Atualização de versão

  • Versão do aplicativo - OJS 3.1.2.4

  • Descrição do problema

Gostaria de saber qual versão devo atualizar para poder ir para a versão 3.3 mais recente? Posso atualizar diretamente?
Eu tenho outra pergunta. Como posso transferir todos os dados de todos as revistas para uma nova instalação?
Vamos criar uma nova instalação do zero na versão mais indicada para uso.

Olá @andersonvm

Como a versão 3.3 foi lançada muito recentemente eu recomendaria que atualizasse para a versão 3.2. É provável que nas próximas semanas e com mais usuários testando a versão 3.3 ainda encontremos algum bug identificável somente em ambientes de produção. Esses bugs dificilmente impedem o funcionamento, mas exigem que você aplique um patch ou faça uma nova atualização de código.

Eu tenho outra pergunta. Como posso transferir todos os dados de todos as revistas para uma nova instalação?
Isso depende. Em que versão está o OJS de origem.
Você quer mover o histórico de fluxo de trabalho ou somente as publicações e usuários.

Abraços
Israel Cefrin
PKP Team

1 curtida

Obrigado pela atenção, @israelcefrin.

A instalação de origem é a 3.1.2-4.
Gostaria de fazer uma instalação do zero na versão 3.2.1-4, que acredito ser a versão mais recente da versão 3.2, ou você me recomenda outra?
A instalação será feita em um container Docker para que fique isolada com a versão do PHP e MySQL própria para o mesmo. Usamos, também, certificado SSL. O servidor SMTP é o do Google, pois temos contrato com a plataforma GSuit.
O objetivo é migrar tudo que está na instalação antiga para a nova instalação (histórico de fluxo de trabalho, publicações e usuários).

@andersonvm

Você vai precisar executar a atualiação da base de dados (e da pasta files_dir).
Para isso, copie a base de dados (ou faca um backup) e o mesmo para a pasta de arquivos de submissões.

Na pasta onde tiveres o OJS 3.2.1-4 instalado, acerte as configurações de banco de dados e caminho do files_dir no arquivo config.inc.php.

Agora, eu não sei como fazer isso numa instância docker, mas sei que precisas ter acesso ao terminal dela (talvez por sessão SSH) e executar:

user@docker ~/pasta_do_ojs $ php tools/upgrade.php upgrade 

Esse comando vai executar as rotinas de atualização para versão que está instalada. No fim, você pode verificar se atualizou corretamente executando:

user@docker ~/pasta_do_ojs $ php tools/upgrade.php check

Lembre-se que é preciso ter o PHP 7 como php-cli, as versões mais recentes do OJS não rodam mais com PHP5.

Um abraço
Israel Cefrin
PKP Team

Uma coisa que lembrei, temos um repositorio no Github com imagem Docker para OJS prontas.

Recomendamos até que use o docker-compose.yml que está pronto para levantar um container em segundos.

As imagens docker do OJS são atualizadas de 24 a 48 horas após o release da versão, menos nas sextas-feiras.
https://hub.docker.com/r/pkpofficial/ojs

Se você estiver trabalhando com Docker e quiser fornecer feedbacks sobre estas imagens Docker, você pode entrar em contato direto com o Marc Bria, que coordena esse projeto, pelo email institucional dele:

Marc[PONTO]Bria[ARROBA]uab[PONTO]es

Pode ser tanto em inglês quando em espanhol (ou catalão :smile: ).

Abraços
Israel Cefrin
PKP Team

1 curtida