Pessoal, no quesito repositório institucional. O OMP poderia ser utilizado como repositório de TCCs, Dissertações, Teses etc.? Pergunto, pois ele é mais próximo ao OJS que hoje já se usa na instituição para a publicação de revistas. Assim, o caminho para as pessoas aprenderem a usar é encurtado. Ou seria mais adequado utilizar o Dspace ou similares?
Olá @Adriano ,
O OMP até poderia ser usado para organizar TCCs, dissertações e teses, já que tem lógica parecida com o OJS e facilitaria a curva de aprendizagem. Porém, ele foi pensado para publicações editoriais (livros e monografias) e não é o mais adequado como repositório institucional.
Para essa finalidade, o mais indicado é o DSpace, pois oferece suporte nativo ao OAI-PMH, integração com a BDTD/Ibict e metadados específicos exigidos em avaliações institucionais.
Olá!
Apenas complementando, o OMP também suporta nativamente o protocolo OAI-PMH.
O uso do OMP tende a receber uma indicação mais forte quando for desejável utilizá-lo para avaliar as submissões - ele tem um sistema de avaliação similar ao OJS, ou para expor o conteúdo publicado de forma atrativa, similar ao que as editoras fazem.
Por outro lado, o DSpace é o padrão de fato no Brasil para teses e dissertações. Você poderá obter benefícios importantes ao adotá-lo.
Em repositórios institucionais, é comum que parte do conteúdo que recebe seja produzido em outros sistemas, publicados em ambientes específicos e uma cópia seja depositada no repositório. Para TCCs, dissertações e teses não sei se isso costuma ocorrer…