Veificação de Atualização Módulos Perl

Olá Pessoal, Sou Bibliotecário do Sorriso Colégio e Curso, Localizado no Sertão de Pernambuco.
Venho por esta Mensagem solicitar a ajuda de amigos e amigas para que me deem uma solução sobre a instalação do Koha na Biblioteca que administro.

Estou instalando o sistema Koha na biblioteca, porem apareceu no sistema de instalação web que devo Verificar as Dependências do Perl em que aparece a Mensagem Gd: Barcode: Qrcode como obrigatórias. Gostaria de uma ajuda daqui dos colegas a respeito de como devo proceder.

1 curtida

Olá, seja bem-vindo ao fórum!

Recentemente tivemos uma discussão bem parecida aqui no fórum, envolvendo exatamente esse mesmo problema com a dependência GD::Barcode::QRcode durante a instalação web do Koha (Instalar módulos - #13 por Marcio_Vasconcellos). Minha sugestão é seguir os mesmos passos:

O GD::Barcode::QRcode é um módulo Perl com dependências nativas. Você pode tentar primeiro instalar via apt, que costuma resolver as dependências corretamente no Debian/Ubuntu:

sudo apt update
sudo apt install libgd-barcode-perl libgd-dev

Se ainda assim não reconhecer, vale verificar a versão instalada com:

perl -MGD::Barcode::QRcode -e 'print $GD::Barcode::QRcode::VERSION'

Em último caso, dá para instalar via CPAN (o repositório oficial de módulos Perl), mas garantindo antes que os pacotes de compilação e bibliotecas do sistema estejam instalados (build-essential, make, libgd-dev, etc.). Depois disso, basta rodar novamente a verificação de dependências no instalador web do Koha.

Vale lembrar que instalar via CPAN não resolve dependências do sistema. Por isso, no Koha, o recomendado é tentar primeiro os pacotes lib*-perl via apt e recorrer ao CPAN apenas quando não houver alternativa.

Aproveitando, fiquei curiosa e vi que existe inclusive um bug report oficial no Koha relacionado a essa dependência, que já está em investigação pela comunidade. A tendência é que, em versões futuras, novas instalações não passem mais por esse problema específico.

Por enquanto, porém, a alternativa tem sido mesmo realizar a instalação manual do módulo, garantindo antes que todas as dependências de sistema estejam corretamente instaladas.

2 curtidas

Muito Obrigado, Mas instalei no sistema Linux. Mas repassei ao setor de TI essa sua observação

Oi Rebeca, o TI da escola que trabalho verificou todos os comandos, porém, Estão atualizados mas não sai da mesma pagina
O que faço?

Para que seja possível identificar a causa do problema, é indispensável ter acesso a algum log de erro do Koha. Sem mensagens de erro registradas nos logs, infelizmente não há como diagnosticar o que está acontecendo, pois o comportamento pode ter diversas origens (dependências ausentes, erro de configuração, permissões, etc.).

Peço, por gentileza, que verifiquem e compartilhem os logs relacionados ao momento em que o erro ocorre. Em geral, eles podem ser encontrados em:

• Logs do Koha:
    /var/log/koha/<nome_da_instancia>/

• koha-error.log
    • intranet-error.log
    • opac-error.log
  • Log do Apache (caso seja erro de servidor web):
    /var/log/apache2/error.log

Após reproduzir o erro, o ideal é verificar esses arquivos e copiar as mensagens mais recentes que apareçam como ERROR ou WARN.

Com essas informações, poderemos analisar o problema e pensar numa solução.

Fico no aguardo dos logs para poder ajudar melhor.

qual seria a linha de comando para excluir tudo que foi instalado?
porque eu poderia desinstalar e começar tudo novamente,

Se a senhora puder também me passar as linhas de comandos sem erros também poderia testar de outra forma.

Oi @Sorriso

Primeiro, tenho que deixar claro que não existe um comando universal que funcione da mesma forma para todas as instalações. Cada ambiente é diferente (versão do sistema operacional, versão do Koha, repositórios configurados, permissões, histórico de pacotes já instalados, etc.), então não há como indicar comandos exatos sem conhecer o estado atual do seu servidor.

Antes de tentar desinstalar e reinstalar o Koha, recomendo identificar qual erro está sendo registrado nos logs. Na resposta anterior, informei a provável localização dos arquivos de log; sem essas informações, não é possível saber exatamente o que está acontecendo.

Para a análise dos erros e dos logs, o ideal é contar com o apoio de um profissional de TI ou administrador de sistemas, pois a leitura e interpretação dos logs do Koha e dos serviços associados dependem diretamente do ambiente e das configurações do servidor.

Sobre a desinstalação, posso indicar alguns comandos gerais, mas novamente, não há como informar um comando exato, pois isso depende de como o Koha foi instalado e do estado atual do sistema.

Em uma instalação padrão via repositório (como em Debian/Ubuntu), a desinstalação do Koha envolve a remoção dos pacotes do Koha e da instância criada. No entanto, não é recomendável tentar remover todos os pacotes Perl do sistema, pois o Perl faz parte das dependências básicas do próprio sistema operacional, e essa ação pode causar falhas graves ou até inutilizar o servidor.

Na maioria dos casos, reinstalar sem identificar o erro não resolve o problema, pois a causa permanece. Por isso, reforço que o passo mais importante neste momento é verificar os logs de erro, que indicarão exatamente qual dependência está falhando ou qual configuração precisa ser ajustada.

1 curtida