Como deixar e-mails exclusivos das revistas no OJS?

Administro um portal com 14 periódicos, cada uma com seu e-mail próprio, contudo quando os enviamos mensagens através do OJS, os avaliadores as recebem com o e-mail ojsuern@gmail.com, que foi criado quando instalamos o sistema em nosso servidor. Como faço para alterar no sistema, para que fique o e-mail de cada revista??

Não deixa.

Salvo engano, não existe configuração na documentação oficial que destaque a possibilidade de usar emails diferentes por revistas. Você pode, no máximo, usar um SMTP pra enviar mensagens a partir de um endereço diferente daquele usado pelo servidor.

1 curtida

Penso que existe, pois já vi em alguns portais.
Temos 14 revistas no sistema, e quando os editores entram em contato com os avaliadores, os avaliadores recebem os emails que está cadastrado no nosso portal.

Muito bem. Com base na documentação oficial eu afirmo que não é possível. E reafirmo também porque é isso que diz a equipe de desenvolvimento do sistema (veja aqui).

O arquivo de configuração (config.inc.php), local onde se configura a maneira pela qual o OJS envia emails, é único para o portal, e todas as publicações gerenciadas pelo portal compartilham este arquivo de configuração. Em suma, a configuração do SMTP é única, e não pode ser feita para cada portal hospedado.

Uma forma de conseguir personalização total é vc instalar uma instância separada do OJS para cada revista, mas esse não é o comportamento padrão da aplicação, ok? Como no seu caso, não seria razoável exigir que a equipe de suporte desse manutenção em 14 instalações individuais do OJS quando poderia cuidar de uma só pra todas elas. Imagine ter que realizar o procedimento de atualização para 14 instalações diferentes? Banco de dados, arquivos, configurações específicas… Pois é…

De qualquer modo, já que vc diz que já viu isso funcionando, por favor, indique o periódico que opera dessa maneira e eu entrarei em contato com a equipe técnica deles para descobrir como fazem. Afinal, também tenho interesse em aprender.

Acredito que o que a @CarlaMarques gostaria de implementar (e eu também) é este processo que ocorre no Portal de Periódicos da UFSC. Ao receber um e-mail deles (pela interface, eles ainda usam a versão 2.X), o remetente vem como o endereço do periódico específico (neste caso do exemplo Anuário de Literatura), de modo que, se eu responder, irá para o e-mail da revista e não de administração do Portal. Acredito que eles tenham somente 1 instalação, pelo problema que você citou com relação à manutenção.

A imagem do e-mail enviado segue no link (não consigo inserir imagens direto aqui no fórum) envio-de-email — ImgBB

Não tenho conhecimento técnico suficiente, mas acredito que o que está em jogo não são configurações adicionais de SMTP, mas sim a definição do endereço de envio que aparecerá ao enviar o e-mail (acho, pois como disse não entendo profundamente estas questões técnicas, que isto é configurável no config.ini.php - acho que é este mesmo o arquivo).

1 curtida

Olá @CarlaMarques, em qual versão do OJS a sua revista está operando?
No OJS 2.x é possível sim configurar o sistema de forma que os emails disparados pelos usuários sejam enviados pelo remetente do usuário que disparou a mensagem. Apenas os emails automáticos, que são disparados sem a necessidade de um usuário, recebem como remetente o administrador do Portal.
No OJS 3.x o comportamento é bem diferente, dentro do que descreveu o Claudio. Ainda assim acredito que é possível reprogramar o arquivo Mail.inc para se comportar da mesma forma que a versão 2.x.

1 curtida

Considerando a ponderação do colega @marcosousa, de fato, a versão usada pela UFSC tem a capacidade de enviar emails da forma proposta no tópico. Testei a recuperação de senhas em revistas diversas e o remetente do SMTP foi diferente para cada revista, em que pese seja uma única instalação do OJS. No entanto, se a versão da aplicação a qual vcs se referem é a 2.4.8.3 (versão usada pela UFSC), então não tenho como opinar. Uso a versão mais recente, e downgrade não é uma opção.

A resposta dada pelo colega @OpenJournalSolutions implica em alterar a classe de emails do core do sistema, o que pode causar problemas na hora de atualizar: você tem que documentar isso e lembrar toda vez que precisar atualizar o sistema, de que seu Mail.inc.php foi modificado. Ou seja, você não usará mais a versão desenvolvida pela PKP, mas a sua própria versão da Mail.inc.php. Se eles alterarem algo nessa classe (ou na classe principal) e algum erro aparecer, vc vai ter que auditar até achar o problema e corrigir.

Enfim: não recomendo mexer no core da biblioteca, a não ser que vc saiba o que está fazendo.

Mais uma vez me sirvo da orientação dos desenvolvedores para afirmar que o que o tópico propõe não é possível (vide aqui). Salvo melhor juízo, continuo afirmando que, na versão mais atual do OJS (3.X) não é possível fazer isso (obviamente, se vc não considerar instalar 14 vezes o OJS, como já mencionei aqui).

Me parece que esta instalação da UFMG utiliza a versão 3.X e realiza o mesmo procedimento que a da UFSC que eu havia mencionado.

https://periodicos.ufmg.br/

Olhe, vcs podem tentar desabilitar o SMTP no arquivo de configuração e mudar o email de contato principal na configuração específica da revista (esse é o comportamento do OJS da UFMG), mas aqui pra mim não funcionou. Quando eu seto o SMTP Off, ele usa o email do servidor, assim como o manual especifica.

Como eles estão usando a 3.1.1.4, creio que isso deve ter decorrido de uma alteração/personalização no sistema, afinal, eles usam até um tema específico. Novamente, eu não recomendo que alterem nada no core do sistema sem conhecer. Há risco, e pode causar problema no futuro.

1 curtida

Acredito então que tenham alterado no core do sistema mesmo, @marcosousa.
O OJS é um software aberto justamente para permitir modificações e contribuições que melhorem a utilização do sistema.
Nós temos programadores dedicados exclusivamente a customizar o OJS para os editores que atendemos.
Se desejar pode solicitar um orçamento conosco para realizar esta modificação no seu Portal.

1 curtida

Gostaria de saber onde faço a alteração, seria nas configurações? por gentileza me oriente. Grata.