Sobre configurações de emails - Dúvidas e possíveis problemas

Prezado(s), olá!

Na versão OJS 3.1.2.4 estamos tendo alguns dúvidas e problemas com as configurações de emails:

Dúvida 1: Verificamos que só alguns emails permitem a escolha pela inserção de cópia para um email principal (por exemplo, no email de designação, no início do fluxo editorial, não é permitido escolher o envio de cópia para algum email principal). É possível ter alguma habilitação administrativa onde possamos selecionar que todos os emails enviados pelo sistema sejam colocados em cópia para um contato principal? Estão habilitadas todas as opções de envio em “Perfil/Notificações”, mas estas opções não abrangem todos os envios.

Dúvida 2: Qual é a função da “chave de email” na criação de novos emails? (função exclusiva de identificação e/ou função de vínculo à algum processo?)

Dúvida 3: Como conseguimos vincular um novo modelo de email criado à certo processo do sistema? (Há opções de envios de emails em que conseguimos fazer uma escolha na listagem pré-definida, mas há outros processos de envio restritos, como os emails de nova publicação). Neste caso, gostaríamos de saber também como vincular novos emails a estes comados de emails restritos.

Problema 1: Gostaríamos de customizar nossos emails, mas ao editar os emails há algumas (não todas) linguagens em html que não funcionam ao enviarmos após a edição, por mais que mantenhamos os caracteres anteriores do modelo tal como são (seja mantendo o html já existente ou copiando e colocando conforme modelo).

Problema 2: Embora tenhamos a opção de editar e salvar em modelos de emails, o salvamento não funciona em alguns casos. Além disso, já editamos ou criamos emails, eles foram salvos, conferidos e depois eles não apareceram mais, apenas as chaves foram realmente salvas (emails ficaram em branco).

Problema 3: Fizemos a edição de modelo de email de chave “Publish_Notify”, mas este email editado não foi enviado, mas sim um email que não encontramos nos modelos, como se alguns modelos de emails não nos aparecessem (nem mudando idiomas). Exemplo: Título do email recebido pela revista em email pessoal: “New notification…” Texto contém: “An issue has been published”. Este email enviado pelo sistema e que não encontramos nos modelos também não era o texto original do modelo que foi editado nessa chave.

Problema 4: Muitos diferentes idiomas estão aparecendo em nossa listagem de modelos de emails, por mais que trabalhemos apenas com dois idiomas selecionados nas configurações.

(Desculpem a concentração de informações em um único tópico, mas ainda estou entendendo o fórum e acredito que os assuntos estejam relacionados.)

Muito obrigada!!

1 curtida

Oi, @simonymarins!

Estamos estudando aqui para poder responder suas dúvidas! Em breve esperamos ter novidades.

Obrigado!

1 curtida

@simonymarins, voltamos com as respostas! Desculpe a demora, mas tinhamos bastante coisa para estudar!

Dúvida 1: Verificamos que só alguns e-mails permitem a escolha pela inserção de cópia para um e-mail principal (por exemplo, no e-mail de designação, no início do fluxo editorial, não é permitido escolher o envio de cópia para algum e-mail principal). É possível ter alguma habilitação administrativa onde possamos selecionar que todos os e-mails enviados pelo sistema sejam colocados em cópia para um contato principal? Estão habilitadas todas as opções de envio em "Perfil/Notificações", mas estas opções não abrangem todos os envios.

Resposta: Nas versões 3.X  não tem mais opção de envio de cc ou bcc nos modelos de e-mail. É até uma solicitação que segue em fase de análise e implementação por parte da PKP. Você pode consultar mais informações aqui (conteúdo em inglês): https://github.com/pkp/pkp-lib/issues/743

A PKP sugere que por enquanto seja utilizada a função Discussão nas submissões para armazenamento de comunicações enviadas aos participantes (inclusive para envio de anexos).

Dúvida 2: Qual é a função da "chave de e-mail" na criação de novos e-mails? (função exclusiva de identificação e/ou função de vínculo a algum processo?)

