Como alterar, adicionar ou excluir campos que serão exibidos na página do item completo?

Olá Boa tarde!!

Como parte da minha personalização do DSpace 7.6, alterei o submisson-forms.xml colocando mais campos que eu desejo, utilizei dos padrões Dublin Core que o DSpace aceita, entretanto pelo fato de ter sido adicionado inúmeros campos existem informações que estão sendo sobrepostas, não salvando os outros metadados inseridos durante o processo de submissão dentro da página dos itens.

OBS: Utilizei a estrutura tradicional da pagina um e dois do DSpace sem criar algo personalizado, pode ser esse o problema?? E não criei esses campos adicionais dentro da lista de metadados padrão do DSpace.

Contudo segue os tópicos a serem respondidos
• Como alterar esses nomes que aparecem na pagina do item completo??

• quais as modificações que posso fazer para conseguir vincular esses campos adicionais de metadados com o documento??

• como alterar a ordem de como eles aparecem na aba de pagina do item completo??

pasta contendo o submission-forms.xml e item-submisson.xml

1 curtida

Quem puder ajudar, ficarei muito agradecido!!

Olá bom dia,

Esses inúmeros novos campos que você adicionou no formulário padrão foram cadastrados seus metadados na interface em Menu de Administração > Registros > Metadados?

Aqui (Formulário padronizado do item na coleção) nós descrevemos o passo a passo para cadastrar novos metadados Dublin Core e como criar um formulário customizado para determinada coleção. Assim é possível vincular que os itens de uma coleção possuam esses novos metadados.

Sobre a página do item completo, os metadados aparecem em ordem alfabética.
A página é definida no arquivo “full-item-page.component.html” do front-end localizado em: sua-instalacao-dspace-angular/src/app/item-page/full/full-item-page.component.html

3 curtidas

Oi Boa tarde @mirelecosta !

• Então, em relação aos metadados, por exemplo, eu preciso inserir de 4 a 5 datas nos documentos. Porém, pelos metadados Dublin Core, ele me disponibiliza 7 tipos de “element date” e destes apenas 6 possuem um Qualifier com suas respectivas descrições que nem todos me atenderiam. A minha dúvida seria se eu posso criar algo, por exemplo: (Element - date) (Qualifier - data_aprovação), que me possibilitaria criar um metadado adicional personalizado. Ou para personalizar, eu devo apenas modificar o scope note, por exemplo, do metadado → (Elemento - date; Qualifier - copyright), alterando de “Date of copyright” para → "Data de Aprovação…?

• Em relação ao HTML especificado, os metadados são exibidos dentro de um loop *ngFor, que itera sobre a variável metadata$ | async. Esta variável parece ser um objeto Observable que contém os metadados do item. Isso significa que, para cada entrada de metadados (mdEntry) no objeto metadata$, você está extraindo sua chave (mdEntry.key) e seu valor (mdValue.value). No entanto, onde posso encontrar esse metadata$ que eu acredito que me possibilitaria personalizar para ficar personalizado desse jeito:

image

E caso minha primeira pergunta for positiva, isso me possibilitaria adicionar ou remover metadados da página completa?

Olá!

Sobre os metadados, você pode criar os seus sem problema (element: date, qualifier: aprovacao), (element: date, qualifier: outra_data) e assim por diante.

Para você ocultar campos o DSpace já tem uma opção nativa no back-end para isso.
Pode verificar como configura nessa linha:
https://github.com/DSpace/DSpace/blob/main/dspace/config/dspace.cfg#L974

Sugiro você adicionar as modificações do dspace.cfg no local.cfg

2 curtidas

Olá @G2Martins

A ideia do metadado dc.date é associar um período de tempo do recurso informacional. Desta forma, a Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) apoia a inovação no design de metadados. No entanto, referente ao dc.date possui algumas sugestões, sendo elas:

Caso não atenda sua demanda, uma opção/solução é realmente a que você indicou, sendo:

*dc.date.alteracao = Data de alteração
*dc.date.aprovacao = Data de aprovação
*dc.date.revogacao = Data de revogação

Visto que desta forma seria mais adequado ao sistema de informação da sua instituição. Lembrando que essas alterações devem ser registradas e documentadas para posteriores gestores e possíveis atualizações do software.

