Olá, comunidade OJS!
Este é o meu primeiro post neste fórum em português, logo, se eu cometer algum erro, por favor considerem o novato aqui.
Como informado no tópico acima, estou lançando este novo plugin genérico para registrar identificadores ARKs tanto para edições como para artigos.
Para aqueles que não sabem, os identificadores ARK são uma alternativa gratuita ao DOI, o que ajuda pequenas revistas a manterem suas publicações com identificadores persistentes, ou até mesmo para grandes revistas que desejarem diminuir os seus gastos gerando DOIs.
Os ARKs são utilizando desde grandes museus, como o próprio quadro da Monalisa no Museu do Louvre (com o identificador ark:/ 53355/cl010066723 até pequenas bibliotecas ou revistas (como este artigo na Revista Carnaubais com o identificador ark: 16081/CRL7242-ZVLN)
Eu solicitei à mantenedora do OJS, a PKP, para integrar meu plugin na galeria oficial de plugins e está na lista de revisão devido às demandas internas e não foi completamente revisado, o que ainda não dá caráter de oficial, mas eu já utilizo na minha revista e está funcional a versão main em produção.
Então faço esse convite para o utilizarem em seus periódicos, caso tenham dúvidas, encontrem bugs ou erros maiores, por favor entre em contato abrindo uma issue no github ou mesmo por aqui. A documentação está em português, espanhol e inglês e pode ser vista no link abaixo.
Também peço que divulguem entre seus contatos, pois é difícil encontrar um grande público.
Link no github: https://github.com/lurymorais/ark-plugin
Mais informação sobre o ARK em arks.org (em inglês).
Importante: Para começar a gerar os identificadores ARK pelo plugin, você terá que se cadastrar na ARK Alliance pelo Formulário de cadastro de NAAN pelo google forms disponibilizado no site deles (é gratuito também).
Minha versão 3.5.0-1
Interessados: Administrador do portal; Editor da revista;