Retirar DOI's inexistente

A revista não possui registro DOI de todos artigos publicados, apenas a partir de 2017.

Desejo retirar o link referente ao DOI das publicações anteriores a 2017 que estão contidas na página, para que não confunda os leitores.

Resumindo, desejo deixar o link DOI na página apenas daqueles existentes, e retirar os que não possuem, como por exemplo este:

bom dia! o procedimento é bastante simples!

como editor clique em edicoes anteriores
acesse cada uma das edicoes que desejar limpar DOIs
clique em DADOS DA EDIÇÃO
clique neste botao pra limpar os DOIs desta edicao sem afetar as posteriores
DOIs para objetos da edição
Use este botão para excluir os objetos (artigos, galleys e arquivos suplementares) programados para esta edição da atribuição de DOI. Os objetos que são adicionados/agendados para publicação posteriormente não serão afetados. Você ainda terá a possibilidade de usar as opções objeto de exclusão individuais.

Aproveito da oportunidade para divulgar vídeo e arquivo/ppt de webconferência que fiz sobre: Identificadores digitais: DOI (documentos) e ORCID (autores)

Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
WhatsApp: (0xx19) 99767-1039 - Fone: (0xx19) 3374-6631
Skype: suelybcs
https://www.contentmind.com.br
http://orcid.org/0000-0003-2327-0962

2 curtidas

Oi! Fiquei na dúvida.
Quais destas opções que devo marcar para que não apareça o DOI não edições em que não há DOI?

oi mauricio barth

segundo botao > limpar DOIs de objetos da edicao - porque vc ja publicou esta edicao, ou este fasciculo, com DOIs
pelo que entendi, vc ainda nao registrou estes DOIs de fasciculos antigos na crossref correto? vc so nao quer que aparecam nos sumarios dos fasciculos dos quais nao registrou DOIs
lamento que na va atribuir DOIs a toda colecao retrospectiva… seria muito importante para todos os autores que ja publicaram na sua revista - e, tendo DOI, certamente muitos deles voltariam a submeter novos artigos… veja que DOIs das edicoes anteriores custam centavos de dolar, nao custam 1 dolar como do fasciculo atual
vc paga crossref diretamente ou via ABEC? converse com ABEC sobre isso > doi@abecbrasil.org.br
[]s

Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
WhatsApp: (0xx19) 99767-1039 - Fone: (0xx19) 3374-6631
Skype: suelybcs
https://www.contentmind.com.br
http://orcid.org/0000-0003-2327-0962

2 curtidas

Esta opção está disponível a partir de qual versão do OJS? Estamos na versão 2.4.5 e ela não aparece.

Bom dia Suely de Brito,

Agradeço pela atenção que deu a minha dúvida que pode ser, e está sendo, também de mutas outras pessoas.

Para excluir o DOI da edição que está inserido no sumário e nos respectivos artigos da edição, devo então escolher a segunda opção?

“##plugins.pubIds.doi.editor.clearIssueObjectsDoi##”

Para confirmar, caso eu realize o processo, isso irá afetar somente apenas esse número do volume, correto?

bom dia!

