Como registro o DOI de um livro(ebook)?

Estou diagramando um ebook e gostaria de saber como registro o DOI tando do conjunto da obra quanto dos capítulos individualmente. Já procurei em outros lugares da internet (ABEC, inclusive) e sempre encontro informações sobre o registro de periódicos, nunca sobre livros.

No caso, se trata de um ebook vinculado à UFRJ e apoiado pelo CNPq, então eu não seria exatamente o “editor” responsável, mas a Universidade (certo?).

Enfim. Ficaria muito grato se alguém me desse uma luz sobre esse processo…

1 curtida

@PANTUNES,

vc deve usar o formulário ‘web deposit’ , disponivel em CrossRef - DOI Deposit Form

parece que primeiro vc registro a livro em si e depois os capitulos

Opa, obrigado pela indicação e pelo link!

Mas pra fazer o registro de uma obra eu não precisaria ser um associado da Crossref e pagar a(s) taxa(s) anual? Posso simplesmente submeter os dados e pagar um boleto(?) e está tudo feito?

ah sim, ao final do processo, ra registrar os dados, vc vai precisar informar um usuário e senha

esse usuario e senha vc consegue se fliando a CrossRef, acredito que a fiização seja gratuita, se paga apenas os depósitos

Pior que vendo as especificações da Crossref se tornar membro não soa assim tão fácil: há o pagamento de taxas anuais. O Guia do Usuário DOI fala que existe um convênio entre ABEC-Ibict-Crossref que faz a ponte entre a produção (científica) daqui e o registro; pra facilitar a coisa pelo que entendi.

Meu problema é que o livro é vinculado à UFRJ e ao CNPq, totalmente elegível pra usar essa ponte do convênio pra conseguir o registro (pagando só o U$ 1,00 e pouquinho!) mas eu não encontro de jeito nenhum informação sobre como eu uso essa ponte. Mandei email pra ABEC e me responderam que eles só lidam com registro DOI de periódicos, mas o Guia deles mesmo fala que eles são os responsáveis por intermediar o processo todo e não só exclusivamente pra periódicos >-<

Estou perdido faz quase um mês atrás disso sem conseguir informação…

O contato com o Ibict deu certo: me passaram o telefone do setor responsável pelo DOI: (61) 3214-6213

Vou ligar e ver o que me indicam.

Prezado @PANTUNES, como informei, sobre aquisição do prefixo DOI para e-book, não podemos solicitar prefixo para e-book (isso é uma determinação do Crossref), mas se o sr. tiver algum prefixo ativo, seja de revista ou institucional poderá usa-lo para registrar seu e-book normalmente.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo na ABEC

Roberto