Problemas com a geração do DOI no SEER/OJS

Olá,

Publicamos em 30/06/2016 a 56ª edição da Revista de Medicina da UFC e verificamos que o código do DOI gerado para quatro artigos dessa edição não estão corretos, o trecho onde deveria aparecer a paginação dos artigos aparece apenas um código com porcentagem - p%25p - e dessa forma não é possível depositar os DOIs desses artigos na Crossref.

Usamos a versão 2.4.5.0 do OJS e já havíamos atribuído o DOI a outras duas edições sem nenhum problema e os demais artigos desta edição que estão com o DOI correto foram depositados na Crossref com sucesso.

Como poderíamos contornar esses problema?.

Segue abaixo link para a edição atual da revista e print de um dos DOIs com erro.

Link:
http://www.revistademedicina.ufc.br/ojs/index.php/revistademedicinaufc/issue/view/5/showToc

Os artigos com erro são:

  1.    Perfil de resistência aos antimicrobianos e prevalência da produção de
    

beta-lactamases de espectro estendido em cepas de Escherichia coli em um
hospital terciário do Ceará, Brasil (2010 – 2013)
2. Avaliação da prevalência de depressão no paciente com hipotireoidismo
3. Extração por orifícios naturais (NOSE) no tratamento cirúrgico
minimamente invasivo de endometriose intestinal: relato de caso
4. Ressecção de endometriose intestinal com dupla ressecção discoide com
grampeador circular: relato de caso.

Atenciosamente,

Francisco Iago
Revista de Medicina da UFC

Erro no DOI:

oi Francisco,
me parece ser um DOI atribuido num momento em que o padrão estava digitado de forma errada. (com um % a mais )

Para corrigir precisaria desabilitar o DOI para os artigos com defeito e reatribuir, mas pra fazer isso precisa da versão mais atual do OJS.

Olá,

Essa reatribuição seria através de alguma das páginas abaixo? Ou é uma opção que só existe em uma versão mais recente do OJS?

Como dito, os outros artigos dessa mesma edição não tiveram nenhum problema e até onde sabemos as configurações do DOI no sistema não foram mais alteradas desde a primeira configuração, ainda na edição passada, e até então esse problema nunca havia ocorrido antes.

Se for realmente esse o caso a única solução é instalar a versão mais atualizada do OJS?

Desde já agradeço a atenção,

Att,

Francisco Iago
Revista de Medicina da UFC

Configuração do DOI

Página de exportação do DOI

oi @RevMedUFC,

seria na tela de metadados do artigo, ao lado do nome DOI aparecem opções para remover o DOI daquele documento especifico

mas nas telas da configuração do plugin vc consegue fazer isso ao clicar no botao “Atribuir DOIs novamente”, mas ATENÇÃO isso só deve ser feito caso os nomes DOI dos artigos ja registrados nao forem modificados (caso contrario se geram dois DOI diferentes pra um mesmo artigo, ferindo a politica da CrossRef)

Boa noite, Francisco.

Me parece que o problema é que não foi colocado o número de páginas deste artigo no sumário da edição. Como o nome DOI escolhido por vocês utiliza este dado, na sua ausência acabou gerando o erro.

Sendo assim sugiro primeiro ajustar o sumário e depois, nos metadados deste artigo, excluir o DOI para que o mesmo seja gerado novamente.

abraços,
Diego
Periódicos em Nuvens

Olá,

Na nossa versão do OJS (2.4.5.0) na tela de edição dos metadados não aparece a opção para remover o DOI do artigo específico, então só atribuindo todos os DOIs novamente? Fazendo isso, os DOIs de todos os artigos de todas as edições serão reatribuidos? Desde que não seja alterada nenhuma informação de algum artigo nos metadados ou no formato do DOI, ao fazer essa reatribuição, os DOIs gerados serão os mesmos de antes sem nenhuma alteração
(excluindo claro os DOIs com erro em questão)? Essa reatribuição tem alguma implicação nos DOIs que já foram depositados na Crossref? Todos os artigos deveriam ser depositados novamente? E quanto ao lattes, que captura as
informações dos metadados da Crossref, haveriam alguma implicação? É que nesse caso do lattes tivemos um artigo da edição passada com problema no ano de publicação que só foi resolvido entrando em contato direto com o CNPQ e
receamos que com uma nova atribuição dos DOIs esse problema possa voltar.

Segue em anexo um print da área onde aparece o DOI na seção de metadados.

As paginações dos artigos só começaram a ser incluídas depois que foi decidido quais artigos seriam incluídos na edição e qual a posição destes, dessa forma os artigos ficaram um tempo sem paginação mesmo após serem agendados para a edição a ser publicada, porém, todos os artigos passaram por esse mesmo processo e apenas estes apresentaram problemas.

Att,

Francisco Iago
Revista de Medicina da UFC.

Campo DOI nos metadados:

isso. na versao 2,4,5 tem q ser sim, se atualizar pra versao 2.4.8 vc tem um controle mais refinado sobre esse procedimento.

oq voce não pode é gerar novos nomes DOI pros artigos que ja foram depositados, o resto esta OK.

desde que não mude a regra de geração do sufixo.

repare que são passos diferentes: atribuir novamente o DOI e refazer o deposito.

Na nossa versão do OJS (2.4.5.0) na tela de edição dos metadados não aparece a opção para remover o DOI do artigo específico, então só atribuindo todos os DOIs novamente?

