configuração de computadores para implantação do koha

Assumi a gestão de uma biblioteca onde o acervo não está informatizado. A Biblioteca que coordena esta rede de bibliotecas utiliza o Koha (mas não temos uma equipe de TI dedicada para implantação do Koha em outras bibliotecas).Gostaria de saber qual a configuração mínima para poder fazer uso do corra em nossa biblioteca? Todo o sistema estará implantado e configurado na Biblioteca Central. Eu seria somente uma Biblioteca integrada a esse sistema da Central (como uma biblioteca setorial), fazendo uso do sistema para alimentar os dados de minha biblioteca e tb consultar o acervo de toda a rede.

1 curtida

Olá, @vln, boa tarde!

Você vai encontrar informações sobre o Koha no próprio site deles e também na Wiki do Ibict.
Também é possível baixar o Guia do usuário do Koha produzido pelo Ibict.

Olá @vln, boa tarde!

No caso se a Biblioteca Central já utiliza o Koha, então vocês podem utilizar a estrutura deles. O Koha é um software que funciona na web, não é necessário instala-lo em um desktop. Assim, você consegue acessar de qualquer navegador (browser).

Me diga, essa rede de bibliotecas irá compartilhar o acervo/base de dados? Ou cada biblioteca terá acesso a sua?

1 curtida

Será compartilhado dados. Como em um sistema de bibliotecas onde existe uma biblioteca central e setoriais. Pela conversa que tive com a Coordenadora da Rede tive esta compreenção. O usuário poderia fazer uam busca em toda base de dados como também selecionar a biblioteca específica.

Mas mesmo sendo acessado via web é necessário uma especificação mínima de equipamento para o sistema ter um bom desempenho e não seja lento?

Nesse caso, para uma execução fluida do sistema, as recomendações:

  • Memória RAM de pelo menos 4GB;
  • 100 GB de espaço em disco [essa quantidade é para um acervo aprox. 300 mil registros, importante prever um aumento com o passar dos anos, ainda mais se tiver muitos objetos digitais];
  • Máquina com 2 núcleos (CPUs);

O Koha pode ser instalado em servidor Debian ou Ubuntu (a maioria utiliza Debian).

Na wiki do Koha há especificações de versão dos componentes de acordo com as versões do Kohas.
Disponível em: System requirements and recommendations - Koha Wiki

1 curtida