Alteração Global de dados entre campos

Olá,
Fizemos a migração dos dados armazenados em winisis para o koha e percebemos que houve um erro em cerca de 5000 registros, que foi a inserção de conteúdo no campo 773 0# $n quando deveria ter sido para o campo 505 8# $a. Então a ideia é pegar o conteúdo do campo 773, mover para 505, apagando obviamente o 773. Temos um consultor que fez um script para fazer esta alteração diretamente nas tabelas do koha, sem ter a necessidade de entrar nos módulos do koha.
O script funcionou e alterou o conteúdo, conforme mostro abaixo em parte do xml extraído:

Sobre este xml, observei que o dado foi extraído do 773, porém o campo continou com os indicadores. Não sei se isso é um indicativo do erro.

Continuando, ao entrar no koha e fazer a busca, o registro é recuperado. Quando pedimos para mostrar a resposta retorna com O registro que você solicitou não existe (77262), e quando vamos para editar o registro retorna uma tela com o erro:

Software error:
Can’t call method “title” on an undefined value at /usr/share/koha/intranet/cgi-bin/cataloguing/addbiblio.pl line 806.
For help, please send mail to the webmaster ([no address given]), giving this error message and the time and date of the error.

O Zebra já foi reindexado e nada
Koha versão 19.11.02.000

Alguém tem alguma ideia do que esteja acontecendo? Obrigado

1 curtida

Existe alguma informação no “Sobre o Koha” > Informação no Sistema ?
Esse mesmo ocorre no OPAC? Também ocorre na versão em inglês?

A melhor forma de fazer grandes edições no Koha é pela interface administrativa no módulo Ferramentas. Normalmente, não é indicado trabalhar direto nas tabelas. Lá no módulo Ferramentas é possível editar, excluir e incluir campos e subcampos MARC, antes ou após migrações.

1 curtida

Oi Ingrid.
Obrigado por responder.
Na verdade através de uma outra pessoa conseguimos resolver a questão da transferência de um campo para outro. Também Vimos que não é o melhor dos mundos trabalhar nas tabelas. Agora esta questão do registro acima ainda não conseguimos, mas estamos pesquisando e estudando. De qualquer modo mesmo algumas alterações não estamos conseguindo entender como fazer, por exemplo palavras que na migração tenham vindo com “ä” e “ö” (exemplo “liçöes” no lugar de lições).
Sobre suas perguntas, o “sobre o koha” não tem nenhuma informação a respeito. E e isto ocorre no OPAC, retornando a mensagem: “desculpe, a página solicitada não está disponível. Erro 404”.
De todo modo estamos buscando soluções e pesquisando em foruns do koha. Quando conseguir alguma solução me comprometo a publicar aqui.

Olá Ademir,
tem grandes chances do erro ser de codificação do arquivo que está sendo importado. O ideal é fazer a importação dos arquivos com codificação UTF-8. Seria interessante você conferir qual é a codificação que está sendo usada, para fazer a conversão para UTF-8, ou indicar durante o processo de formatação qual a codificação do arquivo. O Koha permite selecionar diferentes formatos de codificação durante a importação de registros em lote, via módulo ferramentas.

2 curtidas

Em relação aos campos editados diretamente na base de dados, acredito que não tem como “desfazer” a edição nas tabelas. Nesse caso, o ideal é voltar algum backup, ou refazer a importação dos registros que foram alterados, para então realizar a transferência de campos.

1 curtida

Olá Ademir!

Que bom que conseguiram realizar a troca dos campos MARC21.

A sugestão de voltar o backup é a melhor opção!

[quote=“Ademir, post:1, topic:3751”]
Sobre este xml, observei que o dado foi extraído do 773, porém o campo continou com os indicadores. Não sei se isso é um indicativo do erro.
[/quote] Acredito que o erro pode estar nesse campo 773 que está sem subcampo.

2 curtidas

Oi Ítalo, bom dia
Obrigado pela sua colocação.
Realmente o módulo ferramentas é bem poderoso e, graças a interação de vocês, começamos a entender e utilizar.
Quanto ao registro, vamos analisar o que fazer.
Um abraço

2 curtidas

ola Edmir tem como me ajudar na migração de winisis para koha ???