Olá! Estou com uma versão teste do Koha para conhecê-lo melhor, ainda estou aprendendo. Gostaria de saber onde configuro os delimitadores de áreas/campos na catalogação. Além disso, gostaria de saber se o campo “Local” sempre precisa ser digitado manualmente ou se posso associá-lo a uma tabela para facilitar a seleção.
1.Os delimitadores de áreas/campos na catalogação no Koha são configurados com base no formato MARC utilizado (MARC21, UNIMARC, etc.). Para ajustar essas configurações, você pode seguir os seguintes passos:
Configuração de delimitadores:
Acesse o módulo de Administração no Koha.
Em Catálogo , vá para a opção Planilha bibliográfica MARC (Frameworks bibliográficos MARC).
Escolha o framework que deseja editar (por exemplo, “LIV”) ou adicione um novo framework.
Dentro do framework, você pode ajustar as etiquetas, subcampos e suas respectivas validações.
Antes de começar a editar o framework, pode dar uma olhada na página do Manual do koha, que tem explicações detalhadas sobre isso → Estruturas bibliográficas MARC
2.Sobre o campo “Local”:
No Koha, o campo “Local” pode ser configurado para ser preenchido de maneira mais eficiente.
Você pode associar esse campo a uma autorização de valores controlados (Authorized Values). Para isso:
Acesse o módulo Administração.
Em ‘Parâmetros básicos’, clique em ‘Valores Autorizados’.
Crie ou edite um conjunto de valores, associando-os ao subcampo específico que deseja no seu framework MARC.
Assim, durante a catalogação, o sistema apresentará uma lista de opções predefinidas, facilitando a seleção e padronizando os dados.
No Manual do koha, tem um pouco mais sobre ele → Valores Autorizados