Como ocultar arquivo carta resposta ou carta itemizada? - Sobre acesso inadequado de arquivo para qualquer tipo de usuário

Prezados,

Bom dia!
Recentemente tivemos atualização do sistema para a versão 3.0 e verificamos que a Carta Resposta ou Carta Itemizada de artigos publicados em edições anteriores está disponível para ser visualizada por qualquer usuário. Esse arquivo deve ser de acesso restrito somente à editoria e autores.

Como é possível desabilitar essa visualização?

Obrigada!

Olá @icmartins,
não sei se vocês faziam dessa forma mas a versão 2 permitia que se subissem documentos via Gerenciador de arquivos e estes documentos ficavam disponíveis apenas para usuários logados. Essa opção não existe mais na versão 3. O que existe é uma área chamada Biblioteca da Revista, onde você pode incluir documentos de uso comum e definir se serão de acesso público ou privado.

Para acessar a biblioteca clique em Configurações > Fluxo de Trabalho > Biblioteca da Revista.

Apenas o Editor da Revista e o Gerente tem acesso a biblioteca por este caminho, mas os arquivos hospedados na biblioteca podem ser compartilhados com outros usuários via link.

Pode ser criado um item no menu do usuário também que dê acesso a um arquivo específico, mas não é possível configurar para papéis específicos.

Agradecemos a pronta resposta!

Entendi! Com essas orientações ainda não consegui desabilitar esse arquivo que está visível e nem saber para onde ele vai no sistema durante o processo de avaliação.

Verifiquei que entrando em artigos publicados, que estão permitindo a visualização, o arquivo “Carta Resposta” pode ser acessado em Editoração no item Para Publicação abaixo do PDF do artigo, mas quando clico em editar não há nenhuma opção para editar acesso.

Há também a opção excluir, mas a minha dúvida é se o procedimento então seria entrar em cada artigo excluir as cartas e se nesse processo eu não perderia o registro que devia ficar disponível para a editoria…

Obrigada
Cordialmente
Izabella

Não entendi bem em que momento do processo editorial este arquivo entra na edição. O arquivo fica público mesmo para leitores? Pode postar o link da revista para darmos uma olhada?

Eu tentei simular o processo todo e também não consegui descobrir em que momento ele entra na edição no novo sistema. No antigo era após o envio da decisão com os pareceres, os autores enviavam então um arquivo suplementar com o nome " Carta Resposta" ou “Carta Itemizada”.

O arquivo está atualmente público para os leitores. Veja no link https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4732 abaixo do botão PDF…

Obrigada!

1 curtida

Oi @icmartins,

verifique o seguinte:
Na função de Editor entre em uma das edições anteriores e clique em um artigo onde o documento aparece.
Vá na etapa de Avaliação desse artigo.
No final da tela da etapa de Avaliação verifique se o documento se encontra na área Discussão da avaliação.
Se for o caso haverá na frente do documento a caixinha “Fechado”, como mostra a imagem:


Marque a caixa para que o documento se torne privado. Isso deverá resolver o problema.

Se não estiver nesta etapa verifique as demais. Ele deve estar em situação semelhante, com esta mesma opção disponível. Mas pela sua indicação, esta deve ser a etapa correta.

Boa noite,

Muito Obrigada pelas orientações.
Na aba “Avaliação” em “Discussão da Avaliação” selecionei “Fechado”;
Na aba “Edição de Texto” em “Discussão da Edição de Texto” selecionei “Fechado”;
Na aba “Discussão da Editoração” Selecionei “Fechado”;

E verifiquei que o arquivo ainda continua disponível.

Depois pensei que outra possibilidade poderia ser em “Biblioteca da Submissão” dentro deste mesmo caminho que você me orientou! Mas verifiquei que não há nenhum arquivo para que eu pudesse gerenciar acesso…

Estranho.
Tente as opções abaixo:

  1. Despublique uma edição, faço o procedimento de fechar em todos os artigos desta edição, republique-a.

  2. Caso utilizem alguma ferramenta de cachê (como cloudflare por exemplo) acessem a ferramente e excluam o cache.

  3. Limpe o cache do sistema (Administração > limpar cache de dados).

Se nada disso funcionar acredito que pode ser um conflito entre as versões e o ‘fechado’ deva funcionar para as edições publicadas a partir de agora pela versão. Talvez seja possível desabilitar essa visualização nas edições anteriores pelo banco de dados mas precisaríamos olhar mais de perto.