Autoridades: link para os registos bibliográficos

Boa tarde,

Tenho alguns tipos de autoridade criados. Executei o comando link_bibs_to_authorities para linkar os registos bibliográficos com as autoridades. As autoridades ficam linkadas com as contagens mas para o tipo de autoridade CDU não cria a linkagem com os registos bibliográficos.

Nos tipos de autoridade tenho a seguinte configuração:
Código Descrição Sumário O campo foi copiado
CDU Classificação Decimal Universal [675a] 675

No modelo bibliográfico tenho a seguinte configuração:
675$a - Tesauro: CDU

Após correr o script link_bibs_to_authorities, a autoridades surge na página das autoridades mas não tem registos associados e deveria ter.

Já alguém passou pelo mesmo? Como conseguiram linkar o tipo de autoridade CDU?

1 curtida

Boa tarde, Ruth!

Primeiramente, tradicionalmente a classificação não é autoridade controlada no MARC21 de Autoridade. No entanto, pode ser a decisão da sua biblioteca.

Segundo, o campo 675 do MARC21 de Autoridade é responsável por informar quando os dados de uma fonte não são encontrados. Então, esse campo não é o indicado para ser utilizado como Nova Autoridade, pois já existe uma função para ele no MARC21.

Dito isso, você já tentou utilizar os Valores Autorizados para fazer o que você quer? Os valores autorizados podem ser a melhor maneira de realizar esse controle, além disso você também se beneficiará da filtragem automática do valores durante o preenchimento da planilha.

No entanto, se você ainda quiser usar o controle de autoridade, sugiro utilizar o campo 175$a MARC21 Autoridade, realizei o teste e funcionou, porém só na inclusão manual. Isto é, cataloguei primeiro o registro de autoridade e na catalogação do registro bibliográfico, realizei a busca da autoridade.

Para fazer funcionar o link automático é necessário apoio da TI, pois são necessárias alterações no próprio sistema CCL queries, debugging zebra indexes e Koha’s search internals.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estamos por aqui!

1 curtida

Boa tarde @ingridschiessl,

A nosso instalação é Unimarc. A CDU tem que ser um tipo de autoridade, não sendo possível ser valor autorizado.
Já executamos as configurações do link que enviou mas mesmo assim as autoridades não ficaram com os registos bibliográficos associados.

Boa tarde @ruth

Realmente, UNIMARC possui outros campos que desconheço, no Brasil é pouquíssimo utilizado.
Vocês tentaram as preferências do sistema?

  • CatalogModuleRelink
  • LinkerKeepStale
  • LinkerModule
  • LinkerOptions
  • LinkerRelink

Boa tarde @ingridschiessl,

Sim tentámos. Temos as seguintes configurações:

CatalogModuleRelink - Fazer automaticamente religar cabeçalhos que já tenham sido anteriormente ligados quando os registos foram guardados no módulo de catalogação.

LinkerKeepStale - Não manter ligações existentes para registos de autoridade em cabeçalhos onde seja impossível encontrar uma correspondência.

LinkerModule - Usar como padrão o módulo conector para fazer corresponder cabeçalhos com registos de autoridade.

LinkerOptions - vazio

LinkerRelink - Fazer religar cabeçalhos que já se encontravam ligados aos registos de autoridade.

Temos alguns tipos de autoridade e só o tipo CDU é que não está a ser possível ligar as autoridades com os registos bibliográficos associados, não aparecendo as contagens.

Estamos a utilizar a versão do koha 18.11.05.000.

Obrigada.

1 curtida

No MARC21 utilizamos o subcampo 9 para armazenar o número ID da autoridade. Quando o subcampo 9 não está presente no campo, não funciona o link entre registro de autoridade e bibliográfico.

1 curtida

Nós temos esse subcampo configurado. É estranho só não estarmos a conseguir para esta autoridade.