Erro 500 ao tentar visualizar dados do artigo

Olá!

Estou finalizando uma edição, e ao fazer a prévisualização, sempre que eu tento acessar os dados do artigo, o site me retorna o erro 500.

Eu consigo gerar a pré visualização:

Mas ao clicar no nome do artigo, o site me retorna a mensagem de erro:

O botão de PDF funciona bem e ao clicar faz o download do arquivo como deveria.

Esse erro também acontece inclusive se eu for na parte da submissão de qualquer dos artigos da edição e tentar clicar na visualização por ali. A mensagem de erro é a mesma.

Alguém sabe me dizer como consertar isso? Ou se o problema vai continuar quando a edição for publicada?

Agradeço desde já!

Olá @daniloscramin,

qual a versão do OJS?

Parece que já vi esse problema antes, porém, afeta somente a pré-visualização. Quando você publicar a edição, esse problema não acontece na edição já publicada.

Tem alguns tópicos aqui no fórum que trata sobre isso. Dê uma olhada e nos retorne:

[Correção] Artigos não aparecem na pré-visualização OJS
Metadados pré visualização de publicação - #5 por Cledione

Oi @diegojmacedo!

Obrigado pela resposta. Li as postagens, e fico mais tranquilo por saber que quando houver o lançamento, o problema sumirá.

A versão atual é a 3.3.0.2. Eu tenho uma dificuldade grande para atualizar, pois a equipe de TI não conhece o sistema e resiste a mexer, mesmo que eu peça. Mas vou tentar pedir para atualizarem para o 3.3.0.8.

Olá @daniloscramin,

Como tu já estás utilizando a versão 3.3.0-2, sugiro fortemente que a atualize pra última versão 3.3.0-8. Se você ler as notas de lançamento da versão, muitos bugs já foram corrigidos para essa versão 3.3.x. Acredito que essa atualização seja tranquila.

at.te,
Diego

1 curtida

Olá, @diegojmacedo !

Vou pedir para que seja atualizado.

Infelizmente, fiz o lançamento da edição e o erro continua a acontecer, do mesmo jeito, mesmo com a edição publicada…

@daniloscramin,

Peça para equipe de TI olhar o log interno de erro no servidor web.
Lá deve aparecer a causa raiz do problema.

@diegojmacedo

Aqui está o log que eles me forneceram:

PHP Fatal error: Uncaught Error: Class ‘SimpleXMLElement’ not found in /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/lib/vendor/seboettg/citeproc-php/src/Locale/Locale.php:60\nStack trace:\n#0 /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/lib/vendor/seboettg/citeproc-php/src/CiteProc.php(209): Seboettg\CiteProc\Locale\Locale->__construct(‘pt-BR’)\n#1 /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/lib/vendor/seboettg/citeproc-php/src/CiteProc.php(168): Seboettg\CiteProc\CiteProc->init(false)\n#2 /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/CitationStyleLanguagePlugin.inc.php(423): Seboettg\CiteProc\CiteProc->render(Array, ‘bibliography’)\n#3 /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/CitationStyleLanguagePlugin.inc.php(277): CitationStyleLanguagePlugin->getCitation(Object(Request), Object(Submission), ‘apa’, Object(Issue), Object(Publication))\n#4 /disco/www/ojs/lib/pkp/classes/plugins/HookRegistry.inc.php(107): CitationStyleLanguagePlugin->getArticleTemplateData(‘ArticleHandler:…’, Array)\n#5 in /disco/www/ojs/plugins/generic/citationStyleLanguage/lib/vendor/seboettg/citeproc-php/src/Locale/Locale.php on line 60, referer: v. 1 n. 1 (2021): Vol. 1, n. 1 da Revista Jurídica do MPAC | REVISTA JURÍDICA DO MPAC

Obrigado mais uma vez pelo apoio!

1 curtida

@diegojmacedo

Eu pesquisei o problema no google e encontrei no fórum um problema similar (OJS 3.1.0: Issue with "Citation Style Language" plugin - #3 by saidou - Software Support - PKP Community Forum).

Pelo que está no post, o problema é no Linguagem de Estilo de Citação. Desativei esse plugin e de fato deu certo, corrigiu o erro. Eu só não sei como corrigir esse plugin agora.

1 curtida

@daniloscramin,

Parece que a resolução do problema é simples, considerando o erro apresentado :

provavelmente está faltando o módulo XML na instalação do PHP.
Esse erro acontece quando o sistema tenta utilizar o plugin citationStyleLanguage, esse plugin é utilizado quando acessa as informações do artigo publicado, como está faltando esse módulo XML,o sistema quebra.

Peça para o TI instalar esse módulo na versão correta do PHP.

Como não foi informado o ambiente que está instalado o OJS no servidor, acredito que esse link possa auxiliá-los na resolução do problema.

at.te,
@diegojmacedo

1 curtida

@daniloscramin,

Sim, é referente ao Plugin de Linguagem de Estilo de Citação.
Como o XML pode ser utilizado em outras partes no OJS. Sugiro que peça para o seu suporte de TI instalar o módulo XML conforme eu orientei aqui.

1 curtida

Oi Diego!

A equipe de TI me instalou o módulo XML conforme instruído, atualizou o plugin e até o reinstalou, mas não conseguiu resolver o problema, que persiste. Será que é a compatibilidade do plugin com o OJS 3.3.0.8?

@daniloscramin ,

estranho, ainda está com o mesmo problema do erro abaixo ou é outro erro?

Geralmente quando instala os módulos corretamente do PHP, esse erro é corrigido.
Observe que deve ser instalado o módulo na mesma versão do PHP que está instalado no servidor.