Configuração de DOI para publicação Ahead of Print

Bom dia!

Para publicações Ahead of Print estamos ocultando no OJS as informações de volume, número e ano quando incluímos uma nova edição. Assim, os DOIs dos artigos agendados para uma edição específica assumem as informações de volume e número. Se informarmos v. 0 e n. 0 para todos os números de uma revista quadrimestral, por exemplo, quando os artigos forem agendados essa configuração irá compor o DOI, o que não nos parece correto.

Além disso, um de nossos editores questionou se há possibilidade de gerar o DOI só quando fecharmos uma edição específica. Desconhecemos essa possibilidade, visto que o DOI aparece quando o artigo é agendado. A intenção dele é publicar artigos Ahead of Print e depois agendá-los para números distintos dentro do ano.

Há alguma orientação sobre como proceder?

Agradeço se puderem auxiliar nessa dúvida.

1 curtida

Uma vantagem do ahead of print é antecipar as citações ao artigo. Sem o DOI, isso fica mais difícil. Seria interessante pensar em um modo de o ahead of print já ter o DOI definitivo.

2 curtidas

Olá @Caren,

vou opinar com algumas sugestões porque, ao menos aqui no Brasil, ainda não existe uma metodologia estabelecida para trabalhar com Ahead of Print e pelo que pesquisei na Crossref e em fóruns, também não há nada sobre o assunto.

A primeira sugestão seria publicar os artigos Ahead of Print com DOI e depois atualizar este DOI via XML junto a Crossref.

A segunda opção é publicá-los sem DOI, como você menciona. Para isso deve-se “desconfigurar” o plugin do DOI no OJS e atribui-lo manualmente quando da publicação definitiva.

A primeira me parece a maneira mais adequada pois esse método não altera o número do DOI, não gera nova cobrança para a publicação e permite aos autores divulgarem o DOI sem se preocuparem com alterações futuras (a referência bibliográfica deverá ser atualizada mas o DOI permanecerá).

A disposição para debatermos outras opções caso surjam novas ideias.

Obrigada pelas contribuições! Também pensei em alterar o formato do DOI dessa revista, mantendo somente informações de ISSN ou nome do periódico, ano e ID. Nesse caso, excluiria-se da configuração informações de volume e número.

Com essa nova configuração, o DOI seria atribuído somente para artigos e não mais para as edições (já que com a nova configuração ele iria se repetir em razão de termos 3 números ao ano). Já poderíamos publicar AOP com o DOI definitivo e, quando fecharmos cada número, ocorreria a validação no Crossref. Autores poderim divulgar o DOI que, mesmo que ainda não tenha sido validado no Crossref até o fechamento do número, não sofrerá qualquer modificação.

Será que meu pensamento está correto?

2 curtidas

Obrigada pelas contribuições. Estamos pensando em alternativas para que o DOI do AOP já seja o definitivo.

Seu raciocínio está correto sim. Uma vez que depois de designado o DOI de um artigo não pode ser alterado a melhor opção para os AOP é mesmo utilizar um formato que identifique o artigo mas não o volume e posteriormente, depois de inseridos em um volume, atualizar somente os dados dos artigos.

Se pensarmos em mais alguma coisa ou nos depararmos com nova informação postamos aqui.

1 curtida