opcao de clear issue ok? somente este issue, nao afetara os demais, nem pra frente nem pra tras - por isso tera que fazer procedimento fasciculo a fasciculo, na tela de dados daquela edicao ok?
eu nao me lembro a partir de qual versao este botao esta disponivel… em versoes mais antigas como a sua so tinhamos o botao para atribuir DOIs novamente, era um unico botao
atribuir DOIs novamente afetava toda a colecao, o que foi problema serio para alguns editores porque se atribuiram novos DOIs e depois registraram novos DOIs, pagaram em duplicidade…
o botao atribuir DOIs novamente tem a utilidade de reconfigurar DOIs enquanto estamos decidindo sobre qual sufixo adotaremos - vc configura, testa e ve se gostou - se nao gostou, tem o botao atribuir DOIs novamente se reconfigurou seu sufixo - configurar e atribuir vc faz por dentro do OJS sem alterar nada la na crossref - depois que registrou DOIs, se reconfigurar, atribuir DOIs novamente e registrar novamente, pagara em duplicidade, pois sera cobrado o novo DOI se fez via este botao - para corrigir DOIs ja registrados o procedimento é outro, nao por aqui ok?
sobre configurar, atribuir e registrar DOIs em OJS tenho uma video aula demonstrativa aqui, que podera ser util > https://www.contentmind.com.br/cursos/ojs3/
os procedimentos sao os mesmos a partir da versao 2.4.8+ ate versao 3+
aconselho a que todos atualizem suas versoes pelo menos ate a 2.4.8.3 urgentemente - muitas correcoes foram feitas e estao perdendo fuincionalidades os que nao atualizaram
reforco a importancia de toda sua colecao ter DOI para que autores possam incluir nos seus CVLattes - e tambem incluirem ORCID dos autores ok?
avisem autores que seus artigos ja publicados agora estao com DOIs pra que eles voltem a submeter novos artigos a sua revista - mantenha autores fidelizados
solicitem dos autores que voltem aos seus perfis e incluam seus codigos ORCID no campo ORCID dos seus formularios - justifiquem que isso dara mais visibilidade a este artigo e a toda a producao do autor
queremos aumentar Qualis, ter maior numero de citacoes, conquistarmos novos indexadores - como? se nao estivermos adotando padroes internacionais como DOI e ORCID? internacionalizar? como?
para colecao retrospectiva, cada DOI custa centavos de dolar e ORCID e gratuito para autores
a partir de 2019 sera obrigatorio ORCID em todas revistas SciELO
vídeo e ppt sobre DOI e ORCID aqui > https://www.contentmind.com.br/cursos/identificadores-digitais/
[]s e vamos ao dia! desejo as melhores revistas do mundo pra vcs!

​Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária, Profa./EaD, Palestrante, Consultora OJS
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
WhatsApp: (0xx19) 99767-1039 - Fone: (0xx19) 3374-6631
Skype: suelybcs
http://www.contentmind.com.br
http://orcid.org/0000-0003-2327-0962

1 curtida

@tviana, seu OJS está com falta de tradução para estes itens do tipo ##alguma.coisa.em.Inglês##

Você pode visualizar os textos que deveriam aparecer aí pela imagem do @mauricio_barth:

O primeiro botão desativa os DOIs para a edição em questão (não são mais gerados pelo OJS). Clique nele se a edição não vai ter DOIs.

Mas como a Suely bem indicou, o ideal é ter DOIs em todas as edições. Acrescento que o custo para DOIs de edições com mais de 2 anos é bastante reduzido.

1 curtida

Oi, Suely! Obrigadão pelo auxílio! Temos, sim, intenção de validar os DOIs antigos. Abraços!

Agradeço à interação dos participantes do fórum que puderam contribuir nessa questão.

Suely de Brito, passei as informações para o pessoal da revista analisar as questões que você levantou, agradeço.

Diego_Abadan3h, sabe me informar onde eu consigo arrumar essa falha na tradução?
Então, eu desejo retirar todos links DOI das edições e artigos anteriores ao ano de 2017, para que não confunda leitores/autores e demais usuários, já que essas edições antigas não possuem registro DOI. Devo então selecionar qual opção?

ejsboregas, estamos na versão 2.4.6 e as opções apareceram da maneira como listei ao decorrer dessa publicação.

Olá Suely!

Já participei de um de seus cursos sobre o OJS, mas ainda não atualizamos para a versão mais recente.
Enfim, tenho uma dúvida e espero que você possa auxiliar:
Criamos uma edição específica para Ahead of Print em uma de nossas revistas, deixando em branco as informações sobre volume, número e ano. A revista possui DOI e, ao publicarmos os artigos AOP o doi identificando volume 0 e número 0 aparece no sumário automático. Há como ocultar o DOI do sumário?

Depois que os textos AOP forem agendados para um número específico, limparemos o DOI gerado na edição AOP para que os textos assumam a configuração de volume e número da edição regular. Só depois que os textos estiverem na edição regular faremos a validação no Crossref.

Esse procedimento está correto? Não quis marcar nenhuma opção no OJS pois temo comprometer os DOIs de edições anteriores e futuras.

Agradeço se puder nos auxiliar, principalmente na questão de ocular o DOI do sumário na edição AOP.

Caren

Olá, estou em dúvida em como retirar o DOI de apenas um artigo da revista. Existe essa possibilidade?
Obrigada.

Olá Barbara, o DOI já foi ativado? De qual revista é?

É fácil se livrar de Doi? Eu também quero aprender mais sobre isso