Acordo de Licença de Colaborador PKP

@ronniebrito, isto afeta as traduções, certo?

1 curtida

Olá @leonardof e @ronniebrito

No momento o Acordo de Licença de Colaborador ou Contributor License Agreement (CLA) aplica-se apenas para contribuições referentes a software (scripts executáveis do sistema). A PKP está ciente que CLAs podem ter uma aplicabilidade mais ampla, como: traduções, documentação, etc. Mas precisamos verificar ainda quais implicações uma CLA teria em áreas como essas e qual seria o melhor caminho a tomar.
Por ora solicitamos que a comunidade nos subsidie com informações, dúvidas, questionamentos e sugestões sobre o tema.
Estamos abertos a isso pelo formulário de contato em: https://pkp.sfu.ca/contact-us/

Abraços,
Israel Cefrin
Public Knowledge Project Team

1 curtida

obrigado pelo esclarecimento @israelcefrin

a meu ver, numa percepção não tão aprofundada sobre a questão de licenciamento e direitos autorais, não muda quase nada.
me pareceu que o querem deixar explicito é que a licença engloba também os plugins, traduções e outros componentes do software.

Fui contribuir tradução usando pull request do GitHub, e me foi exigida assinatura do termo.

Tenho atuado, como tradutor para pt-BR e aceitei os termos, após lê-lo e não vi ou vejo nenhum problema com a CLA. Vejo sim, que há tentativa da preservação dos direitos originais do software e suas características, uma vez que por ser de código aberto, permite a sua customização de forma mutio ampla e isso poderia destoar dos objetivos principais do mesmo.
@israelcefrin Poderia comentar esse meu pensamento?
William Costa Rodrigues

Olá @wcostarodrigues

A ideia de utilizar o CLA é ao mesmo tempo reconhecer a contribuição pela tradução e manter esta contribuição livre e gratuita à comunidade assim como é o código fonte do OJS.
É necessária para evitar alguma reclamação futura por uso não autorizado do trabalho dos tradutores dentro do software.
Ela é aderente aos princípios da licença da Apache foundation.
Serve para confirmar que você é o autor daquela porção de código, permite o uso pela comunidade e caso esteja fazendo a partir de uma instituição, você confirma que esta lhe deu permissão de fornecer o código para uso no OJS.

Abs
Israel

1 curtida