Teste de ahead of print

Prezados,
boa noite!

Pelo o que percebi, o Ahead of Print é uma edição comum, nomeada com esse nome, que depois receberá os dados corretos de publicação.

Exemplo:

– Número atual: 22

= Crio uma nova edição nomeada Ahead of Print
= Insiro alguns textos
= No momento de publicação, nomeio para número 23
= crio uma nova edição e nomeio para Ahead of Print

O raciocínio está correto?

Para criar o link no menu, bastaria inserir o link da edição e ficar editando o link para sempre ir para o novo ahead of print que é o próximo número.

Gostaria só de saber se o raciocínio está correto.

Temos uma edição nova esse ano na qual poderíamos fazer esses testes, pois são textos de seminário. Em todo caso, esses textos do Ahead of Print seriam sempre prévias que poderão sofrer alterações e não devem ser citados, correto?

Abraços,

Marco

Caro Marco
Aqui utilizamos desta forma: os artigos que ficam prontos são “publicados” numa edição denominada Online First (Ahead of Print, ou como queira chamar).

Depois, ao invés de publicarmos essa edição renomeando-a (conforme teu raciocínio), apenas “despublicamos” os artigos que estão nela para reuni-los e republica-los em uma edição regular. A edição de Online First / Ahead of Print nunca é publicada, fica sempre “parada”, pois sempre recebe artigos novos (às vezes apenas a “arrastamos” pra cima nas configurações de edições, pois cada vez que é publicada uma edição nova, ela fica acima da edição Online First).

[quote=“m_oliveira, post:1, topic:1430”]
Em todo caso, esses textos do Ahead of Print seriam sempre prévias que poderão sofrer alterações e não devem ser citados, correto?
[/quote] Pode sofrer alterações sim, mas aqui publicamos apenas quando já está pronto, apenas pra não ficar “esperando” uma nova edição pra ser publicada. E isso se faz justamente porque os artigos desse tipo podem sim ser citados!

Algumas outras revistas publicam antes da diagramação, uma versão mais prévia, mas ainda assim, com o conteúdo “finalizado”.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Prezados, segue guia para publicação Ahead of Print do SciELO. Ele tem muitas informações sobre como publicar AOP, mas foi definido para as revistas publicadas no SciELO.

Aqui publicamos “fluxo contínuo” e não AOP, a diferença é que não há mais alterações, e já deve ser definido das datas, volumes, páginas. Nesse formato é possível antecipar publicações, pois, não terão mais alterações, mas, de pende de cada área e do conteúdo dos artigos, e também é uma forma de já poder atribuir DOIs no OJS, pois, AOP, sem data de publicação, volume, fascículo e página, é praticamente impossível atribuir DOIs, que necessita por default do OJS dessas informações…
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BSocParanMat/issue/archive

Espero ter ajudado,

1 curtida

Natasha, olá!

No procedimento que você realiza, como fica a configuração do DOI nos artigos que são publicados Ahead of Print, já que os textos podem ser reagendados para qualquer número publicado no ano?
Você limpa o DOI quando reagenda o texto para o número regular?

Agradeço se puder me ajudar.

Caren

Olá, Caren. Isso mesmo, entramos em cada artigo e marcamos a opção de apagar o DOI, para então ser designado um novo quando da publicação em uma edição.

Abraços!