Configuração do Modo de avaliação padrão

Boa tarde!
Nas configurações da avaliação, temos três opções no OJS: duplo-cega, cega e abrir. Seria possível configurar o modo de avaliação padrão para inserir a opção “abrir a critério do avaliador”?
Grata,
Fernanda Oliveto

@fernandaoliveto, boa tarde!

O OJS trabalha somente com essas três opções de avaliação de forma nativa. Para incluir uma nova função seria necessário desenvolver diretamente no código do sistema. O OJS é uma software livre e open source, isso é possível de desenvolvimento, mas teria que encontrar uma equipe de TI especialista e saber que a cada atualização do sistema, essa função deverá ser implementada novamente. Dependendo da atualização do OJS, seria praticamente um novo desenvolvimento da nova funcionalidade.

2 curtidas

Complementando o que o @bernardo disse, o Editor tem livre decisão sobre a ferramenta, podendo alterar o fluxo conforme for conveniente à sua revista. Nesse caso, a meu ver, se o parecerista recomendar abrir a avaliação basta que o Editor abra, não precisa de nova função no sistema para isto.
Eu sempre costumo dizer que o sistema é uma ferramenta que serve à equipe editorial e não o oposto.

2 curtidas

@OpenJournalSolutions, obrigado por responder também. Existe a possibilidade de no momento de enviar a submissão para o avaliador, mudar o processo para uma das outras opções para essa submissão específica.

Na minha primeira resposta eu pensei mais na situação global do periódico, alinhado aos requisitos de bases indexadoras, por exemplo. Muitas têm em seus exigências que a avaliação da revista seja por pares e cega. Dessa forma a equipe editorial tem que pensar nas suas políticas e quais são as bases indexadoras alvo e verificar minuciosamente o que cada uma tem como requisito para aprovação.

Acredito que a pergunta da @fernandaoliveto, envolva uma nova funcionalidade, porque trata do “modo de avaliação padrão do OJS” para incluir uma nova opção, que daria ao avaliador a possibilidade dele mesmo tornar a avaliação aberta. De qualquer forma, mesmo que o avaliador sugira que a sua avaliação seja aberta, é importante levar em consideração as políticas e diretrizes da revista e quais práticas são adotadas.

3 curtidas

Olá a todos.
Pensei a mesma coisa, @bernardo: boas práticas editoriais, requisitos das bases de dados.
@fernandaoliveto, @OpenJournalSolutions, costumo recomendar aos editores que sejam claros quanto às normas e as sigam.

2 curtidas

Qual a diferença desses modos de avaliação padrão dentro do sistema?

1 curtida

duplo-cega: nesse tipo a avaliação mantém o anonimato entre autores e avaliadores;
cega: é mantido anonimato do avaliador;
aberta: não existe anonimato no processo de avaliação.