Indexação OASIS BR e atualização de dados

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém saberia me auxiliar com uma pequena dúvida. Os artigos anexados no OASIS BR aparecem no periódicos capes, correto? Como posso verificar se todos os dados da revista estão corretos no OASIS e garantir que os artigos publicados serão indexados no OASIS. Consigo achar artigos antigos da revista, mas não os publicados neste ano de 2026.

Agradecerei qualquer informação. Estou me empenhando para entender melhor os indexadores.

1 curtida

Oi! Essa dúvida aparece bastante e acho que o primeiro passo é separar duas coisas que às vezes acabam sendo tratadas como se fossem uma só.

O Oasisbr e o Portal de Periódicos CAPES não são a mesma base. O Portal CAPES pode até listar o Oasisbr entre seus recursos de informação, mas isso não quer dizer que tudo o que está no Oasisbr passe a aparecer automaticamente no Portal como se fosse a mesma indexação. São ambientes diferentes, com objetivos e funcionamento diferentes.

No caso do Oasisbr, a coleta ocorre por interoperabilidade, em geral via OAI-PMH. Ou seja, o sistema colhe os metadados diretamente da fonte de origem, desde que essa fonte esteja expondo os registros corretamente. Para revistas científicas, isso passa por ter o OAI-PMH ativo e por disponibilizar metadados em Dublin Core, ou em esquema compatível.

Então, para verificar se a revista está realmente “com a porta aberta” para indexadores e agregadores, eu começaria por estes pontos:

a) conferir se a revista está acessível normalmente no navegador;
b) testar a URL OAI da revista, que no OJS costuma ser o endereço da revista com /oai ao final;
c) verificar se essa interface responde corretamente aos verbos principais, como Identify, ListMetadataFormats e ListRecords.

Se o ListRecords retornar registros, isso já é um bom sinal de que os metadados estão sendo expostos para coleta.

Um exemplo simples:

Se a revista estiver em:
revista.exemplo.br/index.php/revista

O endpoint OAI geralmente será:
revista.exemplo.br/index.php/revista/oai

E uma consulta de teste pode ser algo como:
revista.exemplo.br/index.php/revista/oai?verb=ListRecords&metadataPrefix=oai_dc

Se a revista estiver expondo os registros corretamente, essa URL deve retornar um XML com os metadados dos itens disponíveis para coleta.

Numa checagem mais prática, eu olharia especialmente para isto:

a) se os fascículos e artigos de 2026 estão de fato publicados e não apenas cadastrados no sistema;
b) se esses artigos aparecem no OAI, por exemplo em ListRecords ou GetRecord;
c) se os metadados básicos estão preenchidos, como título, autoria, resumo, palavras-chave, idioma, data e identificador/URL;
d) se a página do artigo e o PDF estão públicos, sem bloqueio de acesso.

Isso é importante porque o Oasisbr colhe os metadados da fonte de origem, mas a responsabilidade pela qualidade e pela exposição correta desses dados continua sendo da própria revista ou instituição.

Sobre os artigos antigos aparecerem e os de 2026 ainda não, algumas hipóteses comuns são:

a) os artigos novos ainda não estão sendo expostos corretamente no OAI;
b) houve alguma mudança recente no site, no OJS ou na configuração do periódico;
c) os registros de 2026 ainda não foram colhidos na atualização do agregador;
d) os metadados desses artigos estão incompletos, inconsistentes ou com algum campo que impede a coleta adequada.

Então, como primeiro teste, eu abriria a URL OAI da revista e tentaria localizar por ali os artigos de 2026. Se eles não aparecerem no OAI, o problema provavelmente está na exposição dos metadados na própria revista. Se aparecerem, isso já mostra que a fonte está acessível tecnicamente e pode ser apenas uma questão de tempo de coleta do agregador.

E, se a dúvida for sobre entrada ou permanência da revista no Oasisbr, também vale conferir os demais critérios informados pelo próprio sistema para revistas científicas, como os requisitos de interoperabilidade, metadados e vinculação a diretórios e indexadores aceitos. Qualquer problema, recomendo que você entre diretamente em contato com a equipe do portal OasisBr para mais informações.

1 curtida