Como Instalar o Koha

alguem poderia me ajudar como baixar o Koha? ja tentei de varia formas

1 curtida

Boa tarde, primeiramente você precisa de um sistema Linux, preferivelmente Ubuntu, se estiver utilizando Windows você pode instalar um Subsistema Windows para Linux (WSL) para realizar a instalação. Após esse processo só seguir esse passo a passo no console do sistema:

• Atualizar o Ubuntu:

sudo apt update
    sudo apt upgrade

• Adicionar o repositório do Koha no Ubuntu:

sudo sh -c 'wget -qO - https://debian.koha-community.org/koha/gpg.asc | gpg --dearmor -o /usr/share/keyrings/koha-keyring.gpg'

sudo sh -c 'echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/koha-keyring.gpg] https://debian.koha-community.org/koha oldstable main" >> /etc/apt/sources.list.d/koha.list'

• Atualizar o Repositório:

sudo apt update

• Instalar o Koha:

sudo apt install -y koha-common

• Configurar o Apache no Koha, definindo as portas do seu servidor para o uso do administrador(INTRAPORT) e usuários(OPACPORT):

sudo nano /etc/koha/koha-sites.conf
    sudo a2enmod rewrite
    sudo a2enmod cgi
    sudo service apache2 restart

• Criar a sua instancia do Koha:

sudo koha-create --create-db nome_da_sua_biblioteca

• Adicionar as portas configuradas anteriormente no apache (lembre-se de validar elas no firewall se existir):

sudo nano /etc/apache2/ports.conf

Colocando as portas que foram configuradas anteriormente, ex:

Listen 8080
    Listen 8081

• Reiniciar o apache e habilitar os seguintes modulos:

sudo a2dissite 000-default
    sudo a2enmod deflate
    sudo a2ensite nome_da_sua_biblioteca
    sudo service apache2 restart

Após isso é só configurar sua biblioteca, digitando o endereço do seu koha e a porta utilizada (ex: localhost:8080) e utilizando o nome de usuário e senha que podem ser encontrados em:

sudo nano /etc/koha/sites/nome_da_sua_biblioteca/koha-conf.xml

No campo “user” e “pass”:

image

Após seguir todos os passos, você terá o Koha instalado e funcionando. Agora, basta configurar os parâmetros da sua biblioteca.

Se surgir qualquer dúvida ou problema durante o processo, você pode enviar sua pergunta aqui no fórum!

2 curtidas

Precisa instalar o Maria DB?

O MariaDB é o banco de dados recomendado pela Wiki do Koha para garantir maior compatibilidade e desempenho, entretanto, o MySQL também é compatível e pode ser utilizado.

2 curtidas

Mano tentei pela forma que vc mandou e não foi, poderia me ajudar

Claro! Manda aqui log de erro ou o passo que deu erro que eu dou uma olhada para encontrar o problema.

Eu nao conseguir pra mik e muito complicado tem alguma forma de vc me ajuda meu whats 82994255622.

Vamos tentar manter isso no fórum mesmo, afinal a sua duvida/dificuldade também pode ser a de outros.

Você pode encontrar os logs de erros nesses caminhos de arquivo:

/var/log/apache2/error.log
/var/log/koha/nome_da_sua_instancia/opac-error.log
/var/log/koha/nome_da_sua_instancia/intranet-error.log

Se o erro foi na instalação e/ou você não encontrou esses arquivos manda aqui o passo que você teve dificuldade ou encontrou algum erro que eu te ajudo!

1 curtida