Boa tarde. Sou bibliotecária e estou depositando alguns arquivos em PDF (artigos) no DSpace e fiquei com uma dúvida: é possível depositar um item em duas coleções? Para ficar mais clara a dúvida, eu tenho 1 arquivo/artigo que, por suas características, pode ser da “Coleção Produção Intelectual” e da “Coleção Revista”. Com um único depósito é possível inseri-lo em duas coleções diferentes?
Consegui aqui mapear o item para aparecer nas duas coleções.
Olá, @bernardo . Foi assim: primeiro, depositei o artigo/arquivo na “Coleção Produção Intelectual”. Depois, entrei na outra coleção, a “Revista Institucional”, e nela cliquei em mapear o item. Ele tem uns campos (autor, título, etc.), usei o campo de autor, inseri o nome e o sistema pergunta se quero mapear o item, selecione e confirme. Desse modo, o artigo/arquivo apareceu nas duas coleções. Estava errando pq devia ir na coleção que não foi depositado o arquivo/artigo, onde o item deve ser mapeado, para dar certo. Achei a resposta em: http://www.repositorio.ufsc.br/opcoes-avancadas-e-movimentacao-de-itens/.
Para ajudar os próximos que acessarão a dúvida da colega, contribuo apresentando captura das telas das etapas a serem realizadas:
Acesse a página da segunda coleção a qual o documento será mapeado (espelhar/“depositar”). Ao lado direito das informações da coleção estão as ferramentas de administrador > clique em Item Mapeado. Como mostra a figura abaixo:
Na sequência, apresenta-se a página de busca. O usuário poderá optar pela busca em todos os campos ou por uma busca avançada, selecionando um metadado específico. O Dspace oferece a busca por Título, Autor, Assunto, Data de publicação, Tipo, Nome de arquivo e Descrição. Insira seu argumento de pesquisa e clique em Buscar. Deve-se clicar na caixa de seleção correspondente ao item que deseja mapear > em seguida, clicar em Adicionar. Assim mostra a figura abaixo:
A próxima página será para a confirmação da ação. Clique em Confirmar. O usuário retornará para a página de mapeamento do item. É possível conferir se o mapeamento foi realizado com sucesso clicando no título da coleção.
Outra opção para verificar o mapeamento: realizar uma busca na página inicial da BD da Anvisa. Observar, nos metadados, se as duas coleções são apresentadas.
Para excluir o item de uma das coleções, é necessário seguir os passos iniciais descritos anteriormente até acessar a página de busca. Abaixo do buscador, deve-se clicar no título da coleção a qual o item foi mapeado (figura abaixo). A tela de exclusão será apresentada: selecionar o item a ser excluído clicando na Caixa de seleção > e clicar em Excluir.
Ao clicar em Excluir, deve-se confirmar a ação na página seguinte clicando em Confirmar. É necessário verificar a exclusão do item mapeado acessando a página do item e observar em qual coleção está depositada.