Resposta: A chave de e-mail serve para identificar o e-mail unicamente dentro dos outros modelos existentes. Até onde sabemos, a função Adicionar um modelo trata APENAS do uso para notificar/designar um participante a uma submissão. Os e-mails pré-existentes da plataforma são os únicos que são utilizados para comunicação com os usuários do sistema. Dessa forma, caso a ideia seja refazer um e-mail ou mudar completamente o texto, o usuário deve escolher um modelo de e-mail já existente e fazer as alterações desejadas, mas com todo o cuidado para evitar que as chaves de banco sejam alteradas ou excluídas.

Dúvida 3: Como conseguimos vincular um novo modelo de e-mail criado à certo processo do sistema? (Há opções de envios de e-mails em que conseguimos fazer uma escolha na listagem pré-definida, mas há outros processos de envio restritos, como os e-mails de nova publicação). Neste caso, gostaríamos de saber também como vincular novos e-mails a estes comandos de e-mails restritos.

Resposta: Isso aqui entra exatamente no que falamos anteriormente, não é possível criar novos e-mails, como o sistema induz a pensar. O que pode ser feito é alterar um modelo já existente. Usar as chaves de banco do modelo e trabalhar um novo texto.

Problema 1: Gostaríamos de customizar nossos e-mails, mas ao editar os e-mails há algumas (não todas) linguagens em html que não funcionam ao enviarmos após a edição, por mais que mantenhamos os caracteres anteriores do modelo tal como são (seja mantendo o html já existente ou copiando e colocando conforme modelo).

Resposta: Acredito que esse bug está relacionado com a diretiva allowed_html localizada no arquivo de config.inc. Essa diretiva permite a inserção de tags HTML nos campos que permitem HTML restrito.
Verifique quais são as tags htmls que estão sendo inseridas no modelo de e-mail e peça ao administrador do sistema para adicioná-las essas  tags na diretiva allowed_html. No fórum do Ibict tem uma questão parecida com essa:
https://forum.ibict.br/t/falha-na-exibicao-de-noticias/3322

Problema 2: Embora tenhamos a opção de editar e salvar em modelos de e-mails, o salvamento não funciona em alguns casos. Além disso, já editamos ou criamos e-mails, eles foram salvos, conferidos e depois eles não apareceram mais, apenas as chaves foram realmente salvas (e-mails ficaram em branco).

Resposta: Não achamos mais informações que pudéssemos nos basear para a resposta completa. Achamos que  talvez isso tenha a ver com os idiomas que a revista tem configurado como formulários, interface e etc. Se a edição for feita no idioma principal, é necessário fazer também nos idiomas secundários. É possível que isso também tenha a ver com backup automático, se isso estiver configurado. Se puder dar mais informações sobre isso, verificar com a TI os logs quando verificar que as edições sumiram.

Problema 3: Fizemos a edição de modelo de e-mail de chave "Publish_Notify", mas este e-mail editado não foi enviado, mas sim um e-mail que não encontramos nos modelos, como se alguns modelos de e-mails não nos aparecessem (nem mudando idiomas). Exemplo: Título do e-mail recebido pela revista em e-mail pessoal: "New notification..." Texto contém: "An issue has been published". Este e-mail enviado pelo sistema e que não encontramos nos modelos também não era o texto original do modelo que foi editado nessa chave.

Resposta: A interface de Editor/Gerente nessa área de e-mails é bem básica. É mais fácil pedir que o pessoal da TI faça as verificações no banco de dados, quem sabe até restaurar para o padrão original, assim vocês podem fazer as customizações um a um e acompanhar a evolução e logs. Daí seria possível determinar mais facilmente onde acontecem os erros. Tem essa documentação da PKP para os administradores: https://docs.pkp.sfu.ca/dev/documentation/en/email-templates

Nesse outro link é possível acompanhar o desenvolvimento de atividades relacionadas às funcionalidades de e-mails do OJS: https://github.com/pkp/pkp-lib/projects/10

Problema 4: Muitos diferentes idiomas estão aparecendo em nossa listagem de modelos de e-mails, por mais que trabalhemos apenas com dois idiomas selecionados nas configurações.

Resposta: Esse problema provavelmente está  vinculado às atualizações realizadas no OJS. Temos que verificar no banco de dados essas entradas de idiomas que não fazem parte dos idiomas da revista, a fim de removê-las. Porém, esse procedimento tem que ser realizado em um ambiente de teste/homologação antes de ser executado na produção.