Troca de DOI e manutenção dos dois números

Prezado

Nossa revista tinha um DOI registrado obtido junto à ABEC, para as edições dos anos de 2013, 2014 e 2015. Neste ano (agosto de 2016) resolvemos trocar e usar o DOI da universidade. Solicitamos a alteração para o crossref, e aparentemente não teria problemas.
Após mudarmos as configuração no site da revista com o novo DOI, lançamos o Vol4N1 (2016), mas não funcionou o DOI. Após inúmeras tentativas, com a consultoria de várias pessoas, o problema persistia. O DOI que havia sido cancelado funcionava, mas o novo não. Consultamos novamente as pessoas que estão envolvidas com o assunto, em diferentes esferas, e decidimos alterar as configurações do DOI no plugin de identificação pública. Lá tem “botão” que diz “Atribuir DOIs novamente”, com a seguinte informação “Caso tenha alterado a configuração de DOI, os números já atribuídos não serão afetados. Uma vez salva a configuração do DOI, use este botão para limpar todos os DOIs existentes para que as novas configurações tenham efeito nos artigos existentes.”
Fizemos isto, e agora, os DOIs dos números antigos foram alterados e não funcionam no site da Revista. O número de 2016 está ok. Se formos nos currículos Lattes, e clicarmos no DOI do artigo (edições anteriores), ele remete para a página, mas dentro da revista dá erro, dizendo que o DOI não existe.
Já relatamos o problema e estamos aguardando instruções de como proceder.

Magda.

olá,

quanto a mudança do prefixo DOI, vcs precisam fazer a transferencia da relacao entre ISSN e prefixo DOI , conforme esse documento http://www.crossref.org/02publishers/TitleandDOIownership.pdf

quanto ao problema causado pelo “Atribuir DOIs novamente”, sugiro que seja modificado a configuracao do plugin para atribuir o DOI manualmente, entao devem ser restaurados os nomes DOI como eram anteriormente (como eles ja foram depositados inicialmente) e entao os metadados devem ser redepositados.

Em seguida vc modifica novamente a configuração para atribuir automaticamente, e nunca mais clica nesse botão :wink:

Olá Ronnie esse é o problema que estávamos tentando resolver. Situação atual conseguimos configurar o DOI das edições anteriores com o código antigo, está tudo certo com eles. Agora temos dois números em 2016 que precisamos atribuir o DOI com o código novo, fizemos o que vc falou configurarmos o DOI novo clicamos na opção que habilita cadastrar o sufixo manualmente e salvamos esse procedimento modificou os DOI das edições anteriores que estavam corretos. O que fazemos agora?

realmente esse nao deveria ser um comportamento esperado, pois o OJS só deveria modificar os DOI caso fosse clicado o bota “Atribuir DOIs novamente”.

tente esse procedimento: antes de modificar a configuração para atribuição automática novamente, na interface de “Exportação Crossref em XML”, marque como registradas as edições que devem manter o DOI informado manualmente.

isso deve inibir esse mudança de DOI nas edições anteriores ao mudar as configurações

Uma coisa que testei na Revista de Teste e deu certo foi, antes de modificar do DOI antigo para novo, despubliquei uma edição, alterei o DOI coloquei padrão, salvei e publiquei de novo a edição e ficou certo edições antigas DOI antigo, edição nova DOI novo, se eu despublicar essa duas edições de 2016 acarreta algum problema?

Na nossa versão não tem essa opção de Marco registrado

entendi, foi equivoco ter dado a sugestao acima.

acredito entao que ao inves de marcar como registrado, o procedimento seja

1 despublicar as edições que deseja alterar o DOI,
2 mudar a configuração do DOI
3 republicar

nao vejo problema em despublicar as edicoes anteriores para esse procedimento, pois é por um curto periodo