamente?
Caso afirmativo, esses backups tem qual frequência? São diários?
É possível que um backup antigo tenha sobrescrito os dados mais atuais. Alguns servidores restauram o último backup automaticamente caso tenha havido falha crítica e um backup mais recente não tenha sido salvo.

Minha sugestão é que solicitem novamente aos autores e aos avaliadores os dados perdidos informando que houve uma falha no sistema e comecem a rodar um backup manual do sistema sempre que possível.

A disposição.

2 curtidas

@ldasilva, de fato esse comportamento é muito estranho! A primeira coisa a se fazer é verificar com a sua TI se houve alguma falha ou execução de alguma atividade no portal do OJS. Pela interface administrativa é praticamente impossível realizar esse tipo de ação sem deixar vestígios (o Gerente ou Editor da Revista podem ver os logs das submissões e verificar quem fez atividades), por isso é mais provável que algo tenha acontecido “por trás dos panos”.
A sua TI deverá saber o que aconteceu e verificar se algum existe backup com esses 5 artigos nos processos corretos do fluxo editorial.

Nos dê um retorno quando puder!
Boa sorte!