Se você usa o OJS, alimente o sistema com o nome do autor e redeposite.
Ou você pode fazer um redeposito pelo webdeposit CrossRef - DOI Deposit Form, lembre-se de manter o mesmo nome DOI e envie novamente todas as informações do artigo, paginas, URL, autores, etc.
A única maneira de corrigir erros de DOI depositados pelo WebDeposit é redepositando os mesmos DOI e alterando apenas as informações de metadados que precisam ser corrigidas?
Bom dia, estou com um problema semelhante, mas não sou editora da revista que publicou um artigo de meu orientado de mestrado. Ocorre que eu não consegui alterar os metadados antes da publicação diretamente no site da revista. Enviei vários e-mails ao editor sem qualquer resposta e dias depois a publicação foi feita com o erro, que é na ordem dos autores e no meu nome que não aparece completo. O meu orientado é o primeiro autor e não eu, como ficou registrado. Eu sou a segunda autora pois sou a orientadora.
Eu não sei mais o que fazer, pois não há um telefone para me comunicar com a revista, somente o e-mail do próprio editor, no qual não obtenho resposta. O doi é Malhas em projetos paramétricos com superfícies complexas | Design e Tecnologia
(10.23972/det2023iss26pp119-141)
Revista: Design e Tecnologia
Autores: Fernando Franz Zauk e Janice de Freitas Pires (nesta ordem e o meu nome completo).
Se puderem me ajudar agradeço imensamente porque não sei mais o que fazer.
@janicef_pires, boa noite!
Infelizmente somente o proprietário do DOI que pode fazer as correções, nesse caso, a revista. Sugiro que procure também os Editores-Gerente do periódico, você pode consultar no próprio site da revista.
Quem fez a submissão do artigo? Essa pessoa tem acesso à submissão e pode conversar diretamente com a equipe editorial por dentro do OJS. Lembrando que, o autor que faz a submissão do artigo é responsável pelos dados de autores do trabalho. Ou seja, se o artigo foi enviado ao periódico com os dados incorretos, a chance de que seja publicado com as incongruências são altíssimas.
Obrigada, vou tentar contato por dentro do site, mas não estão me respondendo. Fui eu mesma que registrei os dados no site, mas como eu submeti, automaticamente meu nome ficou em primeiro lugar. Eu tentei mudar, mas não consegui fazer a alteração. Enviei várias vezes o pedido e não tive resposta. Só tem um editor, que não responde aos meus e-mails. Mas obrigada pelo esclarecimento.
Olá pessoal, mesmo atualizando no OJS, depositando novamente o erro continua e o lattes não puxa o nome dos autores
Alguém pode me ajudar por favor?!
Eu fazia todos os registros do DOI de forma manual pelos site da Crossref, e nuca tive problemas, no entanto, passei a usar o OJS, desde então todos os registro têm sido emitido pelo plugin da Crossref pelo OJS. Aparentemente os depósitos estão ativos e ao buscar o DOI no site da Crossref está tudo ok, mas quando o autor colocar o DOI na plataforma Lattes a sequencia de autores não aparece.
Por fim o problema parece ser na forma de interpretação do Lattes com os depósitos enviados pelos OJS.
Se alguém puder me ajudar por favor, pois nem o meu TI não sabe resolver! Estou arrependido de estar usado esse OJS!
Bom dia. Tente fazer as alterações necessárias, diretamente no site do Metadata Manager, usando o mesmo login e senha que voce utiliza para depositar o XML ao atribuir o doi dos seus artigos. https://www.crossref.org/metadatamanager/
Prezado, Ricardo, como forma de colaborar (pela minha experiência) creio que a instalação seu OJS está com problemas, já que sequer os metadados internos de citação estão indicando os autores de seus artigos. Se verificar no plugin “Como citar” de sua revista (dentro do artigo), não aparecem os autores (imagem 1). O OJS de alguma forma até reconhece quais são esses autores, mas não apresenta eles (imagem 2); ele exporta para o DOI de uma forma semelhante, até envia os dados mas como um tipo de “bloco” separado por “and” ao invés de vírgula, não registrando corretamente os metadados de autores (imagem 3 Crossref).
Não sei como estão lançando internamente os autores, mas creio que teria que realizar alguns testes de publicação e ver se aparece no “Como citar”, se não, talvez efetuar uma atualização limpa, com os arquivos originais do OJS e ver se o problema continua. Se não, há chance de ter ocorrido algum problema no fluxo de atualização do OJS. Além destes testes, você pode comparar os arquivos de xml daqueles que você lançou manualmente e dos que enviou pelo OJS (baixando eles pelo Administrador da Crossref).
Estas são algumas sugestões que me aparecem no momento.
@RicardoPabloPassos, respondi ao seu comentário em outro post e cheguei aos mesmos achados que os colegas. A questão de “localizar os autores” depende diretamente das citações que eles registraram no Lattes, e muitos autores fazem essas atualizações por conta própria, sem pedir que as revistas ajustem conforme suas preferências de citação.
No entanto, o caso parece apontar para algum problema na sua instalação do OJS. Vocês fizeram alguma customização? Qual versão estão utilizando?
@RicardoPabloPassos tem alguma coisa muito diferente no seu OJS, não consigo entender o motivo dos autores não aparecerem na referência. Me parece algo que vai além da interface de editor. Vou compartilhar seu caso com alguns colegas tecnologistas.
@RicardoPabloPassos, vou responder aqui para centralizarmos tudo em um único post.
DOI 10.36692/V16N2-99R: esse DOI não possui o campo given name, e não encontrei correspondência com o DOI nos perfis dos autores no Lattes. Pode ser que ainda não tenham incluído ou que haja algum problema. De qualquer forma, é necessário corrigir os nomes dos autores no OJS e no XML.
DOI 10.36692/V16N2-115R: esse DOI tem os metadados de autoria corretamente configurados no XML e está vinculado no Lattes do primeiro autor. A comunicação está correta. No entanto, na sua Revista, os dados de autoria não aparecem na citação, o que requer uma verificação mais detalhada pela equipe de TI.
DOI 10.36692/V16N2-114R: assim como no primeiro caso, este DOI não possui given name e não encontrei correspondência no Lattes dos autores. Não sei se os autores ainda não inseriram ou se há algum problema. A correção dos nomes no OJS e no XML é necessária.
De forma geral, é importante revisar os metadados de autoria no OJS e atualizar os DOIs diretamente na Crossref. Ainda não encontramos na comunidade internacional um caso semelhante ao seu, então precisamos de mais informações da sua equipe de TI, incluindo os logs do servidor e detalhes sobre o processo de atualização da versão do sistema. Com esses dados, poderemos avançar na análise e identificar o que pode estar afetando a configuração de autoria na sua instalação do OJS.
@RicardoPabloPassos não, Ricardo. Apesar do campo estar disponível, não recomendamos sua utilização. Normalmente os autores utilizam quando tem um nome muito grande ou que não gostam e preferem utilizar outro formato.