Depósito de Metadados

Olá!
Novamente aqui tentando aprender um pouco mais e logo, resolver dúvidas e questões existentes relacionadas à nossa revista.

Estamos em processo de avaliação do DOAJ e o nosso pedido foi remarcado com a informação que não estamos atendendo aos padrões do I4OC para citações abertas.

Usamos o OJS 3.3.0.8 e já configuramos e ativamos os plugins:

  • Reference linking and deposit plugin
  • Cited-by (OJS Scopus/Crossref plugin)
  • Crossmark plugin
  • Funding Metadata plugin
  • Similarity Check plugin

Além disso, ainda utilizamos o Meta Data Manager para incluir informações adicionais.

No entanto, fiz uma consulta pela API da Crossref (https://api.crossref.org/works/10.35818/redesign.v1i1.1117), e percebi que os dados informados recebem o valor: False.

Diferentemente do exemplo de outra revista indicada pela própria Crossref (https://api.crossref.org/works/10.1098/rsos.191921)

Dessa forma, gostaria de ajuda de como corrigir isso ou de saber se nossos metadados estão sendo depositados corretamente.

Agradeço desde já toda ajuda!

1 curtida

Olá @lcbrito02 , para o ORCID ser autenticado vc precisa ativar o plugin do ORCID e enviar por email a solicitação aos autores, os autores então acessam o link no email e validam os dados na revista.
É preciso: Ter um perfil da revista no ORCID e configurar corretamente as URI de redirecionamento para que os links de validação sejam abertos corretamente pelos autores.

Agora, não acho que a recusa do DOAJ ocorreu por causa disso. Acabamos de ter uma revista aprovada e ela não valida nenhum ORCID, apenas os preenche no campo adequado. (https://revistaeletronica.pge.rj.gov.br/)

Você tem os plugins de XML habilitados (JATS, COinS, DRIVER, OpenGraph…)? Recomendo habilitar todos os plugins que complementem os metadados.

Além disso, em Configurações > Fluxo de Trabalho > Submissão > Metadados > Vocês tem habilitada a opção Referências? Esse item é fundamental para que os plugins puxem as referências e apresentem elas nos XML de forma aberta.

Espero que isto ajude.

Então…
Estamos em avaliação ainda.
O que eu quis dizer é que algumas questões, pelo que me parece, não conseguiremos receber o selo de melhores práticas.

O plugin ORCID está ativado e funcionado, o cadastro está vinculado a um e-mail institucional, mas não em um perfil com o nome da revista, não sei se isso pode influenciar em alguma coisa na questão citada na abertura tópico:

A coleta das referência também está ativada:

Os plugins relacionados ao JATS ativado:


O plugin DRIVER instalado:

Já os plugins COinS e OpenGraph não sei do que se tratam ou servem, agradeceria receber mais informações sobre eles.

Quanto tempo levou esse processo de aceitação do DOAJ da sua revista?

1 mês. Nesse meio tempo eles pediram adequações nas políticas, somente. (Aplicada em 15 de Abril, aceita em 17 de Maio).

No caso do ORCID, alguns dos seus autores não estão validando os cadastros então, mas reafirmo que se o DOAJ recusar não será por isto. Eu costumo criar uma conta para cada revista, pq só é possível configurar uma revista por conta, então em instituições com várias publicações fica inviável ter somente a conta institucional.

Sobre os plugins sugeridos, todos auxiliam na coleta de metadados em diferentes protocolos, todos estão na biblioteca de plugins oficial do OJS. Como o COinS auxilia diretamente na extração de citações, achei que poderia ser a ausência dela a causa da não compatibilidade com o I4OC.

Mais sobre:
OpenAIRE: OpenAIRE Guidelines — OpenAIRE Guidelines documentation
Open Graph Plugin: https://ogp.me/
COinS OpenURL: O plugin COinS inclui um descritor do tipo OpenURL às páginas dos artigos (resumo e HTML) que podem ser utilizados para extração de dados por ferramentas de citação, por exemplo.

Não sei se estamos falando a mesma coisa em relação ao plugin ORCID, mas, o cadastro que fizemos através da vinculação de uma conta no site ORCID foi a configuração da chave da API Pública, pra permitir o cadastro no portal de periódicos/revistas por meio do ORCID e consequentemente vincular/validar cada artigo ao ORCID do autor.

Assim que está funcionando aqui.

Desde já agradeço por manter a discussão, estou aprendendo bastante com isso.

É essa mesma configuração que estou falando mas eu costumo fazer individualmente para cada revista, pois, além de cada periódico manter uma certa autonomia em suas configurações, os erros nas URIs de redirecionamento são comuns.

Seus autores, no caso, não devem estar conseguindo validar por causa do erro na URI. Pela mensagem me parece que falta o “https:” no endereço da URI.

Segue o erro.

Você consegue me orientar, pois a URI está devidamente informada com URLs e mesmo assim está acontecendo esse erro.
Criei um novo ORCID para refazer o processo conforme você indicou.