1 curtida

Entendi @thiago-rodrigues muito obrigado pela sua contribuição será de grande ajuda!!
Fiquei apenas com uma dúvida sobre o que você mencionou em relação ao ocultamento dos campos do DSpace. Quando você mencionou ocultar, estava se referindo a remover os campos que normalmente aparecem na página por padrão e mostrar apenas o que foi capturado pelo formulário de submissão do item?

Entendi @Fernandopereira , essas criações de metadados adicionais eles se aplicam a todos os tipos de elements (contributor, identifier, description,…)?? ou existem exceções ??

Porém, no meu caso ao tentar adicionar o metadado exemplificado acima dentro do painel Admin do meu DSpace e alterar no submission-forms.xml o campo para o metadado que eu criei, ele me apresenta um erro na hora de enviar o formulário de item dentro do DSpace , estava acreditando que seria pelo fato de não poder adicionar metadados adicionais.

Estamos fazendo a documentação de tudo, só essa parte dos metadados que está um pouco travada por conta dos teste

Olá @G2Martins o erro ocorre ao clicar em depositar o item?

1 curtida

Olá @mirelecosta
O erro eu acabei de identificar, ao tentar criar um metadado de identificador, e preencher o formulário de submissão ele apresentava um erro, como se existissem campos obrigatórios a serem preenchidos.

Agora ao criar um campo de “description” ele aceita e me permite inserir o item a coleção

OBS: Fiz os testes separadamente retirando e colocando o respectivo metadado adicional

Olá bom dia,

Poderia enviar um print com o erro para podermos entender melhor o problema.

1 curtida

Ola @mirelecosta !

Ele aparece no canto superior direito, como se houvesse algum campo obrigatório a ser preenchido

Porém, esse erro está aparecendo após eu criar o metadado do tipo “identifier” , alterar no submissions-forms.xml, subo a aplicação e tento enviar um novo item dentro de uma coleção teste.

@G2Martins pelo que verifiquei o problema não é o seu formulário, mas um bug na versão 7.6
Conforme a documentação da mantenedora do DSpace foi corrigido na versão 7.6.1: Release Notes - DSpace 7.x Documentation - LYRASIS Wiki
Fiz alguns testes com a versão 7.6 e apareceu realmente o mesmo erro ao depositar. Com a versão 7.6.1 o depósito ocorreu sem problemas. Verifiquei também que nas versões 7.4 e 7.5 os depósitos ocorrem corretamente.

2 curtidas

@mirelecosta Muito Obrigado de verdade pela sua ajuda e agradeço também ao @thiago-rodrigues e ao @Fernandopereira, vou realizar o upgrade do DSpace para essa nova versão!!

• Minha última dúvida ainda reside na maneira de modificar os campos dos títulos dos metadados na seção da página completa dos itens, além de alterar a ordem em que são exibidos. Por exemplo:

• “dc.contributor.author” para → “Autor”
• “dc.date.issued” para → “Data do documento”

E assim por diante.

• Anteriormente, você me orientou a localizar o arquivo nos diretórios “dspace-angular/src/app/item-page/full/full-item-page.component.html”. Entretanto, ao analisar o código, entendi que há uma busca por um objeto criado, o qual contém os metadados inseridos através do formulário de submissão e realiza a listagem dos mesmos, correto? Contudo, não consegui encontrar exatamente como a ordem é organizada ou como é feito o tratamento desses metadados. Por exemplo, ao receber “dc.contributor.author”, ele me retorna X…?

Existe alguma maneira de aplicar um pipe a esses metadados que me permita realizar esse tratamento, conforme mencionado no início do texto?

Exemplo Visual:
image