Configuração do servidor para envio de e-mail

Olá.
Eu conversei com o Ronnie por telefone e estou abrindo esse tópico para solicitar ajuda quanto à configuração do servidor para o correto envio de e-mail’s dentro da plataforma OJS/SEER.
O servidor (OJS/SEER) da Instituição não está enviando os e-mail’s corretamente, sendo que quando do envio dos mesmos aparece o aviso de que o “e-mail foi enviado com sucesso”.
A configuração inicial do servidor não fui eu quem fiz, então gostaria de uma ajuda para verificar a configuração do mesmo.
Att;

–Edmilson Feltrim

olá @Edmilson_Feltrim,

Quanto ao não envio de email, trata-se de um problema que envolve variáveis além do sistema OJS/SEER e a solução não é muito direta.

De forma geral, as configurações de email estão no arquivo config.inc.php, que por padrão usa os recursos do PHP.

É possível habilitar o envio de email via servidor SMTP, o qual deve estar configurado de acordo com as diretivas indicadas no arquivo config.inc.php (e vice-versa).

Diferenças nessas configurações ou o PHP com o modulo de envio de email desabilitado podem estar impedindo o envio das mensagens pelo sistema.

Há também a possibilidade de que os emails enviados estejam sendo encaminhados para a caixa de SPAM. Isso pode ocorrer por seu servidor estar em uma lista negra de servidores utiizados para envio de SPAM, ou então por diferenças entre o remetente padrão das mensagens e o dominio no qual a revista está hospedada (por exemplo, os emails são enviados com o rementente fulano@servidor.com.br e o seu site está hospedado num dominio www.outroservidor.com.br ). Isto em alguns casos pode originar problemas.