Pesquisa por tipo de autoridade

Ingrid,
Verifiquei o 942 e não havia subcampo, inclui o $a conforme imagem que você enviou. Testei a pesquisa e não funcionou. Resolvi olhar como estava o 942$a em “Default”, já que eu fiz as outras autoridades a partir da planilha do “Default” e ele também não tinha o $a, mas a pesquisa está funcionando, conforme expliquei inicialmente.

Realmente a planilha Default não possui o 942$a, pois nela você pode inserir qualquer autoridade, isto é, nome pessoal, entidade coletiva, assunto, data etc.

A imagem que eu te enviei é da planilha de Assunto=TOPICAL TERM, quando você seleciona recupera?

Então, talvez eu não tenha sido clara, eu configurei foi o 942$a da planilha Topic_Term conforme a imagem que você me enviou, mas ainda não recupera. Alguma outra sugestão?

Você tentou realizar a busca selecionando a opção Pesquisa no registro inteiro?

Parece que todas as suas autoridades estão catalogadas na planilha Default, então o Koha não sabe em qual o campo principal buscar.

Quais tipos de autoridades você tem na sua base? Só assunto?

Olá Daiane.
Acredito que as autoridades estavam todas em “default” porque antes não existia o campo 942 $a, usado para classificar as autoridades.
Agora você incluiu o 942 $a na planilha, certo?
Depois de ter feito isso, todos os registros que serão catalogados vão apresentar a opção de preencher o 942 $a.
Mas vc precisa incluir o 942 $a nos registros que já foram catalogados.
Para descobrir se esse é mesmo o problema, sugiro que você adicione duas novas autoridades, e preencha o 942 $a desses novos registros para ver se eles aparecem na pesquisa.
Depois de incluir os registros, e antes de pesquisar por ele, também sugiro que vc solicite à TI a realização da reindexação do zebra, pelo comando abaixo (substituindo o ‘instancename’ pelo nome da instância do Koha em questão):
$ sudo koha-rebuild-zebra -f -v instancename

Oi Ingrid,
Por enquanto, assunto e nome pessoal. A pesquisa estava sendo feita pela aba “Search main heading ($a only)”. Se eu mudar de Default para Assunto e em seguida selecionar a aba “Pesquisar registro inteiro”, o sistema volta para Default.

Ítalo,
Fiz o que você me falou, mas o sistema não está preenchendo sozinho, você sabe dizer qual o plugin que tenho que escolher para esse campo ser preenchido automaticamente? Eu não consegui identificar pelas opções.

E sobre a reindexação do zebra, como sei qual é o ‘instancename’?

Daiane,

Algumas perguntas:

  1. Quando seleciona a aba “Pesquisar registro inteiro” volta pro Default depois que você clica em Enviar?
    Ex. Você seleciona Topic_term e Pesquisar registro inteiro, clica em Enviar e a busca volta pro Default e
    Search main heading ($a only) sem aparecer nenhum resultado.

  2. As autoridades foram migradas ou catalogadas?

Daiane, para saber o ‘instancename’, o comando abaixo pode ser usado:
$ sudo koha-list --enabled
Esse comando exibe o nome da instância do koha que está sendo utilizada.

  1. Desculpe, acabei de perceber que eu tenho que selecionar a aba primeiro, depois o tipo de autoridade. Eu estava selecionando Topic_term e Pesquisar registro inteiro, nesse momento, antes de clicar em Enviar, a opção Topic_term voltava pra Default. Mas se eu selecionar a aba primeiro, dá certo. Enfim. Ele continua apresentado “Nenhum resultado”

  2. Eu migrei o catalogo, e conforme estou incluindo os exemplares, estou aproveitando para incluir os termos nas bases de autoridade.

Você sabe dizer qual o plugin que tenho que escolher para que o campo 942$a ser preenchido automaticamente?

Ok. Vou salvar isto!

Daiane, em relação a sua pergunta. No campo LEADER de cada planilha está configurado ou deveria estar o Plugin marc21_leader_authorities.pl ele que informa pro 942$a qual é o tipo de autoridade.

Dúvidas:

  1. Você criou as planilhas de autoridade ou já tinha após a instalação?
  2. Mesmo você selecionando a planilha TOPIC_TERM para catalogar ainda não encontra nada? Ou é só as que estão no Default?
  3. Você conseguiria exportar todas as suas autoridades (no módulo ferramentas) e me encaminhar por e-mail?

Envia também um print da tela de busca, como o exemplo abaixo:

Ingrid,
Seguem as respostas:

  1. As planilhas já existiam, eu só as editei para criar os subcampos que não existiam.
  2. Ainda não encontro nada. O sistema recupera pelo filtro “Default”, mas quando você vê o resultado, lá aparece o tipo de autoridade. (ver imagens a seguir)
  3. Enviado!

Nos arquivos enviados há 18 registros:

  • 5 registros do tipo de Autor Pessoal;
  • 1 registro do tipo Entidade Coletiva;
  • o restante são do tipo Assunto, mas não tem o campo 942 indicando TOPIC_TERM;

Quando você busca por Autor e/ou Entidade coletiva também não recupera?

Ingrid,
Por autor e entidade coletiva recupera sim. O problema é apenas com a de Assunto. O que me causa estranhamento é que, eu usei a planilha Default para fazer a de Assunto, e a partir da de Assunto eu fiz todas as outras. Inclusive, as outras não tem o campo 000 - LEADER e nem o $a do campo 942 e estão funcionando.

Ingrid,

Consegui resolver. Comparei a configuração dos subcampos da plan Assunto e da Nome Pessoal (que estava funcionando) e percebi que o campo 001 estava diferente. Ajustei para ficarem iguais e funcionou, a pesquisa está funcionando. De qualquer forma vou incluir o campo LEADER e configurar o 942 nas outras planilhas que, apesar de estarem funcionando, não tem essas informações.

Agradeço pela atenção e ajuda!

Aproveito para perguntar. Pretendo colocar o tesauro no Tematres para em seguida migrar para o Koha. No ato da migração ele substitui os termos que já existiam e eram iguais, ou ficam termos duplicados? Ainda estou avaliando se vale a pena implantar outro sistema ou se faço a gestão do tesauro dentro do próprio Koha. Como você tem experiencia com os dois sistemas, você pode me dar uma opinião a respeito?

Que notícia ótima!
O que pudemos observar aqui é que a planilha DEFAULT não está vinculada a nenhuma autoridade.
E o preenchimento automático do LEADER fica vinculado ao tipo de autoridade.

Durante a migração é possível migrar apenas os novos termos. Mas caso duplique a autoridade, no Koha há a opção de unificar autoridades, então não teria muito problemas.

Com relação ao uso de dois sistemas, eu diria que depende do objetivo. Se você tiver interesse em ter um tesauros para todos os sistemas, então é aconselhável usar o TemaTres. Agora, se pretende apenas gerir as autoridades da biblioteca, então o Koha cumpre a função.

Muito obrigada! Vou considerar isso na tomada de decisão!