Erro no campo 260

Bom dia!

Está acontecendo um erro ao cadastrar editores no campo 260. Quando cadastramos um novo editor no campo 260b o sistema o coloca no campo 260a. Isso ocorre com os novos cadastros, nos itens migrados está ok.

Olá Elisangela,

Ao preencher o campo 260, você insere informações no subcampo A e B, ou só no B?

Outra pergunta, a troca entre os subcampos ocorre na planilha MARC ou apenas no Opac?

Me lembro que esse campo de vocês a entrada era controlada? Esses Editores que estão sendo cadastrados estão sendo incluídos nas Autoridades?

Olá, boa tarde!

Os dados do editor são preenchidos no campo 260 b que nos leva a uma tabela controlada de autoridades. Ao salvar o editor novo os dados inseridos aparecem no campo 260a. Se o campo a estiver preenchido com o local, essa informação é apagada e substituída pelo nome do editor.

Sim. Os editores estão sendo cadastrados nas tabelas de autoridades. Ao selecionar o editor na tabela o sistema coloca a informação no campo 260a.

Entendi. Então, o primeiro passo é verificar na planilha MARC21 se o subcampo B está configurado com esse controle de campo.

Vá ao módulo Administração > Planilha bibliográfica MARC > Seleciona a planilha > Ações: Estrutura MARC > Vá ao campo 260 > Ações: Editar subcampos > Vá ao subcampo B e depois A

Verifica se está selecionado algumas dessas opções. Na teoria, apenas o subcampo B precisa ter algumas dessas opções.

1 curtida

Bom dia, desculpe a demora em responder.
Apenas o campo b esta com a opção tesauros marcada com CORPO_NAME.

Elisangela, por gentileza verifica se na planilha de autoridade o mapeamento da autoridade está para o campo 260b.
vá Módulo administração > Tipo de autoridade . Verifica pra qual campo está o direcionamento, basta olhar na coluna O campo foi copiado

Olá Ingrid, bom dia!
Não localizei o campo 260 na tabela.

Não sei se é isso mas na gestão da estrutura aparece o campo a

Elisangela, tenta trocar para o subcampo b. Provavelmente esse é o problema, o mapeamento tá no A mas deveria estar no B.

Mudei, mas não resolveu.

No campo 650 e 100 junto ao campo controlado a aparece o campo 9 (RLIN) que tem uma numeração e um cadeado.
Isso não acontece no 260. Teria alguma relação com o problema?

Quando o subcampo 9 não está preenchido, significa que não está utilizando um termo controlado.

O que está acontecendo é que lá no mapeamento da autoridade CORPO_NAME não está mapeado o campos 260. Porque não é possível mapear o CORPO_NAME para dois campos MARC21 distintos. E atualmente o mapeamento está para o campo 110. O campo CORPO_NAME é apenas para Entidade Coletiva quando responsável pela obra.

Dei uma olhada, tem outra coisa que impede o controle do campo 260$b pelo a autoridade CORPO_NAME. Esse subcampo é mapeado na base de dados do Koha. Então, pode ser um dos motivos de conflito

Há duas opções para controlar a entrada de Editoras:

  1. Criar uma lista de Valores Autorizados. (Módulo Administração > Valores autorizados > +Nova Categoria > Crie uma categoria para editoras; em seguida, insira nessa nova categoria os valores, que no caso são as editoras)

  2. Criar uma autoridade. (Módulo Administração > Tipos de autoridades > +Novo tipo de autoridade; Preencher com 260 o campo Campo de Autoridade para cópia:

Olá Ingrid, bom dia!

Criei uma nova autoridade através do caminho (administração > tipo de autoridades). Consegui alterar a tabela, mas na hora de salvar o campo da um erro. Eu não consegui tirar o cadeado do campo 260 a, eu não sei se o erro é por isso.
Outra coisa. Teria como eu copiar os dados do CORPO_NAME para a nova tabela?

Boa tarde, Elisangela

Dei uma olhada no Fórum internacional e encontrei uma pessoa com o mesmo problema.
Infelizmente, não tem solução. De acordo com o pessoal, não é possível utilizar o Marc Autoridades para fazer o controle de editoras no subcampo 260$b, porque ele não tem essa função. Eles recomendam para controle de os campos 710.

Deixo aqui o link para o Fórum Internacional com o problema, a ponderação sobre o uso do Marc Autoridades e a solução: [Koha] Authority controlled fields for publisher

A solução dada pela comunidade internacional é utilizar um plugin do subcampo 260$b. Esse plugin não faz o controle dos termos, mas ajuda bastante, porque ele se baseia no que já foi incluído.

Esse plugin já é nativo desde a versão 20.05. Se sua versão for anterior, sugiro atualizar a versão!

Como ativar o plugin:
Módulo Administração > Planilhas Bibliográficas > Seleciona a planilha > Ações > Estrutura MARC > Vá ao campo 260 > Ações> Editar subcampo > Vá ao subcampo b > Outras opções: (escolha uma) > Plugin > Selecione marc21_field_260b.pl > Salvar alterações

Pronto! Seu plugin estará funcionando.

2 curtidas