O ideal é atualizar a versão.

Seria possível também, além das formas indicadas pelo Ronnie, via edição direta na base de dados pelo técnico de TI. Mas é algo avançado e arriscado, indicado apenas para especialistas.

Desde que não seja alterada nenhuma informação de algum artigo nos metadados ou no formato do DOI, ao fazer essa reatribuição, os DOIs gerados serão os mesmos de antes sem nenhuma alteração
(excluindo claro os DOIs com erro em questão)?

Apenas o formato do nome DOI e os metadados utilizados no nome, como a paginação no caso de vocês, não devem ter sofrido alteração para poder utilizar esta opção. Outros metadados, como dados de autoria, título e resumo podem ter sido atualizados sem impacto nesta operação.

Um caso típico onde não se deve limpar os DOIs dos artigos é quando a revista teve um padrão diferente de nomes DOIs em alguma edição anterior.

Essa reatribuição tem alguma implicação nos DOIs que já foram depositados na Crossref? Todos os artigos deveriam ser depositados novamente?

Só é preciso depositar os artigos que tiverem modifcação. Mas redepositar o DOI dos artigos sem mudança não trará problemas.

E quanto ao lattes, que captura as
informações dos metadados da Crossref, haveriam alguma implicação? É que nesse caso do lattes tivemos um artigo da edição passada com problema no ano de publicação que só foi resolvido entrando em contato direto com o CNPQ e
receamos que com uma nova atribuição dos DOIs esse problema possa voltar.

O Lattes tem um defeito que ele puxa os metadados do DOI uma vez e depois não verifica mais se há atualizações. Então se o autor utiliza o DOI de um artigo no Lattes e depois este artigo sofre alguma correção (título, ano, dados de autoria…), além de novo depósito do DOI é preciso entrar em contato com o suporte técnico do CNPq pedindo a atualização.

As paginações dos artigos só começaram a ser incluídas depois que foi decidido quais artigos seriam incluídos na edição e qual a posição destes, dessa forma os artigos ficaram um tempo sem paginação mesmo após serem agendados para a edição a ser publicada, porém, todos os artigos passaram por esse mesmo processo e apenas estes apresentaram problemas.

Na configuração do DOI mais comum ao acessar um artigo no SEER/OJS pela primeira vez o DOI é automaticamente gerado. Uma possibilidade é o DOI ter sido gerado apenas para este artigo por ele ter sido o único que teve seu resumo acessado no intervalo entre a edição ter sido publicada e antes da inserção do número das páginas.

abraço,
Diego
Periódicos em Nuvens

boa tare! pedi pra gerar automaticamente o DOI e deu tudo certo ate agora. Hj fu igerar nova edição, que é composta de 8 itens e ao exportar pra crossref fala que a edição tem 0 itens, ou seja, os DOIs gerados nao sao reconhediso. O que fazer?

@marlusa, por favor ao comentar sobre um novo caso por favor inicie um novo tópico no fórum, assim mantemos organizado e mais facil para outras pessoas buscarem ajuda.

Bom dia, sou editora do Periódico Mix Sustentável. Conseguimos gerar quase todos os DOIs automaticamente pelo Sistema SEER. Entretanto, a primeira edição e parte da segunda apresentam um problema que já foi relatado acima. Aparce um simbolo% no DOI gerado. Já procedi como inidcado acima e atribui novos DOIs sem alterar a configuração dos DOIs, mas os erros persistem.
O mais curioso é que o erro dda geração do DOI ocorre na página do artigo linkado ao sumário. Nos metadados do arquivo, o DOI aparece corretamente, com as páginas corretas, sem os símbolos do %.

Sabem então como faço para que este DOI dos metadados apareçao corretamente no artigo?

@Lisiane, envie o link para pelo menos um destes artigos onde aparece o simbolo %. Fica mais fácil tentar identificar o que ocorreu.

Olá Diego,

grata pelo auxílio…estamos com 3 edições ainda sem DOI…a última bilingue de 2017 (mss o problema nesta parece ser outra coisa) e as duas primeiras de 2015.

Na primeira edição de 2015 o DOI está parecendo como na imagem:

O percentual está aparecendo antes da página, mas a configuração do DOI é exatamente a mesma das demais edições que foram depositadas sem problema. Também já fiz o qu li em algumas mensagens deste forum e gerei o DOI novamente, mantendo a mesma configuração. Nada mudou…

O mais engraçado é que ao acessar os metadados deste mesmo artigo o DOI aparece sem o %, gerado corretamente.

Sabe como resolvo?

Segue o link do artigo:

http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1122

Identifiquei o problema.

Esse %20 é a codificação utilizada para indicar um espaço em uma URL.

O que ocorreu: a numeração de páginas foi inserida no sumário contendo espaços em branco. O DOI adotado por vocês utiliza a numeração inserida no sumário como parte do sufixo. O DOI não pode ter espaços, então não irá funcionar.

Solução: alterar a numeração, excluindo espaços, entrar nos metadados e limpar o DOI para que um novo seja gerado pelo OJS.

abraços,
Diego Abadan
Periódicos em Nuvens

1 curtida

Obrigada…vou tentar fazer.

Santo Diego…que maravilha! Todos os DOIs funcionando!!!Mutio obrigada!

Acho que comemorei muito cedo! Vou aguardar um pouco…