versão OJS 3.0 liberada

A nova versão 3.0 está liberada para atualização. Algum colega já implantou com sucesso? Algum problema ou orientação?

esta liberada sim,

fiz alguns testes aqui e a atualização foi sem problemas,

apesar de algumas falhas na tradução, alguns bugs e recursos que não foram migrados, a nova versão tem muitas melhorias.

vale a pena fazer o teste, lembrando tambem que as personalizações gráficas se perdem pois os temas na nova versao seguem uma arquitetura diferente.

Como faz para fazer Upgrade para a versão 3;0? Instalei ela em uma pasta a parte e vi que tem um visual muito bonito… mas como atualizar para uma revista já em funcionamento? Tem algum tutorial?

oi Thiago,

vc pode atualizar uma instalação existente. Basta seguir o guia em https://pkp.gitbooks.io/ojs3/content/en/upgrading.html

O procedimento é praticamente igual a atualizar entre versões 2.x

Já tentei e deu erro. Não teria como disponibilizar um tutorial ou algo parecido para pessoas como eu, que não são do TI… Aprendi a instalar vendo tutoriais na internet. Seria interessante haver um tutorial, possivelmente ilustrado, para facilitar. Pois como fica o banco de dados no MySQL, coloca o mesmo?

Visto que a plataforma 3.0 ficou com um visual formidável e logo todas revistas estarão fazendo upgrade.

oi Thiago,

como o guia original não indica mudança de base de dados, sim, o banco continua o mesmo.

não recomendaria a revista fazer a atualização por pessoal sem formação na área, mas em todo caso ficamos a disposição para auxiliar em problemas pontuais. Qual foi o erro que apareceu durante a atualização?

Oi Ronnie,

no nosso caso, quando fizemos o upgrade tivemos o seguinte erro:
ERROR: Upgrade failed: DB: Duplicate entry ‘50-3-1’ for key ‘review_rounds_submission_id_stage_id_round_pkey’.

Alguns índices se perderam, conseguimos entrar na revista, ver os artigos, mas os perfis dos usuários, principalmente o administrador não tem acesso para mexer em nada.
O pessoal do NTI seguiu as duas opções no guia, as duas deram o mesmo erro.

o script de atualização faz as modificações de versão para versão. Por exemplo, de forma simplificada, se sua instalação esta na 2.4.5, ele atualiza pra 2.4.6, depois pra 2.4.7, depois pra 2.4.8 e depois pra 3.0

entre quais versões o erro se apresentou?

no seu caso o erro acontece devido aos dados cadastrados na sua base, pois esta violando uma chave.

sugiro refazer a atualização habilitando o debug no arquivo config.inc.php, verificando quais as consultas realizadas e identificando os registros problematicos e corrigi-los (no caso, me parece que precisara apagar os duplicados, pois ele esta colocando a mesma submissao de id 50, no estagio 3 no primeiro round de avaliação)

seria interessante descobrir a origem desse erro, quem sabe é um bug do script de atualização do OJS ou então ele vem herdado de uma atualização problematica no passado.

de toda forma, as alterações realizadas diretamente no banco de dados devem ser feitas com extrema cautela e dominio do que esta sendo feito.

Boa tarde eu instalei a versão 3.0, mas não consigo alterar os Menus na página do site? Alguém poderia me ajudar?

Bom dia ronniebrito. Após a configuração da versão 3.0 - na página aparece o Menu. Como posso alterá-lo?

qual menu? poderia enviar um printscreen?

acessa aí cientifica.facem.com.br

entendi, vc quer adicionar itens a barra do menu de navegação
no OJS 2.x isso era possível, mas pelo que conheço essa funcionalidade não foi migrada para o OJS 3.x

:confused:

Pois é… vou instalar a versão anterior. Obrigado.

apesar da falta de algumas funcionalidade, e ainda alguns bugs, acredito que para iniciar uma revista nova o OJS3 seja mais adequado, visto que caso utilize a plataforma OJS 2.x seus usuários precisarão ter novo treinamento quando atualizares a plataforma. Além do fato de que a versao 3.x tem a usabilidade consideravelmente melhorada.

Bom dia o que poderá estar acontecendo. Criei o artigo, levantei o PDF. Mas na hora de ver no “view”. Não abre. Será que é um dos bugs?
http://cientifica.facem.com.br/index.php/revista/issue/view/1

parece q seu problema esta resolvido, sabe qual era a causa?

QUal? Pelo que o nosso técnico passou existe uma forma correta de levantar o conteúdo.

este problema que vc relata ao acessar o view do pdf:

Estou com o mesmo problema!