Declaração com assinatura digital

Prezadas/os colegas, o sistema oferece a ferramenta de gerar declarações a avaliadores e autores com a assinatura digital do editor? Isso evitar ter que imprimir, assinar e escanear dezenas de declarações. Obrigado pela atenção.

Se a intenção é fornecer um documento assinado digitalmente, pq não gerar um PDF, assinar o arquivo com a sua chave e enviar por email apenas o pdf para os avaliadores/autores? Há aplicação pra assinatura de docs fornecida pela SERPRO

Que eu saiba, OJS não implementa esse tipo de coisa. Eu estou trabalhando aqui num plugin pros sistemas que gerencio que emitiria uma certidão rastreável e validável, mas não tem nada a ver com assinatura digital.

2 curtidas

Obrigado pelas dicas. Vou ler mais para compreender melhor suas sugestões para implantá-las.
Não sei exatamente em que medida “assinatura digital” se diferencia de outras itens correlatos. A única coisa que preciso é que a declaração tenha validade sem que eu tenha que imprimir e assinar à caneta. Desconfio que a sua sugestão de usar o PDF para assinar com a minha chave é o melhor caminho.
Esse plugin que você está desenvolvendo vai agilizar muito o trabalho nos sistemas que gerencia.

@MarcusBrotto, se a intencao eh gerar reconhecimento publico aos avaliadores, sugiro analisar o plugin do Publons (Clarivate)

1 curtida

Muito obrigado, Ronnie. Vejo que tenho muito o que estudar e me informar.

para certificar os autores vc tb pode usar o DOI e tb o ORCID.
nenhum tem a assinatura digital, mas sao de certa forma publicamente reconhecidos.

1 curtida

É verdade. Tenho insistido para os autores criarem o ORCID. Quanto ao DOI, acho que vai ser uma luta para conseguir isso na minha instituição. Mas uma hora sai. Ainda estamos no primeiro número.

1 curtida

Olá! Gostaria de aproveitar o debate sobre as declarações para perguntar a vocês: como estão fazendo para enviar as declarações aos pareceristas, considerando que no e-mail de agradecimento não é possível enviar anexo?

1 curtida

Também gostaria de saber sobre como enviar a declaração aos pareceristas. As revistas usualmente mandavam a declaração em PDF, mas agora na versão 3.2.1.1 não é mais possível. Alguma solução?

@marcelareinhardt e @julianagulka, o próprio texto do email de agradecimento serve como declaração. Se desejarem ainda, o texto pode ser personalizado em Configurações > Fluxo de Trabalho > Emails. Localizem o Modelo: Agradecimento pela Avaliação e editem de acordo com o texto padrão da declaração de vocês.

O código {$reviewerName} “puxa” o nome do parecerista, {$submissionTitle} o título do artigo e {$contextName} o nome da revista. Usando estas informações como base, um dos nossos editores padronizou o agradecimento da seguinte maneira:

"Prezado(a) {$reviewerName},

Agradecemos ter concluído a avaliação da submissão “{$submissionTitle}” a {$contextName}. Sua contribuição é fundamental para a qualidade do trabalho publicado.

Esta mensagem serve como comprovante oficial de emissão de parecer para a revista {$contextName} com fins de comprovação no Currículo Lattes.

Atenciosamente,
{$editorialContactSignature}"