Plugin anti-vírus no sistema OJS

Boa tarde a todos!

Há alguns anos eu excluí do sistema uma série de usuários sem papéis que mais pareciam vírus. No entanto, pelo que pude observar, alguns voltaram. Gostaria de saber se existe algum plugin que posso instalar para evitar que isso volte.

Obrigada!

sugiro habilitar o recurso de Captcha do OJS

Estes usuários são criados tipicamente por bots que ficam se cadastrando em todo canto que acham um formulário na Internet. Um antivírus não ajudaria neste caso.

A sugestão do Ronnie, de ativar o Captcha, tem sido bastante efetiva. Nós ativamos em todas revistas no Periódicos em Nuvens e não temos notado cadastros “fantasmas” após esta ativação.

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vc pode ver como ativar o captcha em http://wiki.ibict.br/index.php/Adicionar_CAPTCHA_nos_formulários_de_cadastro

ha tb uma discussao parecida em

Colegas, nós aqui na UFSM utilizamos há bastante tempo o captcha pelos mesmos motivos relatados aqui. No entanto, há pouco tempo, recebemos uma manifestação de um autor com deficiência visual que informou ser o captcha incompatível com os softwares de leitura de tela e ele não conseguiu concluir o cadastro.
Assim, retiramos o captcha da revista em questão e solicitei a meus colegas de TI que pesquisassem outra forma de garantir segurança na inclusão de cadastros e eles disseram que havia apenas duas opções de captchas no sistema. Mas nenhum era acessível.

Então, visto que o sistema não pode ser um obstáculo a nenhum pesquisador, haveria uma outra forma de resolver este problema?

Grata por todas as contribuições recebidas.
Forte abraço a todos que facilitam nossa vida compartilhando dúvidas e conhecimentos.
Débora Dimussio.

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Então no caso da Carta, este plugin já está ativado? Se sim, bastaria fazer então uma nova limpeza no sistema, correto?

Obrigada mais uma vez, e aguardo retorno.

Atenciosamente,

Rebeca - Carta Internacional

Oi Rebeca.

Acabei deixando passar sua pergunta. A resposta é: sim, o CAPTCHA está ativo na Carta desde que migrou para o Periódicos em Nuvens. Não deve haver novos cadastros “fantasmas” a partir de então.

Débora @Dimussio. Nós utilizamos em algumas revistas a opção de CAPTCHA do Google. Ele tem a opção de escutar o código, veja neste exemplo:

Não é acessível mesmo assim?

Olá, Diego. Segue a resposta da consulta que fiz a nossa colega Fernanda, servidora com deficiência visual, do cadastro que enviaste:

"Está numa tabela. Pq não colocaram só um link? Quando chega ali, tem que parar de usar tab e usar as setas, não dá pra entender. Se alguém não avisar, não vai ter como saber que tem que fazer isso…

Pq está em inglês? Ouvi um monte de números, não tem como reduzir isso? Não tem como digitar ouvindo, pq o leitor fala junto e atrapalha, por isso tem que ser menos números."

Enfim, é muito complicado. Eu tive que dizer onde estava localizado o captcha, pois o leitor de tela não o identifica. Tem aqueles verificadores mais comuns, os quais é necessário digitar a soma de dois números aleatórios. Este não usa imagens.

Seria possível desenvolver esse modelo para o Portal?

Um abraço

Possível é, porém desenvolvimento costuma ser algo um pouco mais custoso, e por isso tão pouco feito para o OJS aqui no Brasil.

Espero que o no OJS 3 esta questão de acessibilidade tenha sido resolvida. Caso positivo, será questão de tempo para termos as revistas acessíveis, conforme forem sendo atualizadas.

é mto importante esse tipo de relato, muitas vezes os desenvolvedores desconhecem esses problemas. Mas infelizmente sem investimento focado diretamente no aspecto de acessibilidade o sistema trata essas questões como secundárias.

Olá
O que gera o desenvolvimento de uma funcionalidade é a demanda. O captcha, do jeito que se apresenta, não é bom para ninguém. Talvez entrar em contato com o PKP para relatar o problema possa ajudar o início da discussão. Terias como fazer isso Ronnie? Caso negativo, posso fazer também.

A notícia boa é que a PKP se preocupou com a acessibilidade do OJS 3 durante seu desenvolvimento.

Depois do beta 2, continuou havendo melhorias.