Guia do Usuário do DOI - Digital Object Identifier

O DOI (traduzido como “Identificador Digital de Objetos”) é um sistema que permite a identificação, localização e descrição unívoca de entidades digitais — físicas ou abstratas. Essencialmente, é um sistema que associa um nome DOI a um conjunto de metadados, de modo que, a partir de determinado nome, seja possível acionar serviços baseados nos metadados associados. Forma-se assim, uma base de dados com DOIs e metadados, possibilitando a recuperação das informações de maneira interoperável, por meio de um serviço aberto, acessível a todos.

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) gerou o Guia do Usuário do Digital Object Identifier. Este Guia nasceu da importância de se apoiar os editores brasileiros na adoção e uso desse identificador. Trata-se de um guia prático e atualizado, com informações úteis e muito
apropriadas às ações das duas instituições envolvidas no trabalho de apoio aos editores científicos. Supre as necessidades atuais dos editores no que se refere a informações básicas, apresentando-se como uma boa opção de documentação técnica sobre o DOI.

Acesse aqui o Guia do Usuário do Digital Object Identifier.

Prezado Ronnie,

Acabamos de receber o prefixo DOI pelo Crossref, li o guia do usuário do DOI e nele nos informa que existe três maneiras de registrar os nossos artigos no sistema DOI. Preciso que me ajude neste sentido, qual seria a forma mais simples e eficaz?
O registro via Open Journal Systems gera os sufixos de forma automática? Após configuração de plugin ele busca dentro da revista as informações do artigo e gera o sufixo?

Atenciosamente,

Viviane Tavares
Institutos Superiores de Ensino do Censa
Campos dos Goytacazes/RJ