Como configurar corretamente o workflow e criar uma nova forma de aprovação dos arquivos?

Boa tarde a todos.

Ao ler a documentação do workflow do DSpace 7.6.1, fiquei em dúvida sobre como definir ou criar novos meios ou rotas. No momento, preciso manter os cargos padrão (admin e anonymous) e criar mais dois cargos. O primeiro cargo seria o de ‘Submetedor’, que teria permissão para inserir itens em qualquer coleção, mas somente com a aprovação do revisor ou administrador.

Gostaria de saber se alguém poderia fornecer um exemplo ou uma visão geral sobre como resolver essa questão.

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Bom dia @G2Martins !

No DSpace 7.6.1 você terá no Menu Administração o módulo muito importante para essa tarefa, que é Controle de acesso. Isso porque para construir um fluxo de trabalho [workflow], deve-se entender como é apresentado no Controle de acesso > Grupos. E a construção/elaboração do fluxo de trabalho [workflow] é feita a partir da Coleção.

Então, para construir um fluxo de trabalho [workflow], no seu caso, será necessário:

  1. Construir um Grupo chamado Submetedores;

  2. Indicar no grupo Submetedores todo mundo que realizará depósitos/submissões;

  3. Em cada Coleção, você irá em Editar esta coleção ;
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  4. Selecionar Atribuir Papeis;

  5. Onde estiver Remetentes, que são as pessoas/grupos que realizarão depósitos/submissão, você clica em Criar. NOTA: Neste momento, você será redirecionado para a página de Editar grupo, porque os Remetentes viram um grupo no DSpace;

  6. Na parte que estiver Grupos, você pesquisará o grupo Submetedores e clicará em adicionar

Adicionar
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Até aqui você já criou o grupo Submetedores e indicou uma função/atribuição na coleção.

Agora vamos para o fluxo de trabalho [workflow]

Em cada coleção, você terá que:

  1. Clicar em Editar esta coleção;

  2. Clicar em Atribuir Papéis;

  3. Onde estiver Revisor [função de aceitar ou recusar o depósito], você vai clicar em +Criar, mas caso você queira também editar o registro, criará Editores [função de aceitar, recusar e/ou editar o depósito], os Editores poderão alterar a entrada de dados, então podem corrigir campos preenchidos durante o depósito.

  4. Quando criar, ao clicar no link, será redirecionado para o campo de Editar Grupo, então você deve selecionar para este grupo o grupo de Administrador [Administradores] e pessoas ou grupos para essa tarefa.

  5. Para confirmar de que foi criada, você pode conferir em Editar esta coleção > Autorizações > Políticas para Coleção e terá um ação de ADD e o Grupo indicado para adicionar com o final WORKFLOW_ROLE_editor (como na imagem a seguir)

Demais dúvidas, só entrar em contato pelo Forum!

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Muito obrigado @Fernandopereira pelo apoio e suporte rápido e efetivo!!
Consegui finalmente organizar o workflow corretamente.

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