Upgrade 3.1.2.4 para 3.2.0-2 e 3.2.0-3

Bom dia pessoal,
Tenho a versão 3.1.2.4 instalada e funcionando perfeitamente no seguinte ambiente:
Apach3 2.4 + PHP-7.3 + FreeBSD + PortgreSQL 9

Estou tentando migrar para as versão atual 3.2.0-3 e tenho encontrado múltiplos erros durante a migração.

  • Se tento migrar diretamente para a versão 3.2.0.3 “todos os artigos e autores desaparecem” e são migrados apenas os dados das revistas, como regras artigos completos submetidos em aba separada, etc

  • Se tento migrar usando a versão 3.2.0.2 “todos os autores desaparecem” mas os artigos e PDF são migrados corretamente.

Andei pesquisando exaustivamente sobre a solução, para que os autores reapareçam corretamente, tendo encontrado esta “solução, que para meu entender é surreal”. Tenho uma infinidade de artigos publicados, nas várias revistas que publicamos. Não dá para lançar nova versão “um a um” de cada artigo, não tem como!!!

Alguém saberia como posso migrar, sem perdas de dados da versão anterior para a nova versão?
Att
Augusto Torres

Seguem alguns prints para melhor documentar.

Olá @Augusto_Torres,

Eu encontrei relatos de pessoas como uma série de dificuldades em relação as versões 3.2.x do OJS, principalmente em relação a migração para esta versão.

O @Adriano_Jose também está enfrentando vários problemas (dados, funcionalidades etc) pós migração. Ele também está utilizando o banco PostgreSQL

Sugiro, caso possível, aguarde que o PKP lance uma versão mais atualizada.

Olá @Augusto_Torres

Você poderia verificar se este seu problema é similar a este relatado no Community Forum da PKP?

Caso não seja, se importaria de criar lá um post com estas suas telas e descrição de ambiente? Isso nos ajudaria a resolver mais rapidamente.
Uma outra alternativa, seria criar uma issue no repositório oficial do GitHub da PKP Issues · pkp/pkp-lib · GitHub relatando sua dificuldade e também subindo as telas de exemplo.

Abraços
Israel Cefrin
Public Knowledge Project Team

Boa tarde @diegojmacedo / @israelcefrin,

Eu já havia criado duas solicitações junto ao fórum da PKP solicitando ajuda para resolução dos problemas encontrados.
Inicialmente criei uma solicitação[1], pois imaginava ser um problemas pontual, apenas de pequenas alterações no sql, ou ainda falhas na migração de uma tipificação de campo para outra. Sendo que após algumas trocas de conversas o suporte “@asmecher” da PKP me sugeriu abrir uma nova solicitação[2] pois o assunto já havia modificado do no correr da conversa. Finalmente, o mesmo abandonou a conversa e não tive mais retorno com as solicitações.

Caro @diegojmacedo , farei o que me sugere, esperando uma nova versão (tomara que uma versão decente) pois acredito que atualmente as novas versões do OJS “ainda não estão prontas” para produção. Inclusive o @Adriano_Jose me passou algumas dicas para correção de erros durante a instalação, mas infelizmente não resolveram minha necessidade.

[1] DB ERROR value too long for type character varying(64) - Software Support - PKP Community Forum

[2] Loss of all of articles upgrading ojs-3.1.2.4 to ojs-3.2.0-3 - Software Support - PKP Community Forum

Caro @israelcefrin, vou dar uma pesquisada no link que me enviou, mas acredito já ter passado por ele também.

Sou utilizador do OJS desde 2002, quando fui apresentado à plataforma por um curso que fiz ministrado por disseminadores do IBICT.
Tenho observado que a qualidade do software caiu bastante, principalmente pela reestruturação gigantesca que estão acontecendo nos códigos. Também muitas outras ferramentas que não existiam nas versões anteriores, estão aos poucos sendo implementada como padrão, exemplificando a massificação para uso do DOI e ORCID

Tem horas que é necessário apenas sentar e ficar observando a paisagem, até que as coisas se arrumem.

Atenciosamente
Augusto Torres
Analista de Suporte Computacional
CLE - UNICAMP

Olá @Augusto_Torres

Eu lhe recomendaria que colocasse seu último progresso em relação à tentativa de upgrade no post [2] e, caso tenha, algum log do status da aplicação/DB que possa ter influenciado no insucesso.
Como é um banco postgres acredito que mais gente possa estar passando pela mesma experiência que você e poderemos ter contribuições com a possivel tentativa de outros também.

Um abraço
Israel

1 curtida

Boa tarde pessoal,
Domingão de pandemia também é dia de trabalhar, já que não dá para chamar a galera para um churrasco :grinning:

Consegui finalmente migrar da versão 3.1.2.4 para a nova versão 3.2.1.0 (saindo do forno) usando o banco de dados PostgreSQL, sendo que os problemas estavam relacionados como migrações de tabelas incorretas (mudança gigantesca pos sinal).

Na última semana fiz uma migração de OJS-3.1.2.2 para a versão OJS-3.2.0-3 que usa o Mysql e ocorreu sem necessidade de qualquer ajuste.

Recebi uma ajuda gigantesca do Alec Smecher (PKP Staff)

Os detalhes estão nesta thread:
https://forum.pkp.sfu.ca/t/re-pkp-community-forum-questions-solved-some-contributor-list-articles-disappear-after-upgrading-from-ojs-3-1-2-4-to-3-2-0-2/61257/5

Obrigado pela ajuda
Abraços
Augusto Torres

3 curtidas