Copyright e Creative Commons

Boa tarde!
Estamos com dúvidas a respeito das informações sobre licenças, no OJS.
A página html dos artigos traz informação sobre Licença. Minha dúvida é: Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa e Creative Commons License são informações contraditórias?
A informação “Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa” pode/deve ser excluída, já que a revista adota a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0?
Preciso de esclarecimentos a respeito desse assunto, por favor.
Obrigada.
Adélia

Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Sim, CC e Copyright são tipos diferentes de licença e o ideal é que a revista opte por apenas um tipo, sendo a CC recomendada para a comunidade científica.
(Correção importante do usuário @marcosousa abaixo: Copyright e Creative Commons - #5 por marcosousa , eu realmente tinha uma informação diferente. De qualquer forma as práticas de Ciência Aberta em sua maioria pedem que o direito autoral seja mantido ao Autor e não à Revista.)

Verifique o que está preenchido nas suas configurações: Configurações > Distribuição > Licença.
São as informações deste item que aparecem neste espaço da revista.

3 curtidas

Obrigada por responder!
Sim, Cadernos de Pesquisa adota a CC Recognition-NonCommercial-No Derivative Works 4.0 e no campo de “titular dos direitos autorais” não há nenhum item clicado. No entanto, na página dos artigos, ainda aparece como sendo a revista a titular dos direitos (ver imagem).
Na página das Configurações > Distribuição > Licença:

1 curtida

Oi, @aferreira!

Vocês configuraram a parte de Termos da Licença? Fica aí nessa mesma seção do sistema que você mandou o print (Configurações > Distribuição > Licença). Tudo que é escrito nesse campo aparece ao lado dos artigos na área de licença.
Veja a imagem abaixo.

Depois conta pra gente se deu certo!
Obrigado :wink:

1 curtida

Copyright e Creative Commons atuam em conjunto (!) e mesmo especificando o CC é necessário/importante identificar quem detém os direitos de autoria (a menos que se use a CC de cultura livre).

O CC visa indicar como aquele documento pode ser usado e o Copyright indica a quem se deve solicitar autorizações adicionais.

Um exemplo, um CC está assinalando que não permite o uso comercial, no entanto eu quero utilizar aquele conteúdo em um obra que será comercializada. Neste caso, eu posso entrar em contado com o detentor do direito autoral (copyright) para negociar com ele (mediante pagamento, por exemplo) a autorização para uso comercial de uma obra ou trecho.

Veja mais alguns detalhes em: Copyright and Creative Commons are friends - Creative Commons

2 curtidas

OpenJournalSolutions, Obrigada pelo retorno!
abç

Obrigada, @bernardo!
Configuramos os Termos da licença, sim. A dúvida é o que colocar nesse campo - somente CC ou Copyright e CC.

Obrigada, @marcosousa!
No caso de Cadernos de Pesquisa, podemos continuar usando Copyright e CC como vimos fazendo (cf. imagem publicada na início deste post)?

1 curtida

Quanto a pergunta:

Eu diria que DEVEM!

Deste modo vocês especificam que os atuais detentores do copyright é a revista, enquanto a licença deixa claro que os artigos não podem ter uso comercial. Desta forma, caso alguém queira republicar um artigo (livro comercial ou não, incluindo o próprio autor) devem OBRIGATORIAMENTE solicitar autorização para vocês.

O que está errado ai é a informação que os autores mantém os direitos autorais, já que vocês definem o copyright como de vocês. Desta forma, é contraditória é a ideia que os autores mantém o direito e vocês detém o copyright.

Como mencionado pelo @OpenJournalSolutions as boas práticas de ciência aberta (somado à recomendação dos novos critérios SciELO e Plano S) esperam que os autores mantenham os direitos autorais sobre suas publicações (Redalyc vai nessa linha de recomendação também, se num me engano DOAJ também).

3 curtidas

Agradeço pelos esclarecimentos, @marcosousa!