Depósito DOI em OJS 3.0

Olá pessoal, boa tarde!
Somos da Universidade de Sorocaba - Uniso, estamos iniciando o aprendizado para fazer o deposito DOI junto a CrossRef (através da ABEC), estamos utilizando a versão OJS 3.0, muitas novidades… Seguimos as orientações para o preenchimento dos plugins e chegamos na página abaixo (figura), mas estamos com muitas dúvidas, seguem algumas:
1 - Porque na interface da Revista, para leitura do artigo o DOI aparece assim http://dx.doi.org/10.22484/reuv42i1252111%20-%2031 (com estes sinais de %)
2 - Nossos artigos foram submetidos apenas em PDF, quando eu seleciono o artigo e clico em enviar, ele automaticamente se transforma em XML para depósito na CrossRef?
3 - Hoje (08/03/2017) foi feito o envio de um artigo para depósito, (conforme mostra a situação do 1ª artigo da lista na figura abaixo), quanto tempo para saber do estado do depósito?
4 – Se o estado do depósito der como “ DEPÓSITO DOI FALHOU” vai aparecer para nós o que está errado? O porquê da falha?
5 – E o pagamento, como se dá?

Segue o link de um dos nossos periódicos para acesso Revista de Estudos Universitários - REU

Aguardo. Muito Obrigada. Silmara Pereira

Olá Silmara,

Vou tentar te ajudar, pois já estamos usando a versão OJS 3.0 (sugiro você fazer a atualização para a 3.0.01 que corrige alguns bugs da 3.0)…

Bem, primeiro passo é entrar em contato com quem habilita a revista para o DOI: Crossref ou, se quiser falar em português é entrar em contato com a ABEC (http://www.abecbrasil.org.br/novo/). Contratamos o DOI via ABEC e recebemos todo o suporte. Bem mais tranquilo. Sugiro ir por lá… Depois de fechado o contrato eles criam uma identidade e cadastram junto ao Crossref que habilita você enviar as revistas.

Um segundo passo, para facilitar sua vida depois que começar a depositar: padronize os metadados para cada revista. Por exemplo, nós criamos um metadado padronizado que contém o nome da universidade, o prefixo ISSN da revista, número, volume e ano. ficou assim: [https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p20]. Isso facilita, pois você terá um grande número de DOIs e a gestão disso fica cada vez mais dificil.

Quando você tiver o registro via ABEC para acesso ao Crossref, o depósito se dá em questão de minutos (se não houver incongrência nos metadados). Isso significa que deve haver uma boa política por parte dos editores das revistas de preenchimento de TODOS os metadados, pois o Crossref pega pesado com isso, inclusive com as declarações de direitos autorais.

Espero que ajude.

Um abraço,

Gilson Porto
Editor da Revista Observatório (UFT)
https://sistemas2.uft.edu.br:8004/index.php/observatorio/index

Olá Gil, boa tarde!
Já contratamos o DOI via ABEC, nossa dificuldade está em padronizar o metadados, no nosso caso será: abreviação do título do periódico, prefixo ISSN, ano, volume, número e página. Configurei o plugin do DOI conforme imagem abaixo, (inseri o padrão %jv%vi%i%a%p) para gerar os sufixos DOI, mas não deu certo, aparece assim: http://dx.doi.org/10.22484/reuv42i1252111%20-%2031
Você ou alguém pode por favor me orientar qual o padrão e sequência devo seguir para dar certo?
Obrigada pelas considerações.

Esses % representam espaços no link.

Não se deposita os artigos na Crossref, mas os metadados de cada artigo. A plataforma que uso faz isso automaticamente quando solicitado lá na parte de exportar DOI.

Entre no link https://doi.crossref.org/servlet/useragent?func=showHome com seu login e senha. Clicar em “Submission administration”, depois no botão “Search” que aparecerá as exportações. Lá poderá ver se deu certo. Se usar o link do DOI e for redirecionado pra página do artigo da revista, está ok. Podendo isso demorar alguns minutos para estar ativo.

IBICT enviará trimestralmente um boleto com o valor referente à quantidade de DOIs depositados.

Não sou expert no assunto, mas passei por essas dúvidas a pouco tempo com o recente DOI de nossa revista. Espero ter ajudado.

Olá Thiago, bom dia! obrigada pelas informações, corrigi o espaço que estavam no n. de páginas e deu certo. o padrão escolhido para gerar o sufixo DOI foi (ISSN || ano || volume || número || página). 2177-788.%Yv%vn%ip%p

apliquei no artigo e ficou assim: DOI: Semiótica e tradução:: a intrincada rede de sistemas simbólicos fronteiriços | Revista de Estudos Universitários - REU

Qual a opinião de vocês quanto a este padrão, estas informações são suficientes para que o DOI seja único?
Mais uma vez obrigada, pela ajuda.

O DOI sempre vai ser único devido seu prefixo da revista. Interessante esse esquema que fez.

Nas versões anteriores de OJS podíamos colocar o número de páginas inicial e final de cada artigo. Muitos indexadores precisam destes dados. Como fazemos no OJS 3?

No OJS3 também pode colocar o nº de páginas inicial e final. Quando você clicar em agendar para publicação, um dos campos a ser preenchido é o nº de páginas. Veja figura abaixo.

o DOI ficara assim:

A Educação Escolar Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul:: um diálogo com intelectuais indígenas e suas produções do conhecimento | Quaestio - Revista de Estudos em Educação

Agradeço a atenção da nobre colega!