Atualização de Sistema

Prezados,

Atualmente o periódico o qual sou Editor utiliza a versão 2.4.2.8. A minha Universidade quando do início desta plataforma, foi criando “portais” individuais para cada revista e sendo isso realizado em diferentes servidores. Em reunião hoje com a equipe de TI da minha Universidade, eles passaram que está extremamento difícil manter as revistas da nossa universidade desta forma, pois dificulta a atualização do sistema e também quanto a proteção dos sites. A solução passada, será migrar todas as revistas para um único servidor e em um único portal. Como Editor e não técnico da área fiquei preocupado. Sendo assim, gostaria do auxílio deste fórum. Quando da migração do para um novo servidor e a união de todas as revistas para o mesmo portal posso correr risco em perder informações? Desde já agradeço a atenção.

ola @FZBR,

de uma olhada no plugin de migraçao de revistas que desenvolvemos com esta finalidade

basicamente o procedimento seria:

1 - deixar todas as instalações OJS em uma mesma versão, a 2.4.6 por exemplo.
2 - criar uma instalação para o portal
3 - instalar o plugin citado nas revistas e no portal
4 - executar o script nas revistas que deseja migrar, exportando os dados,
5 - copiar e importar os dados no portal

temos realizado a migração com resultados satisfatórios em algumas universidades e aqui no proprio IBICT tb

abs

Felipe @FZBR,

Manter vários servidores e várias instalações da plataforma gera de fato mais trabalho para equipe de TI do que manter um único Portal com todas as revistas. Por outro lado, ter todas revistas em uma única instalação também tem suas desvantagens.

Por exemplo: o cadastro de usuários será compartilhado entre todas as revistas. Um editor-gerente não poderá editar os dados de um usuário que faça parte de outras revistas que ele não gerencie. Neste caso, ganha importância o papel de um terceiro, o Administrador do Portal. Outro exemplo: ao selecionar um usuário para ser avaliador de sua revista, você verá uma listagem com todos os usuários do Portal, independente da revista que os mesmos estejam interessados.

Na parte de TI, o processo de atualização da versão da plataforma em um Portal é mais demorado e um pouco mais sujeita a problemas, devido ao volume de dados bem maior do que para uma revista individual. Mas em nossa experiência mantendo de grandes portais a muitas revistas individuais, não chega a ser algo crítico.

Enfim, existem vantagens e desvantagens. Como usuário, eu prefiro uma revista por instalação.

Sobre o risco de perder coisas, sim existe. Depende muito de como a equipe de TI vai fazer este processo. Você pode reduzir riscos solicitando que seja montando um Portal de testes antes, com uma cópia integral de todas as revistas. Assim todos editores verificam se nada faltou nesta integração e, se tudo certo, as chances de perderem algo na hora de fazer para valer fica bem menor.

abraços,
Diego

1 curtida